Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Câmara de Kiev "sem palavras" com oferta de 5 mil capacetes da Alemanha

"O que é que vão mandar a seguir? Almofadas?", criticou o autarca da capital ucraniana, que tinha pedido pelo menos 100 mil capacetes.

Câmara de Kiev "sem palavras" com oferta de 5 mil capacetes da Alemanha
Notícias ao Minuto

18:55 - 26/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O presidente da câmara municipal de Kiev, Vitali Klitschko, criticou duramente a oferta do governo alemão de cinco mil capacetes protetores na eventualidade de uma invasão russa, considerando-a uma "piada".

"O comportamento do governo alemão deixa-me sem palavras. O ministério da defesa aparentemente não percebe que estamos a olhar para tropas russas perfeitamente equipadas que podem invadir a Ucrânia a qualquer momento. O que é que vão mandar a seguir, almofadas?", questionou o autarca da capital ucraniana ao jornal alemão Bild.

O governo alemão que recentemente tomou posse está a ser criticado, segundo o The Guardian, pelos restantes aliados na NATO, por não tomar uma posição mais firme contra a ameaça russa.

O embaixador ucraniano em Berlim terá pedido, pelo menos, o fornecimento de 100 mil capacetes para a cidade com quase três milhões de pessoas, pelo que até neste aspeto o apoio alemão é consideravelmente inferior ao esperado.

A Alemanha continua a opor-se ao crescimento do número de tropas da NATO, optando antes por oferecer "como sinal claro" do seu apoio um hospital de campanha e treino para as tropas ucranianas.

Entretanto, a Rússia já destacou mais de 100 mil soldados para perto da fronteira com a Ucrânia. Os EUA, como resposta, colocaram 8.500 soldados em alerta na região.

Leia Também: Ucrânia. Pressão sobre Alemanha continua a apertar para tomada de posição

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório