Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

Burkina Faso. Soldados tomam posição frente à sede da televisão estatal

Soldados encapuzados tomaram posição hoje em Ouagadougou, em frente da sede da televisão nacional do Burkina Faso, um dia depois de motins em vários quartéis neste país atingido pela violência jihadista, relatou um jornalista da Agência France Presse (AFP).

Burkina Faso. Soldados tomam posição frente à sede da televisão estatal

Ainda não foi esclarecido se os soldados eram amotinados cujo propósito é assumir a Rádio Televisão de Burkinabè (RTB) ou se são leais ao governo e enviados para o proteger.

A situação estava confusa e tensa ao inicio da manhã de hoje em Ouagadougou, onde a má qualidade das ligações telefónicas e o corte da internet móvel desde domingo não facilitaram a verificação das informações que circulam na cidade sobre um golpe em curso ou a prisão do presidente Roch Marc Christian Kaboré.

Soldados amotinaram-se no domingo em vários quartéis no Burkina Faso para exigir a saída de chefes do exército e "meios apropriados" para lutar contra os jihadistas que atacam o país desde 2015.

Ouviram-se tiros no final do dia perto da residência do chefe de Estado, acusado por grande parte da população, exasperada com a violência, de ser "incapaz" de combater os grupos jihadistas.

Estas agitações militares no Burkina Faso, país que já experimentou vários golpes de estado e tentativas de golpes no passado, ilustram a fragilidade do poder do presidente Kaboré diante da violência jihadista, que está a aumentar no país.

No poder desde 2015, Roch Marc Christian Kaboré foi reeleito em 2020 com a promessa de fazer da luta antijihadista sua prioridade.

Várias manifestações têm acontecido há meses em diversas cidades do Burkina Faso, muitas vezes proibidas e dispersas pela polícia de choque.

Durante todo o dia de domingo, os manifestantes apoiaram os amotinados e montaram bloqueios improvisados ??em várias avenidas da capital, antes de serem dispersos pela polícia, segundo testemunharam os jornalistas da AFP.

Leia Também: Presidente do Burkina Faso detido por militares

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório