Meteorologia

  • 21 MAIO 2022
Tempo
22º
MIN 18º MÁX 25º

Presidente do Burkina Faso detido por militares

A notícia surge após terem sido ouvidos disparos junto à residência do Presidente na noite de domingo.

Presidente do Burkina Faso detido por militares
Notícias ao Minuto

09:38 - 24/01/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Burkina Faso

O Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kabore, foi detido num acampamento militar. A notícia surge após terem sido ouvidos disparos junto à residência do Presidente e foi avançada esta segunda-feira por duas fontes de segurança e um diplomata da África Ocidental à agência de notícias Reuters.

O possível golpe de Estado acontece numa altura em que os militares e a população se têm manifestado contra o Presidente por considerarem não estar conseguir conter o avanço dos jihadistas e a proteger devidamente as comunidades do Burkina Faso.

No domingo, centenas de pessoas saíram à rua para apoiar os soldados. Na capital Uagadugu, perto da Praça da Nação, a polícia utilizou gás lacrimogéneo para dispersar cerca de 300 manifestantes. Foram ainda ouvidos disparos em várias bases militares do país.

O ministro da Defesa, Aime Barthelemy Simpore, negou que o Presidente tenha sido detido pelos amotinados, mas o paradeiro de Kabore permanece desconhecido.

O país entra, a partir das 20h locais desta segunda-feira, em recolher obrigatório noturno. Um decreto indica que a medida será mantida “até nova ordem” e abrange “todo o território nacional”. 

O Ministério da Educação anunciou também que as escolas irão permanecer encerradas nos próximos dois dias. 

Leia Também: Revolta militar no Burkina Faso visa chefias militares e políticas

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório