Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Liz Truss otimista para acordo com UE sobre Protocolo da Irlanda do Norte

A ministra britânica dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss, manifestou-se hoje otimista sobre o encontro na segunda-feira, em Bruxelas, com o vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, para chegar a acordo sobre o Protocolo da Irlanda do Norte.

Liz Truss otimista para acordo com UE sobre Protocolo da Irlanda do Norte
Notícias ao Minuto

17:22 - 23/01/22 por Lusa

Mundo Brexit

O Protocolo da Irlanda do Norte, negociado durante o processo de saída do Reino Unido da EU, mantém a Irlanda do Norte no mercado único europeu a fim de evitar uma separação física com a República da Irlanda, tendo em vista que uma fronteira aberta na ilha da Irlanda é uma condição do processo de paz.

Esta solução cria, na prática, uma fronteira entre a província britânica e o resto do Reino Unido devido à necessidade de controlos e documentação, o que provocou atrito no movimento de mercadorias.

"Trata-se da paz e estabilidade na Irlanda do Norte", disse Truss em comunicado citado pela EFE, no qual sublinhava que as conversações devem centrar-se em proteger o Acordo de Sexta-feira Santa, assinado em 1998.

"Essa é a minha mensagem nestas negociações. Em vez de voltar a apresentar os argumentos do passado, devemos centrar-nos em cumprir com o povo da Irlanda do Norte, encontrar soluções práticas para os problemas no terreno e manter a integridade do Reino Unido", disse a chefe da diplomacia britânica.

A ministra acrescentou haver "um acordo" por alcançar e que é necessário "torná-lo realidade".

Esta reunião será a segunda ronda negocial formal entre os dois, depois de um primeiro encontro na casa de campo da ministra dos Negócios Estrangeiros -- Chevening House, nas imediações de Londres, no início deste mês.

Leia Também: Brexit: UE e Reino Unido intensificam negociações após encontro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório