Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Guterres "convencido" que Rússia não intervirá na Ucrânia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou-se hoje "convencido" de que "não acontecerá" uma invasão militar russa ou incursão na Ucrânia e pediu diplomacia para resolver a crise em curso, principalmente entre a Rússia e os Estados Unidos.

Guterres "convencido" que Rússia não intervirá na Ucrânia
Notícias ao Minuto

22:49 - 21/01/22 por Lusa

Mundo Guterres

"Não deverá haver intervenção militar", estimou o chefe da ONU, que falava numa conferência de imprensa.

"Estou convencido de que isso não vai acontecer" e "espero firmemente ter razão", acrescentou.

António Guterres acredita que "a diplomacia é a forma de resolver os problemas" e defendeu que é necessário "evitar o pior".

Na quarta-feira, o Presidente dos EUA, Joe Biden, considerou que o seu homólogo russo, Vladimir Putin, que concentrou dezenas de milhar de militares junto à fronteira da Ucrânia, "não queria uma guerra em grande escala".

Mas, acrescentou: "Acho que ele vai entrar" na Ucrânia de uma forma ou de outra.

"Ele vai ter que fazer alguma coisa", disse ainda, sem mais detalhes.

A Rússia garante que não tem intenção de intervir militarmente na Ucrânia, apesar de ter enviado militares e armas.

A Casa Branca anunciou hoje que não exclui um encontro entre Biden e Putin, caso contribua para diminuir a tensão bilateral devido à concentração de tropas russas junto à fronteira ucraniana.

Na sua conferência de imprensa diária, e perante a ausência de progressos nas conversações entre as duas partes, a porta-voz presidencial, Jen Psaki, afirmou que Biden se vai reunir este fim de semana na residência de Camp David com a sua equipa de Segurança Nacional e o secretário de Estado, Antony Blinken, para abordar "os próximos passos" a seguir.

Ao referir-se à possibilidade de uma nova reunião entre Biden e Putin, Psaki disse que "caso seja um passo recomendado, e pensamos que pode ser positivo nesta fase da discussão, o Presidente está sempre aberto a discussões de líder a líder".

Biden e Putin já se encontraram pessoalmente num encontro presidencial em junho de 2020 em Genebra (Suíça), e em dezembro mantiveram uma reunião virtual com o objetivo de reduzir a tensão bilateral.

O comentário do porta-voz da Casa Branca surgiu na sequência da reunião que Blinken manteve em Genebra com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, um encontro que não registou progressos significativos.

Leia Também: Ucrânia. Diplomacia tenta afastar receio de nova guerra na Europa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório