Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Covid-19. Reino Unido investiga sublinhagem da variante Ómicron

Na Dinamarca, a sublinhagem já se encontra sob investigação e está associada a um aumento de casos no país.

Covid-19. Reino Unido investiga sublinhagem da variante Ómicron
Notícias ao Minuto

18:09 - 21/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

A agência de saúde britânica, a UK Health Security Agency (UKHSA, na sigla em inglês), classificou esta sexta-feira a sublinhagem BA.2 da variante Ómicron como “uma variante sob investigação”.

Por enquanto, a sublinhagem ainda não é considerada “variante de preocupação”. Até ao passado dia 10 tinham sido identificadas apenas 53 sequências no Reino Unido, mas hoje são já mais de 400 só em Inglaterra.

Serão agora feitas mais análises e mais detalhes da “variante sob investigação” serão conhecidos “em breve”, indicou fonte do UKHSA à agência espanhola de notícias Efe.

Em conferência de imprensa, a diretora do UKHSA, Merra Chand, sublinhou que “é da natureza dos vírus evoluir e sofrer mutações”, sendo de “esperar que continuemos a ver novas variantes a surgir”. “A nossa contínua análise genómica permite-nos detetá-las e avaliar se são relevantes”, acrescentou.

Na Dinamarca, a sublinhagem já se encontra sob investigação e está associada a um aumento de casos no país. Segundo as autoridades locais, a BA.2 já representava 20% dos novos casos no final do ano. 

Contudo, segundo os estudos preliminares citados pela Sky News, não há diferença no número de hospitalizações entre os infetados com a variante original Ómicron (BA.2) e os infetados com a BA.2.

Leia Também: Riscos da variante Ómicron são 50% a 60% inferiores aos da variante Delta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório