Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Quatro mortos em bombardeamento em Afrine, na Síria

A zona é altamente contestada entre as forças ocupantes da Turquia e os rebeldes sírios de etnia curda.

Quatro mortos em bombardeamento em Afrine, na Síria
Notícias ao Minuto

16:27 - 20/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Síria

Um bombardeamento morteiros e um 'rocket' em Afrine, na Síria, matou pelo menos quatro pessoas. A cidade é controlada pelas forças turcas, que acusam os rebeldes sírios de etnia curda.

Os morteiros desta quinta-feira mataram três pessoas no centro da cidade e feriram outras doze, contaram médicos no local à agência Reuters. O 'rocket' caiu na zona periférica de Afrine e matou uma mulher, ferindo mais três pessoas.

Afrine situa-se no extremo noroeste da Síria, junto à fronteira com a Turquia. Quando a guerra civil começou, em 2011, a zona foi um dos palcos mais intensos de batalhas entre o regime de Bashar al-Assad e as forças rebeldes.

Em 2012, a cidade passou para as mãos dos rebeldes. Em 2018, no entanto, as forças turcas tomaram o controlo de Afrine e da região.

A minoria étnica curda é uma das mais presentes na região, e é também um dos alvos mais regulares do governo turco e do presidente Tayyip Erdogan.

Erdogan e a Turquia consideram que os rebeldes turcos do grupo YPG são uma entidade terrorista, associada ao Partido dos Trabalhadores Curdos (PKK), sediado em território curdo. As organizações não-governamentais de direitos civis alertam para as purgas de Erdogan ao partido e a jornalistas, depois das eleições presidenciais e do alegado golpe de Estado em 2016.

Leia Também: Campo de deslocados na Síria torna-se "ameaça sem precedentes"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório