Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 29º

Covid-19. Canadá aprova comprimido antiviral da Pfizer

O Canadá tornou-se o terceiro país a aprovar o medicamento, depois dos Estados Unidos da América, em dezembro, e do México, na semana passada.

Covid-19. Canadá aprova comprimido antiviral da Pfizer

O Ministério da Saúde do Canadá aprovou esta segunda-feira o medicamento antiviral contra a Covid-19 da farmacêutica Pfizer. Comercializado sob o nome Paxlovid, o comprimido mostrou uma eficácia de quase 90% na prevenção de hospitalizações e mortes em pacientes de alto risco.

O medicamento poderá ser prescrito a “adultos afetados por uma forma leve ou moderada da Covid-19, que apresentem um risco elevado de evolução para uma doença grave, em particular risco de hospitalização ou morte”, lê-se em comunicado. A nota acrescenta que “nenhum medicamento, incluindo o Paxlovid, pode substituir a vacinação”.

Em conferência de imprensa, a responsável pelo departamento de saúde pública do Canadá, Theresa Tam, sublinhou que “o anúncio de hoje é particularmente importante, uma vez que o acesso a tratamentos fáceis de utilizar pode ajudar a reduzir a gravidade da Covid-19 em adultos recém-infetados e naqueles com alto risco de desenvolver uma forma grave da doença”.

O Canadá tornou-se o terceiro país a aprovar o medicamento. Em dezembro, foi aprovado o uso de emergência nos Estados Unidos da América e, na semana passada, no México. 

Na semana passada, a Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) anunciou que está a avaliar o pedido da Pfizer para a comercialização do medicamento.

“A EMA começou a avaliar um pedido de autorização condicional de comercialização para o medicamento antiviral oral Paxlovid” apresentado pela Pfizer Europe MA EEIG, afirmou em comunicado. A mesma nota acrescenta que “avaliará os benefícios e os riscos do Paxlovid dentro de um prazo reduzido e poderá emitir um parecer dentro de semanas”, caso os "dados apresentados sejam suficientemente sólidos”. 

Leia Também: Pfizer investe 520 milhões de euros em França para combater a Covid-19

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório