Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Europa perde um homem generoso". As reações à morte de David Sassoli

O presidente do Parlamento Europeu morreu esta madrugada aos 65 anos, depois de estar internado durante duas semanas.

"Europa perde um homem generoso". As reações à morte de David Sassoli

A morte de David Sassoli, presidente do Parlamento Europeu desde 2019, está a ser acompanhada por várias mensagens de reconhecimento e agradecimento por deputados europeus e políticos internacionais dos dois lados da barricada.

Sassoli, que morreu esta madrugada com uma disfunção do seu sistema imunitário, estava internado há duas semanas. Em setembro, o italiano foi internado com uma pneumonia e, mesmo depois de ter recebido alta hospitalar, esteve ausente das sessões no Parlamento Europeu (PE) durante dois meses.

Numa mensagem no Twitter, a antiga eurodeputada socialista Ana Gomes, que pertencia ao mesmo partido europeu que Sassoli, a Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas,  disse que terá "saudades" de "um homem generoso".

O primeiro-ministro António Costa, que trabalhou com David Sassoli durante a presidência portuguesa do Conselho Europeu, lamentou "com tristeza" a morte de "um amigo". Já a presidência francesa do Conselho Europeu, que durará durante o primeiro semestre deste ano, destaca o seu "profissionalismo e devoção".

Leia Também: David Sassoli, jornalista, político e líder do Parlamento Europeu

Também Marisa Matias, eurodeputada do Bloco de Esquerda, agradeceu o trabalho do presidente do PE.

À direita, a deputada europeia pelo PSD, Lídia Pereira, realçou o passado como jornalista do político italiano.

Ursula von der Leyen e Charles Michel, presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, respetivamente, colegas de David Sassoli na liderança da União Europeia, lamentaram a morte do "amigo".

Fora da Europa, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, vincou a "voz forte" de Sassoli pela "democracia".

E Charles Barnier, o principal negociador nas conversações do Brexit entre Reino Unido e UE, escreveu em italiano sobre a importância do presidente do Parlamento Europeu nas negociações.

A sucessora de David Sassoli deverá ser a maltesa Roberta Metsola, do Partido Popular Europeu (partido europeu a que pertencem PSD e CDS-PP), que será eleita na próxima sessão plenária.

Outras personalidades portuguesas no Parlamento Europeu, como Paulo Rangel, vice-presidente do PPE e eurodeputado do PSD, e Carlos Zorrinho, presidente da bancada do PS europeu, destacaram o trabalho de Sassoli.

Leia Também: Bandeiras da UE a meia-haste para homenagear "europeu apaixonado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório