Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

David Sassoli. Paulo Rangel lamenta morte de um "europeísta e humanista"

O vice-presidente do Grupo do Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos), Paulo Rangel, disse hoje que a Europa perdeu um europeísta com a morte do líder do Parlamento Europeu, David Sassoli, esta madrugada, aos 65 anos.

David Sassoli. Paulo Rangel lamenta morte de um "europeísta e humanista"
Notícias ao Minuto

07:49 - 11/01/22 por Lusa

Política David Sassoli

Numa mensagem na rede social Twitter, Paulo Rangel disse que David Maria Sassoli, "o presidente europeísta e humanista, era um colega atento, humano".

"O homem da comunicação e da cultura, sempre pronto a fazer pontes. A Europa perdeu um europeísta, nós perdemos um amigo", escreveu Paulo Rangel.

O presidente do Parlamento Europeu morreu hoje aos 65 anos de idade, após mais de duas semanas num hospital em Itália, devido a uma disfunção do seu sistema imunitário.

David Sassoli contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, França, e, embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do Parlamento, regressando no final do ano.

Na próxima semana, na primeira sessão plenária do ano, o Parlamento Europeu deverá eleger um presidente da assembleia, algo que já estava previsto a meio da atual legislatura, e não relacionado com o estado de saúde de Sassoli.

A maltesa Roberta Metsola, do Partido Popular Europeu (PEE), é a favorita para suceder ao dirigente socialista italiano, que assumiu o cargo no verão de 2019.

Leia Também: Presidente do Parlamento Europeu morre aos 65 anos em hospital italiano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório