Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Presidência francesa da UE lembra "dignidade, profissionalismo e devoção"

A presidência francesa do Conselho da União Europeia (UE) manifestou hoje profundo pesar pelo falecimento do presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, esta madrugada aos 65 anos, lembrando a sua "dignidade, profissionalismo e devoção".

Presidência francesa da UE lembra "dignidade, profissionalismo e devoção"
Notícias ao Minuto

09:41 - 11/01/22 por Lusa

Mundo David Sassoli

"Em nome do Conselho, a presidência francesa expressa o seu profundo pesar pela morte de David Sassoli", reagiu a presidência francesa rotativa da UE numa publicação na rede social Twitter.

Na mensagem, a liderança francesa à frente da União este semestre "envia as suas condolências à família e amigos próximos, bem como a todo o Parlamento Europeu, do qual David Sassoli era membro e onde serviu como Presidente com dignidade, profissionalismo e devoção".

O presidente do Parlamento Europeu morreu hoje aos 65 anos de idade, após mais de duas semanas num hospital em Itália, devido a uma disfunção do seu sistema imunitário.

David Sassoli contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, França, e, embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do Parlamento, regressando no final do ano.

Na próxima semana, na primeira sessão plenária do ano, o Parlamento Europeu deverá eleger um presidente da assembleia, algo que já estava previsto a meio da atual legislatura, e não relacionado com o estado de saúde de Sassoli.

A maltesa Roberta Metsola, do Partido Popular Europeu (PEE), é a favorita para suceder ao dirigente socialista italiano, que assumiu o cargo no verão de 2019.

Leia Também: Sassoli. Costa lamenta com "profunda tristeza" perda de um amigo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório