Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

AO MINUTO: Vacina para +50 em Itália; Escolas? Crianças sem isolamento

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Vacina para +50 em Itália; Escolas? Crianças sem isolamento
Notícias ao Minuto

07:56 - 05/01/22 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

O Governo reuniu-se, esta quarta-feira, com os peritos do Infarmed para avaliar a situação epidemiológica em Portugal e analisar possíveis alterações nas medidas de segurança atualmente em vigor.

Para o investigador Miguel Castanho as medidas atuais "são suficientes e equilibradas", contudo, um agravamento da situação e uma maior pressão nos hospitais, relacionado com a propagação da variante Ómicron, poderá ditar medidas mais restritivas.

Após este encontro, realiza-se amanhã novo Conselho de Ministros para ditar o destino do país, no que o combate à pandemia diz respeito.

Não só em Portugal, mas um pouco por todo o mundo, líderes governamentais apontam para o intensificar do combate à pandemia, depois de uma época festiva que deverá culminar com um normal aumento de casos de Covid-19.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h10 - Encerramos aqui o registo de hoje. Regressamos amanhã de manhã com um novo AO MINUTO, com todos os desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no Mundo. 

00h00 - Brasil registou mais 129 mortes e 27.267 novas infeções em 24 horas

O Brasil contabilizou esta quarta-feira, 129 mortes e 27.267 novos casos de Covid-19, segundo dados revelados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Ao todo, desde o início da pandemia, a Covid-19 já fez 619.513 vítimas mortais no país, que soma 22.351.104 casos de infeção.

23h46 - Itália aprova dose de reforço para jovens entre os 12 e os 15 anos

A Agência Farmacêutica Italiana (AIFA) autorizou hoje a administração da dose de reforço contra a covid-19, ainda que apenas da vacina da Pfizer-BioNTech, para jovens entre os 12 e os 15 anos

23h45 - Consultores do CDC a favor de reforço da Pfizer dos 12 aos 15 anos

O painel de consultores do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos votou a favor do reforço da vacinação com a Pfizer em jovens entre os 12 e os 15 anos. Com 13 votos a favor e um contra, o Comité Consultivo sobre Práticas de Imunização (ACIP) do CDC recomenda o reforço nesta faixa etária pelo menos cinco meses após a segunda dose.

23h44 - "Regras são regras". Morrison reage a cancelamento do visto de Djokovic

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, já reagiu ao cancelamento pelas autoridades australianas, esta quarta-feira, do visto de Novak Djokovic. O tenista não apresentou provas suficientes para comprovar a sua situação de "exceção médica" em relação às vacinas.

23h25 - Trio do AC Milan testa positivo e falha jogo com a Roma

O AC Milan informou, esta quarta-feira, que três jogadores do plantel testaram positivo à Covid-19, na véspera do jogo desta quinta-feira, diante da Roma.

O clube italiano optou por não revelar a identidade dos mesmos, mas esclareceu que os jogadores se encontram "bem de saúde" e em isolamento.

23h22 - Grammy foram (novamente) adiados devido à Covid-19

Os organizadores dos Grammy Awards, que estavam agendados para o final deste mês, dia 31 de janeiro, adiaram o evento pelo segundo ano consecutivo, devido ao aumento de casos de Covid-19 nos EUA.

23h19 - Joe Biden apela à vacinação de reforço contra a Ómicron

Joe Biden lançou um apelo, em vídeo, para que os norte-americanos se vacinem com a terceira dose. O presidente dos Estados Unidos afirma que os reforços são seguros e garantem um elevado nível de proteção contra a variante Ómicron. 

"Temos doses de reforço para cada americano no país", garantiu o presidente. 

23h00 - Itália impõe vacinação obrigatória contra a Covid-19 a maiores de 50 anos

O governo de Itália aprovou esta quarta-feira, por unanimidade a obrigatoriedade de vacinação dos maiores de 50 anos. A decisão faz parte de um pacote de medidas decididas para conter o aumento de casos de Covid-19 no país. As medidas "querem preservar o bom funcionamento dos hospitais e, ao mesmo tempo, manter as escolas e empresas abertas", afirmou o primeiro-ministro Mario Draghi.

22h00 - Djokovic impedido de entrar na Austrália 

As autoridades australianas cancelaram, esta quarta-feira, o visto de Novak Djokovic e recusaram a sua entrada no país, após considerarem que o tenista não prestou provas suficientes para comprovar a "exceção médica" que tinha garantido. O número 1 mundial tem de abandonar o país nas próximas horas, embora os seus advogados estejam a preparar um recurso, de acordo com a BBC News.

21h42 - Ajax termina estágio no Algarve... ao fim de dois dias

Apenas dois dias depois de chegar a Portugal, o Ajax resolveu, esta quarta-feira, terminar o estágio no Algarve, devido a alguns resultados positivos nos testes à Covid-19. Numa nota oficial publicada no site, o emblema neerlandês garantiu que os 60 elementos da comitiva, entre jogadores e funcionários, tinham testado negativo na segunda-feira.

21h27 - Crianças que contactem com caso positivo na escola sem isolamento

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu hoje que crianças que tenham um contacto com um caso positivo de covid-19 na escola não ficam em isolamento. Em declarações à agência Lusa, Graça Freitas disse que só são considerados contactos de alto risco as crianças que vivam na mesma casa que alguém com covid-19, pelo que ficam isoladas, já que não têm reforço da vacina.

20h53 - Cabo Verde volta a bater recorde com 1.397 casos em 24 horas

Cabo Verde registou 1.397 infetados com o novo coronavírus responsável pela pandemia de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário, e uma morte por complicações associadas à doença, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

20h50 - Mulher conduz de Inglaterra a Itália para vacinar a filha de nove anos

Uma mulher conduziu durante 13 horas, percorreu 1200 quilómetros e atravessou duas fronteiras, de Kent, em Inglaterra, a Milão, Itália, para vacinar a filha de nove anos. Alice Chapman-Hatchett optou por percorrer todo este percurso de carro apenas para evitar riscos desnecessários em aeroportos e transportes.

Conheça a história na íntegra neste link. 

20h41 - DGS "avalia" período de isolamento, mas é preciso mais informação

A diretora-geral da Saúde disse hoje que a redução do período de isolamento contra a covid-19 está sempre a ser avaliada, mas avisou que "avaliar não quer dizer decidir" de imediato e salientou que é preciso mais informação.

"Estamos a avaliar mas quero deixar bem claro que avaliar não quer dizer decidir", referiu Graça Freitas.

20h40 - Madeira com 1.210 novos casos e 6.958 situações ativas

A Madeira identificou 1.210 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, registando 6.958 situações ativas e 61 doentes hospitalizados, dois dos quais nos cuidados intensivos, informou hoje a Direção Regional de Saúde (DRS)

19h52 - França bate (novo) recorde com mais de 332 mil infeções diárias

França registou, esta quarta-feira, um novo máximo de casos - com 332 mil infeções diárias - e ainda 246 óbitos por Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde francês, os pacientes em unidades de cuidados intensivos são agora 3,695. O ministro da Saúde, Olivier Véran, já tinha avisado esta tarde na Assembleia Nacional, onde se debate o novo passe vacinal, que os casos iriam aproximar-se hoje de 335 mil.

19h50 - Reino Unido regista o maior número diário de mortes desde março

O Reino Unido registou, esta quarta-feira, mais de 194 mil casos (194,747) da Covid-19 e atingiu o maior número diário de mortes desde março, segundo detalha a Sky News. De acordo com os dados do governo do Reino Unido, há a reportar 334 mortes por Covid-19. Segundo os dados das autoridades de saúde, estas vítimas mortais testaram positivo à doença nos últimos 28 dias. 

19h34 - Incidência volta a disparar em Espanha. Hoje são mais 137.180 casos

A incidência acumulada em Espanha nos últimos 14 dias voltou a subir, tendo aumentado hoje 140 pontos, fixando-se agora em 2.574 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes. De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Ministério da Saúde espanhol, foram registadas mais 137.180 novas infeções pelo novo coronavírus e 148 mortes. 

19h33 - Vacinação de crianças entre os 5 e 11 anos a partir de dia 17

Clélio Meneses, secretário Regional da Saúde dos Açores, revelou hoje que a vacinação entre os 5 e 11 anos contra a Covid-19 avançará assim que “cheguem as vacinas específicas para as crianças, que se prevê que cheguem no dia 17 deste mês”. As informações foram reveladas em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

18h44 - Ómicron já representa 95,4% dos casos de Covid-19 nos EUA 

A variante Ómicron já representa 95,4% dos casos de Covid-19 nos Estados Unidos. Os dados são relativos à última semana do ano, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC). Em pouco mais de um mês, a variante, inicialmente detetada em África do Sul, passou de representar 1% dos casos para mais de 90%, 'engolindo' a anterior variante dominante, a variante Delta. 

18h35 - Pandemia com impacto de 345,7 milhões nas contas da Câmara de Lisboa

Em 2020 e 2021, os anos da pandemia, a Câmara Municipal de Lisboa viu as suas despesas aumentarem em 162,7 milhões de euros e as receitas diminuírem em 183 milhões, por causa da covid-19, segundo dados revelados por Filipe Anacoreta Correia (CDS-PP), durante a apresentação da proposta de orçamento municipal para 2022, o primeiro do executivo liderado por Carlos Moedas (PSD).

18h20 - Mulher obrigada a isolamento com encontro do Tinder após testar positivo

Imagine este cenário. Tem um encontro com alguém que conheceu no Tinder e... de repente, tem de se isolar com ele durante uma semana porque ambos testaram positivo para a Covid-19. 

Sarah Henley certamente não esperava que isto acontecesse. Conheça a história e veja as imagens neste link

18h10 - João Félix, Herrera e Koke reintegrados no Atlético de Madrid

Diego Simeone já pode contar novamente com João Félix, Héctor Herrera e Koke, jogadores que regressaram, esta quarta-feira, aos treinos do Atlético de Madrid, após terem estado infetados com Covid-19. Numa nota publicada no site oficial, os colchoneros relatam que os três jogadores receberam autorização da La Liga, cumprindo as normas sanitárias impostas pelo Ministério da Saúde.

17h57 - Itália regista novo máximo com 189.109 casos e 231 mortes

Itália reportou, esta quarta-feira, dia 5 de janeiro, mais 189.109 novos casos de Covid-19 e 231 mortes, nas últimas 24 horas, associadas à doença, registando-se um aumento de de 10,7% em relação ao dia de ontem, e sendo o maior número de contágios desde o início da pandemia. 

17h30 - Mãe que raptou filhos para não serem vacinados entregou-os hoje à Justiça

Diego e Hugo Kau Mariscal, de 14 e 12 anos, foram entregues ao início da tarde desta quarta-feira pela mãe, Cristina Mariscal, ao Tribunal de El Pado de San Sebastián, em Sevilha, depois de esta ter desaparecido com eles, no passado dia 4 de novembro, para que não fossem vacinados contra a Covid-19.

17h26 - Panamá e Singapura exigirão 3.ª dose para esquema vacinal completo

O Panamá e Singapura decidiram que para, se considerar esquema vacinal completo contra a Covid-19, será necessária uma terceira dose de reforço. A decisão é tomada perante o aumento de casos Covid potenciados pelas variantes Delta e Ómicron. 

17h20 - Governo britânico elimina testes introduzidos para travar Ómicron

O Governo britânico anunciou hoje que vai eliminar a necessidade de testes à covid-19 antes de viagens para Inglaterra e rejeitou introduzir mais medidas de contenção contra a variante Ómicron, apesar da pressão sentida em muitos hospitais.

17h16 - Mais 78.750 pessoas com vacinação de reforço em Portugal

Em Portugal, um total de 3.109.134 pessoas já foram inoculadas com doses de reforço contra a Covid-19, mais 78.750 do que na véspera. De acordo com os dados da DGS mais atualizados, 8.707.787 pessoas no país já completaram a vacinação primária, das quais 4.378 fizeram-no ontem. 

17h15 - Museu do Louvre mantém quebra de 70% de visitantes em 2021

O Museu do Louvre, em Paris, o mais visitado do mundo, recebeu 2,8 milhões de visitantes em 2021, voltando a sofrer uma quebra de 70% face a 2019, período pré-pandemia, quando quase atingiu 10 milhões, segundo números oficiais.

16h20 - Incidência ultrapassa 2.100 infeções por 100 mil habitantes. A incidência de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 subiu para 2.104,7 casos por 100 mil habitantes em Portugal, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) desceu para 1,41, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.

16h15 - Jovem sem vacina aprende a andar, falar e comer após infeção. Estudante achou que pela idade não estava em risco de doença severa caso fosse infetada pelo novo coronavírus, mas teve de ficar em coma durante 5 dias após testar positivo.

15h57 - "Autorresponsabilização". IL fala em nova fase e defende menos restrições. A Iniciativa Liberal (IL) considerou hoje que Portugal está já numa nova fase que merece uma abordagem diferente à gestão da pandemia ao nível da informação, vacinação e serviços de saúde, defendendo também menos restrições e mais "autorresponsabilização".

15h54 - Irlanda vai deixar de exigir teste negativo a vacinados à chegada ao país

A Irlanda vai deixar de exigir aos recém-chegados que tenham um teste à Covid-19 com resultado negativo e vai passar a pedir apenas a prova de vacinação ou de recuperação. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, esta quarta-feira, numa conferência de imprensa.

15h40 - PAN defende autotestes grátis e certificados por profissionais de saúde
 
O PAN considerou hoje que os autotestes de rastreamento ao coronavírus SARS-CoV-2 devem ser gratuitos, e defendeu que, face à dificuldade em detetar a nova variante, o trabalho dos profissionais de saúde deve ser "repensado".

15h35 - Portugal com mais 39.570 casos e 14 mortes nas últimas 24 horas

Portugal acumula 39.570 casos e 14 mortes associadas à Covid-19, conforme os dados hoje revelados pelo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se do maior numero de infetados registado no país num só dia.

Há ainda a registar mais 14.207 recuperados (1.241.849), assim como 25.349 casos ativos (239.098) e 9.077 contactos em vigilância (197.562) nas últimas 24 horas.

15h27 - Câmara de Leiria vai testar à Covid-19 os 700 membros das mesas de voto. A Câmara de Leiria vai testar à covid-19 os 700 membros das mesas de voto nas eleições legislativas de dia 30, disse hoje à agência Lusa a vereadora Catarina Louro.

15h00 - Djokovic barrado pela polícia na chegada à Austrália. Novak Djokovic está no epicentro do furação de uma das maiores polémicas à escala mundial. O tenista sérvio embarcou num avião procedente do Dubai até ao estado de Victoria, na Austrália, com uma "isenção médica". Apesar da sua condição de não vacinado contra a Covid-19, algo que o número um da hierarquia mundial nunca confirmou publicamente, um tsunami de perguntas se levantaram no planeta do ténis, assim como no país que fica nas antípodas de Portugal, onde o status do sérvio fez até o próprio primeiro-ministro australiano abordar a questão.

14h53 - Liga inglesa adia Liverpool-Arsenal das 'meias' da Taça da Liga
 
A Liga inglesa de futebol anunciou hoje o adiamento do Liverpool-Arsenal, das meias-finais da Taça da Liga, devido a um surto de covid-19 entre plantel e equipa técnica do clube da casa.

14h37 - Pelo menos cinco membros do Governo de Cabo Verde infetados.

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, revelou hoje que pelo menos cinco membros do Governo foram infetados com a covid-19 e que tem o seu gabinete "praticamente parado" por causa de casos positivos nos funcionários.

14h32 - DGS continua a avaliar período de isolamento profilático

A Direção-Geral da Saúde (DGS) continua a avaliar o período de isolamento profilático contra a covid-19, revelou hoje o Presidente da República, no dia em que entrou em vigor a norma com a redução do prazo para sete dias.

14h30 - PSD pede "plano de emergência" para responder aos doentes não Covid. O PSD pediu hoje ao Governo e às autoridades de saúde que apresentem um "plano de emergência" para responder aos doentes não covid, que diz serem "a vasta maioria" e não estarem a ter uma resposta adequada.

14h26 - Palavras de Macron sobre não vacinados estão a gerar polémica em França. A recente entrevista do Presidente francês, Emmanuel Macron, na qual afirmou querer "chatear" os não vacinados, dificultando-lhes a vida, está a suscitar fortes reações em França, com a Assembleia Nacional a adiar a decisão sobre o passe vacinal.

14h23 - Verdes querem que portugueses "tenham direito a votar". O Partido Ecologista "Os Verdes" defendeu hoje que os portugueses devem ter direito a votar nas eleições legislativas antecipadas e lembrou que a situação de eleitores em isolamento "não é nova", aguardando que sejam apresentadas soluções.

14h20 - Três jogadores do Benfica testam positivo à Covid-19. Pizzi, Yaremchuk e Radonjic não vão entrar nas contas de Nélson Veríssimo para o duelo das águias contra o Paços de Ferreira.

14h15 - Perceção de risco aumentou, mas caiu uso de máscara no interior no Natal. A perceção de risco de contrair covid-19 aumentou no período das festas de Natal, mas houve uma progressiva redução do uso de máscara em espaços interiores, mesmo em grupo, segundo os peritos que aconselham o Governo na pandemia.

14h12 - Açores com recorde diário de 523 casos e 2.303 infeções ativas. Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 523 novos casos de covid-19, "o número diário mais elevado deste o início da pandemia", segundo a Autoridade de Saúde, e a região contabiliza hoje 2.303 infeções ativas.

14h10 - Nuno Markl recebe dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Nuno Markl, de 50 anos, recebeu esta quarta-feira, 5 de janeiro, a terceira dose da vacina contra a Covid-19. No Instagram, o animador das manhãs da Rádio Comercial publicou uma fotografia onde mostra o cartão que comprova que recebeu a dose de reforço da vacina, e disse na legenda da imagem: "Comirnaty III: O Regresso"

13h56 - Vacinação de crianças nos Açores deve arrancar dia 17 em casa aberta. A vacinação contra a covid-19 de crianças entre os 5 e os 11 anos nos Açores deverá arrancar no dia 17 de janeiro, em regime de casa aberta, adiantou hoje o secretário regional da Saúde.

13h49 - Rúben Amorim testa positivo à Covid-19. Rúben Amorim testou positivo à Covid-19 na última bateria de exames PCR que o Sporting realizou, tal como apurou o Desporto ao Minuto. Desta forma, o técnico leonino irá falhar a deslocação aos Açores para o duelo do campeão nacional contra o Santa Clara, em São Miguel, da 17.ª e última jornada da primeira volta.

13h45 - Maior parte das pessoas por vacinar são crianças e jovens. A maior parte das pessoas que ainda estão por vacinar contra a covid-19 são crianças e jovens entre os 5 e os 20 anos, avançou hoje o coordenador do plano de vacinação Carlos Penha-Gonçalves.

13h44 - PSD disponível para apoiar solução para que mais portugueses possam votar. O PSD manifestou-se hoje disponível para encontrar e apoiar medidas para que mais portugueses possam votar, alertando que será necessário "salvaguardar a segurança" dos cidadãos.

13h34 - Cabo Verde quer "cerrar fileiras" no combate à Covid. O Presidente da República e o primeiro-ministro de Cabo Verde pediram hoje um "cerrar de fileiras" no combate à pandemia do novo coronavírus, com aumento da vacinação, proteção individual e "fiscalização rigorosa" das medidas sanitárias.
  

13h30 - Parlamento dos Açores recomenda teste a deputados antes do plenário. O presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, fez uma recomendação aos partidos com assento parlamentar para que os deputados façam teste de despiste à covid-19 antes do plenário da próxima semana, revelou hoje fonte do parlamento.

13h28 - Orquestra Metropolitana de Lisboa cancela concertos devido à Covid-19. A Orquestra Metropolitana de Lisboa anunciou ontem o cancelamento de dois concertos agendados para os próximos dias, não só devido ao atual contexto epidemiológico, mas também por ter alguns músicos em isolamento profilático.

12h56 - Governo pediu parecer sobre quebra de isolamento para votar, diz Marcelo

O Presidente da República comentou a reunião entre especialistas de saúde pública e políticos, no Infarmed, para analisar a evolução da pandemia no país. Fazendo comparação com os números da pandemia há um ano e com os de hoje, o chefe de Estado referiu que: "Foi reconhecido, comparando com o ano anterior, que estamos com níveis de testagem cinco vezes superiores ao que se passava há um ano", continuou, acrescentando que "isto representa um esforço por parte dos portugueses e a sua capacidade de assumirem o apelo para uma autogestão da pandemia".

Em relação às eleições que se aproximam, o chefe de Estado admitiu que o número de isolados nas eleições legislativas que se aproximam poderá ser superior às anteriores, Marcelo Rebelo de Sousa garantiu, no entanto, que o impacto que isso poderá ter “está a ser acautelado através do aumento significativo do número de mesas para antecipação de voto". "É uma maneira de prevenir aquilo que pode vir a acontecer nas semanas seguintes”, disse.

12h38 - Tenho Covid. E agora? Dez respostas sobre o que fazer se estiver doente. A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou hoje as normas que reduzem o período de isolamento para as pessoas assintomáticas que testam positivo ao SARS-CoV-2 e têm doença ligeira bem como para os contactos de alto risco. Eis algumas respostas a dúvidas que podem ser colocadas por doentes com covid-19 e ou por pessoas com suspeita de infeção

12h31 - Agravamento de medidas só com Rt acima de 1 e 70% de internamentos em UCI. Peritos que aconselham o Governo sobre a pandemia de Covid-19 propõem que 70% de internamentos em cuidados intensivos e índice de transmissibilidade (Rt) acima de 1 sejam critérios para agravar medidas de contenção e insistem na responsabilização da população.

12h27 - Recolher obrigatório e a limitação em reuniões na Catalunha até 21 de janeiro. O Supremo Tribunal de Justiça da Catalunha (TSJC) autorizou a prorrogação do recolher obrigatório e a proibição de reuniões com mais de 10 pessoas até 21 de Janeiro na região. A medida havia sido solicitada pela Generalitat para travar o aumento do número de casos do coronavírus e reduzir a pressão sobre os cuidados de saúde, refere o El Pais.

12h22 - Exibidores e cineclubes pedem fim de teste obrigatório para ir ao cinema. Cerca de 40 exibidores, cineclubes, festivais e associações apelaram hoje ao Governo para que acabe com a obrigatoriedade de teste à covid-19 nas idas ao cinema, defendendo que as salas têm "baixíssimas probabilidades de infeção".

12h15 - Surto de Covid-19: Jogo do Estoril na Liga Revelação adiado. O Estoril-Praia informou, nesta quarta-feira, que o duelo contra o Rio Ave, para a Liga Revelação, foi adiado para 18 de fevereiro, num jogo que estava inicialmente marcado para dia 11 de janeiro .

12h00 - Após cancelamentos, pede-se "reforço urgente dos apoios a fundo perdido". Associação que representa empresas do setor do Alojamento e Restauração diz que "é muito importante que novos apoios à tesouraria e à manutenção dos postos de trabalho cheguem às empresas ainda durante o mês de janeiro".

12h00 - Primeiro-ministro australiano admite enviar Djokovic "para casa no primeiro avião". O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, anunciou hoje que exigirá ao tenista Novak Djokovic prova de que a isenção médica que recebeu para participar no Open da Austrália é justificada, caso contrário será enviado "para casa no primeiro avião".

11h58 - Faixas etárias dos 20 aos 50 anos vão começar a receber a dose de reforço. O coronel Carlos Penha-Gonçalves fez saber, hoje, que nos próximos dois meses e meio será realizada a vacinação de reforço das populações com idades inferiores a 60 anos. O atual responsável da task force da vacinação mostrou que se verifica uma menor mortalidade entre a população que já recebeu a dose de reforço da vacina, ou seja, os mais idosos,  o que demonstra a eficácia da estratégia de vacinação.

11h46 - Próximo passo contra a pandemia passará pela autogestão. Raquel Duarte, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, defendeu hoje que os fatores que ameaçam a situação pandémica atual são a taxa de positividade acima do valor recomendado de 4%; o receio quanto à administração de vacinas; a dificuldade de agendamentos e a sobrecarga dos serviços de rastreio. 

A especialista defende a continuação das medidas já implementadas como o reforço da vacinação, o controlo de fronteiras, monitorizar a qualidade do ar interior e a atenção às populações mais vulneráveis". Quanto a novas medidas, Raquel Duarte defende o aumento "da autonomia da população no sentido da autogestão do risco: autoavaliação e auto-teste". Nessa senda,  defende que é preciso "autotestes acessíveis e gratuitos" e capacitar as pessoas para aquilo que devem fazer perante um teste positivo.  

11h43 - Centro de treinos do Liverpool temporariamente encerrado. O Liverpool encerrou, nesta quarta-feira, o centro de treinos dos reds, de forma temporária, pelo aumento do número de casos de Covid-19 após a última bateria de testes PCR realizados.

11h41 - Angola já vacinou mais de 100 mil crianças e adolescentes. Mais de 100 mil crianças e adolescentes, entre os 12 e 17 anos, em Angola, já foram vacinados contra a covid-19, no âmbito da campanha nacional de imunização a menores, anunciou hoje fonte oficial.

11h39 - Efetividade das vacinas é menor com a variante Ómicron. A efetividade da vacina contra a covid-19 é mais baixa na variante Ómicron do que a estimada para a Delta, mas após a dose de reforço aumenta e varia consoante a vacina e o tempo desde a última dose, segundo os especialistas.

11h35 - PS Madeira diz que vacinação de crianças tem sido "um falhanço" na região. O processo de vacinação de crianças na Madeira contra a covid-19 está a revelar-se "um falhanço", porque faltou uma ação pedagógica para convencer os pais, afirmou hoje o PS.

11h27 - "Vacinação funciona e funcionou". Henrique de Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, refere que há um "brutal" aumento do numero de casos em relação ao ano passado e agora. Contudo, alerta, brutal é também a diferença - para melhor - no que toca a internamentos e mortes. "A vacinação funciona e funcionou", defendeu, considerando que “não há razão nenhuma para continuarmos a raciocinar em termos do número de casos e muito menos a medir a evolução da infeção e os riscos que ela nos coloca contando diariamente os casos como fazíamos até agora”.

Fim da pandemia? "É exagerado". Considerando que as medidas têm de ser adaptadas e mais eficazes, o especialista defender que, apesar de acreditar que "com a vacinação e estratégia de testes podemos viver numa forma muito próxima da normalidade", considera, porém, que "o anúncio do fim da pandemia pode ser um bocado exagerado".

11h08 - China aperta restrições nas vésperas dos Jogos Olímpicos e Ano Novo Lunar.  Várias cidades chinesas impuseram bloqueios ou restrições nas deslocações, depois de detetarem novos surtos de covid-19, nas vésperas de o país receber os Jogos Olímpicos de Inverno e celebrar o Ano Novo Chinês.

11h07 - Máximo de casos deve ser atingido na próxima semana. Segundo o especialista, o máximo de casos é "esperado na segunda semana de janeiro", altura em que "4% a 12%" da população poderá estar em isolamento.

11h05 - Serviços de primeira linha são os mais afetados. O epidemiologista Baltazar Nunes afirmou, durante a reunião do Governo com o Infarmed, que o impacto da atual situação pandémica afetou, sobretudo, os serviços de primeira linha, nomeadamente, a linha SNS 24, as farmácias e os laboratórios. 

11h02 - Espanha comemora chegada dos Reis Magos apesar da pandemia.  A Espanha comemora hoje à noite a chegada dos Três Reis Magos em desfiles por todo o país, apesar da explosão de contágios de covid-19 que obrigaram à tomada de várias medidas de segurança sanitária.

10h51 - Incidência aumentou para um "máximo histórico"
 
A incidência do vírus SARS-CoV-2 aumentou para um máximo histórico, com uma tendência fortemente crescente a nível nacional, que se faz sentir nos internamentos em enfermaria, embora os cuidados intensivos se encontram a cerca de 60% do nível de alerta.

Os internamentos em Unidades de Cuidados Intensivos mantêm "uma tendência estável" e a mortalidade reduziu, mantendo-se também "uma tendência estável", para um valor inferior ao linear determinado pelo Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doença ECDC (na sigla em inglês), de 20 óbitos a 14 dias por 100 mil habitantes, afirmou hoje Pedro Pinto Leite, da Direção-Geral da Saúde, na reunião do Infarmed, em Lisboa.

10h45 - Risco de hospitalização maior nas crianças. No campo da gravidade da infeção, Ana Paula Rodrigues, também do INSA, diz que o risco de hospitalização é maior nas crianças com menos de cinco anos e nos adultos mais velhos, "aquilo que é esperado." Nos adultos entre os 20 e os 60, um estudo escocês regista uma redução do risco internamento, comparativamente com a variante Delta.

10h33 - Hong Kong proíbe voos oriundos de oito países
 
Os passageiros de voos oriundos de oito países, incluindo França e Reino Unido, com destino a Hong Kong vão ser proibidos, a partir de sábado e por 14 dias, anunciaram hoje as autoridades do território.

10h24 - Mais de 40 mil casos da Ómicron em Portugal. João Paulo Gomes, especialista do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, afirma que 90% dos casos de Covid-19 em Portugal pertencem à variante Ómicron. "Há mais de 40 mil casos desta variante", referiu, adiantando que Lisboa e o Algarve são as regiões com o maior número de casos desta variante, cuja propagação está relacionada coma  atividade turística.

10h14  - Portugal numa "fase diferente da pandemia". Pedro Pinto Leite, da Direção-Geral da Saúde (DGS), em análise à atual situação epidemiológica do país afirma que nos encontramos "numa fase diferente da pandemia” caraterizada pelo “número de novos casos mais elevado desde o início da pandemia”. O maior número de novas infeções dá-se na faixa etária dos 20 aos 29 anos, seguido do grupo etário dos 30 aos 39 anos.

10h04 - Reunião do Infarmed já começou. Acompanhe aqui

09h51 - Escolas reabrem na Dinamarca. As escolas retomaram, hoje, as aulas presenciais, após vários dias de ensino à distância e depois de um pico de infeções inéditos, que levou o governo a acelerar o processo de vacinação.

09h45 - Costa 'volta atrás' com palavra sobre reinício das aulas

O primeiro-ministro não deu, em declarações à CNN, como garantido que o regresso às aulas presenciais aconteça mesmo no dia 10 de janeiro, como está previsto. À margem do debate com Jerónimo de Sousa, António Costa disse que o Governo vai esperar pelos especialistas para decidir o que é melhor. Recorde-se, contudo, que na segunda-feira, Lacerda Sales garantiu que o regresso às aulas não seria adiado

09h35 - Israel com recorde de infetados. Israel registou quase 12 mil novos casos de Covid-19 em 24 horas. O valor representa um recorde de novos casos desde o início da pandemia.

09h30 - Hospitais espanhóis já têm mais doentes do que durante a 4.ª e 5.ª vaga. Segundo o El País, a  sexta vaga da pandemia da Covid-19 já se faz sentir nos hospitais do país. Há, atualmente, 12.942 doentes internados com a doença. Embora o aumento do número de internados tenha sido mais lento e o número de casos graves mais reduzido do que os das anteriores vagas, facto é que o número de pessoas que deram entrada esta semana nos hospitais é superior ao registados nos picos da 4.ª e 5.ª vaga da pandemia no país. 

08h55 - Milhares retidos em cruzeiro em Hong Kong após suspeita de Covid-19. Milhares de passageiros estiveram retidos num navio de cruzeiro, esta quarta-feira, num porto de Hong Kong, para fazerem testes de despiste à Covid-19, depois de as autoridades de saúde terem dado o alerta sobre nove passageiros. 

08h40 - Testou positivo à Covid-19? Eis os dias em que é mais contagioso. Pessoas infetadas pelo novo coronavírus Sars-CoV-2 que desenvolvem a Covid-19 podem transmitir o vírus dias antes do início dos sintomas ou do teste dar positivo. Dados recentes sugerem que a transmissão de Covid-19 ocorre mais frequentemente um a dois dias antes do início dos sintomas e durante os dois a três dias seguintes, escreve o The Sun. 

08h37 - Mais de uma dezena de voos cancelados. TAP regista "pico de baixas".  
Esta quarta-feira está a ser marcada por vários cancelamentos de voos da TAP, sendo que a esta hora há já mais de uma dezena de ligações canceladas com partida do aeroporto de Lisboa. De acordo com a RTP3, em causa está a ausência de trabalhadores ao trabalho por estarem em isolamento devido à Covid-19. 

08h12 - As cinco fases da infeção pela variante Ómicron. Detetada na África Austral e considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde, a variante Ómicron tem cinco fases. Confira aqui quais são.

08h07 - Período de isolamento de assintomáticos passa hoje para sete dias. O período de isolamento para as pessoas assintomáticas que testam positivo ao SARS-CoV-2 e têm doença ligeira passa a partir de hoje a ser de sete dias, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

07h50 - Alemanha regista mais 58. 912 casos e 346 mortos em 24 horas. A incidência do país germânico volta a subir, pelo 7.º dia consecutivo, estando agora nos 258,6 casos por 100 mil habitantes em sete dias (ontem estava nos 239,9).

07h45 - Medidas atuais são "suficientes e equilibradas". As medidas em vigor são "suficientes e equilibradas" para responder à atual situação da pandemia, mas poderão ser necessárias restrições mais duras caso se verifique maior pressão sobre os serviços de saúde, defendeu hoje o investigador Miguel Castanho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório