Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Itália impõe vacinação obrigatória contra a Covid-19 a maiores de 50 anos

Multas poderão ir dos 100 aos 1500 euros, dependendo dos casos. Medida entra em vigor em fevereiro.

Itália impõe vacinação obrigatória contra a Covid-19 a maiores de 50 anos
Notícias ao Minuto

23:31 - 05/01/22 por Marta Ferreira

Mundo Vacinação

O governo de Itália aprovou esta quarta-feira, por unanimidade a obrigatoriedade de vacinação dos maiores de 50 anos. A decisão faz parte de um pacote de medidas decididas para conter o aumento de casos de Covid-19 no país. 

As medidas "querem preservar o bom funcionamento dos hospitais e, ao mesmo tempo, manter as escolas e empresas abertas", afirmou o primeiro-ministro Mario Draghi.

"Queremos travar o crescimento da curva de contágio e obrigar os italianos que ainda não se vacinaram a fazê-lo. Intervimos em particular nas faixas etárias com maior risco de hospitalização para reduzir a pressão sobre os hospitais e salvar vidas", acrescentou ainda.

Após uma reunião de cerca de duas horas e meia em que foi promulgado o decreto da vacinação, segundo dá conta o jornal italiano Corriere della Sera, foi também decidido que para os trabalhadores públicos e privados terem acesso ao local de trabalho será necessário ter o passe 'super verde'.

A obrigatoriedade de vacinação é ainda alargada aos funcionários de universidades, que são equiparados a funcionários escolares, independentemente da idade dos mesmos. 

A medida entra em vigor no dia 1 de fevereiro, a partir do qual, se não tiver a vacinação contra a Covid, será sancionado. O decreto aplica-se a todos os residentes na Itália, incluindo cidadãos europeus e estrangeiros, e prevê exceções para os casos de "perigo constatado para a saúde, em relação a condições clínicas específicas documentadas, atestadas pelo médico geral ou pelo vacinador médico".

As multas serão de 100 euros para maiores de 50 anos não vacinados e 600 a 1500 euros para maiores de 50 anos que tenham comparecido ao trabalho sem o passe 'super verde', que implica a vacinação. 

Leia Também: Mulher conduz de Inglaterra a Itália para vacinar a filha de nove anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório