Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Três pessoas acusadas da morte de 16 migrantes na Grécia

Três pessoas foram acusadas de homicídio na Grécia, após a morte de 16 migrantes, que perderam a vida quando o barco que os transportava da Turquia para Itália naufragou, na sexta-feira, anunciaram hoje as autoridades locais.

Três pessoas acusadas da morte de 16 migrantes na Grécia
Notícias ao Minuto

23:46 - 27/12/21 por Lusa

Mundo Justiça

Os três suspeitos, dois com 31 anos e um com 40, estavam entre as 63 pessoas que foram salvas quando o barco se afundou, perto da ilha de Paros. Segundo a Associated Press, que cita a Guarda Costeira local, os três foram acusados de causar um acidente no mar, homicídio doloso e de pertencerem a uma organização criminosa.

Pelo menos 30 migrantes morreram no mar, na costa da Grécia, na semana passada em três acidentes distintos e mais de 160 foram resgatados com vida.

Os traficantes têm tentado evitar as ilhas gregas, perto da costa da Turquia, fortemente patrulhadas pela guarda costeira e a agência europeia de controlo de fronteiras Frontex.

No fim de semana, o ministro da Marinha grego, Giannis Plakiotakis, referiu-se aos traficantes como "assassinos implacáveis" que amontoam pessoas em barcos impróprios para navegar no mar e não sem distribuírem coletes salva-vidas, até aos passageiros menores de idade.

O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) estima que mais de 2.500 pessoas morreram ou desapareceram no mar ao tentarem chegar à Europa, entre janeiro e novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório