Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Tribunal da Turquia mantém empresário Osman Kavala na prisão

Um tribunal turco decidiu hoje manter na prisão o empresário Osman Kavala, detido desde 2017 sem ter sido condenado, apesar das decisões do Conselho da Europa que pretende processar a Turquia por não o libertar.

Tribunal da Turquia mantém empresário Osman Kavala na prisão
Notícias ao Minuto

11:42 - 23/12/21 por Lusa

Mundo Turquia

O mesmo tribunal informou que a próxima sessão do julgamento de Kavala por tentativa de golpe de Estado vai decorrer no dia 17 de janeiro.

Kavala foi inicialmente acusado de tentar derrubar o Governo através do financiamento dos protestos em Istambul contra a demolição do Parque Taksim Gezi, em 2013, mas foi absolvido, tendo sido imediatamente acusado de ligações à tentativa de golpe de Estado de 2016 e mais tarde por espionagem.

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, em Estrasburgo, ordenou em 2019 a Ancara que libertasse Osman Kavala. 

O Conselho da Europa, órgão internacional que integra a Turquia, anunciou no passado dia 03 de novembro que vai iniciar um processo judicial contra Ancara por incumprimento sistemático da decisão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

O Conselho da Europa pode mesmo desencadear sanções contra a Turquia. 

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, declarou que não vai reconhecer as decisões do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. 

Leia Também: Conselho da Europa abre processo contra a Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório