Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

AO MINUTO: "Podemos ultrapassar os recordes"; EUA aprovam comprimido

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: "Podemos ultrapassar os recordes"; EUA aprovam comprimido
Notícias ao Minuto

07:36 - 22/12/21 por Marta Ferreira

Mundo Covid-19

Esta terça-feira ficou marcada pelo anúncio de novas medidas restritivas para conter o crescente avanço da pandemia que se tem intensificado devido à variante Ómicron, que em Portugal já representa 46,9% dos casos de Covid-19

António Costa anunciou na noite de ontem a antecipação da semana de contenção para imediatamente depois do Natal, a partir de dia 25, com as discotecas e bares a encerrar, o teletrabalho a tornar-se obrigatório, encerramento de creches e ATL antecipado, e outras medidas restritivas que poderá consultar neste link. 

Assinalamos, ainda, o aperto das regras lá fora com recolhimento, limite de pessoas à mesa e não só, numa altura em que vários países registam uma explosão de infeções, como é o caso de Espanha, que ontem teve perto de 50 mil casos.  

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! O acompanhamento AO MINUTO termina por aqui, mas será retomado na manhã de quinta-feira. Em caso de sintomas, isole-se, contacte as autoridades de saúde, e siga as recomendações dadas.  

23h56 - Ryanair espera prejuízo de até 450 milhões de euros devido à Ómicron

A companhia aérea irlandesa Ryanair espera um prejuízo anual de 250 a 450 milhões de euros, cerca de metade do número inicialmente projetado, baixando assim a previsão dos lucros, devido ao impacto da variante Ómicron, foi hoje anunciado.

23h46 - Ómicron já foi detetada em todos os estados norte-americanos

A Ómicron, a nova estirpe do SARS-CoV-2, já foi detetada em todos os estados norte-americanos, de acordo com a CNN, que cita os registos dos sistemas hospitalares e de responsáveis estaduais.

O primeiro caso da Ómicron nos Estados Unidos foi identificado há 22 dias no estado da Califórnia.

O estado de Dakota do Sul foi o 50º e derradeiro estado norte-americano onde a Ómicron foi detetada. 

23h00 - Tony Blair chama irresponsáveis e idiotas aos não vacinados

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair classificou hoje num programa de rádio, de "idiota" e "irresponsável" todo aquele que decida não se vacinar contra o coronavírus.

22h20 - Madeira soma 252 novos casos, o n.º mais elevado desde início da pandemia

A Madeira registou 252 novos casos nas últimas 24 horas. Este é o número mais elevado desde o início da pandemia. Foram ainda notificados três mortos, segundo a Direção Regional da Saúde (DRS).

22h15 - SNS24 toma medidas para responder à "pressão muito elevada e repentina"

A Linha SNS24 atendeu na última semana cerca de 240 mil chamadas, quase mais 30% do que na semana anterior, estando a ser tomadas várias medidas para responder à "pressão muito elevada e repentina" devido ao agravamento da pandemia.

22h10 - Brasil acumula mais 3.451 contágios e 143 mortes

No total, o país soma 22.222.928 infeções e 618.091 mortes desde o início da pandemia.

22h05 - África do Sul tem 6% de internados com a Ómicron, 15% noutras variantes

A atual vaga de infeções na África do Sul, dominada pela variante Ómicron, mostra sinais de declínio e está a deixar uma taxa de hospitalização de apenas 5,7%, contra cerca de 15% nas três vagas anteriores.

22h00 - Açores vão alargar rede de testes de antigénio gratuitos

Ao todo são 14 as farmácias que prestam este serviço nos Açores. São sete em Ponta Delgada, quatro na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, uma em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, uma em São Roque, na ilha do Pico, e uma na Praia da Vitória, na ilha Terceira.

21h50 - Espanha "intensifica" vacinação e obriga ao uso de máscaras no exterior

O Governo espanhol decidiu "intensificar e acelerar" o processo de vacinação e estender ao exterior a obrigatoriedade de utilização de máscaras, para lutar contra o aumento de casos, anunciou hoje o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.

21h34 - "Estamos a caminho de uma situação complexa, com muita incerteza", diz Marta Temido

Marta Temido reconhece que Portugal enfrenta uma "situação complexa" nesta altura, motivada sobretudo pelo aparecimento da nova estirpe do SARS-CoV-2, a Ómicron.

"Estamos a caminho de uma situação complexa, e sobretudo ainda com muito desconhecimento e incerteza associados. Atingimos hoje quase nove mil casos, aquilo que eram os cenários dos peritos e especialistas que nos apoiam estão a confirmar-se em torno de um fator, que é a transmissibilidade, que nós já conhecíamos face aos casos designadamente da Dinamarca e do Reino Unido", salientou a governante durante uma entrevista à RTP. 

"Sabíamos que estávamos perante uma variante muito mais transmissível, com possibilidade de duplicação a cada dois, três dias. Falta-nos saber qual é o impacto desta transmissibilidade em termos da severidade da doença e do escape imunitário", observou Marta Temido. 

Questionada sobre a possibilidade de Portugal registar novos máximos de casos, Temido respondeu que "temos de preparar-nos para isso". "Podemos ultrapassar os recordes que já tivemos", frisou, sem apresentar uma estimativa. 

20h16 - FDA aprovou hoje primeiro comprimido contra a Covid-19

A autoridade norte-americana da saúde, a Food and Drug Administration, aprovou hoje o uso do comprimido da Pfizer contra a covid-19, o primeiro tratamento oral nos EUA para combate à doença.

20h14 - Espanha regista novo recorde de casos desde o início da pandemia

Espanha bateu de novo o recorde de maior número de casos diários desde o início da pandemia, com 60.041 novos contágios nas últimas 24 horas.

O país soma também mais 50 vítimas mortais, elevando o total de óbitos associados à SARS-Cov-2 para 88.937.

Em termos globais, Espanha já contabilizou 5.645.095 contágios desde o início da pandemia.

20h04 - Quase 75% dos internados no Santo António, no Porto, não estão vacinados

Dos 19 doentes com Covid-19 internados em enfermaria e unidades de cuidados intensivos no Hospital Santo António, no Porto, 12 não estão vacinados contra o SARS-CoV-2, revelou hoje à Lusa o diretor clínico, José Barros.

"A esmagadora maioria da população nestas faixas etárias, acima dos 60 anos, estão vacinadas, dizem-nos 95%. O que temos aqui são números assustadores de não vacinados porque na verdade o que deveríamos ter era 5% de não vacinados", referiu, acrescentando que "a vacina faz toda a diferença".

19h32 - Agendamento da dose de reforço para maiores de 55 anos abre amanhã

O agendamento da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para maiores de 55 anos vai abrir esta quinta-feira. A informação foi revelada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

19h08 - Açores adiam regresso às aulas para 10 de janeiro

O regresso às aulas nos Açores, depois da interrupção de Natal, vai ser adiado para 10 de janeiro, à semelhança do que está previsto no continente português, revelou hoje o executivo regional.

19h05 - OMS lamenta que só metade do mundo tenha vacinado 40% da população

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) lamentou hoje que apenas metade dos países do mundo tenha conseguido vacinar antes do fim de 2021 pelo menos 40% da sua população contra a Covid-19.

Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, uma melhor distribuição das doses já administradas - mais de oito mil milhões de doses - teria bastado para alcançar esta meta.

19h03 - Turquia aprova a Turkovac, uma vacina própria contra o coronavírus

As autoridades de saúde turcas aprovaram o uso de uma vacina contra a doença Covid-19 desenvolvida na Turquia e designada Turkovac, anunciou hoje o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

19h01 - Estudo demonstra viabilidade de reutilização de máscaras de proteção

Um estudo de investigadores da Universidade de Coimbra (UC), hoje divulgado, demonstra a viabilidade de reutilização das máscaras mais utilizadas contra a Covid-19, para fazer face ao problema ambiental causado pela utilização massiva daqueles dispositivos de proteção individual.

18h58 - Sánchez quer regresso de máscaras obrigatórias no exterior em Espanha

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, anunciou hoje numa reunião com os líderes das comunidades autónomas do país que pretende tornar obrigatória a utilização de máscara nos espaços públicos exteriores devido ao aumento dos casos de Covid-19.

18h56 - Europa teme contágios durante o Natal e avança com restrições

A Europa está a entrar nas festividades do Natal com receio de que as celebrações habituais da época aumentem os casos de Covid-19, em particular com a variante Ómicron, com vários países a reforçarem medidas para travar os contágios.

18h53 - Casos voltam a aumentar em Itália. São mais 36.293 nas últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas, Itália registou mais 36.293 infeções devido à Covid-19. Por outro lado, os óbitos baixaram, contabilizando-se hoje 146 vítimas mortais, menos sete do que ontem.

Em termos globais, o país soma 5.472.469 contágios e 136.077 mortes desde o início da pandemia.

18h21 - Mais 76.456 doses de reforço administradas nas últimas 24 horas

Foram dadas, no último dia, mais 76.456 doses de reforço da vacina contra a Covid-19 em Portugal. No total, já foram inoculadas 2.469.544 pessoas com a terceira dose. A informação consta no relatório de vacinação, referente a Portugal Continental, revelado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). 

17h57 - Macron mantém eleições presidenciais e legislativas de 2022

A França vai manter os "prazos democráticos" das eleições presidenciais de abril e legislativas de junho de 2022, apesar da quinta vaga da pandemia de Covid-19, disse hoje o presidente francês, citado pelo porta-voz do governo.

17h43 - Janeiro pode ter mais casos do que o pico de 2021

O matemático Óscar Felgueiras prevê que Portugal registe mais casos em janeiro de 2022 do que no pico de 2021, que se registou precisamente em janeiro. 

"Certamente que, até ao início do ano, vamos ter aqui um aumento muito expressivo. Será perfeitamente expectável que tenhamos mais casos do que no pico de janeiro do ano passado", afirmou à Renascença

Óscar Felgueiras sublinhou ainda que "a partir de agora, vamos começar a perceber a dimensão do aparecimento" da Ómicron. 

17h31 - Mais de 41 mil testes feitos nos 18 centros da Câmara do Porto

Os 18 centros de testagem à Covid-19 assegurados pela Câmara do Porto realizaram, desde 7 de dezembro, 41.107 testes antigénio, disponíveis gratuitamente para toda a população, revelou hoje a autarquia.

17h15 - Farmácias dizem que testes à Covid-19 vão continuar gratuitos em janeiro

O Governo vai prorrogar para janeiro o regime excecional e temporário que permite a comparticipação de testes de despiste da Covid-19 nas farmácias e laboratórios, adiantou hoje a presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF).

16h43 - OMS adverte que nenhum país sairá da pandemia com reforço da vacinação

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu hoje que nenhum país sairá da pandemia de Covid-19 com doses de reforço de vacinas.

"Nenhum país poderá sair da pandemia com doses de reforço", afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, que se tem manifestado reiteradamente contra a administração de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 quando uma parte da população mundial, os mais pobres, em particular em África, continua por imunizar.

Os "programas indiscriminados de reforço" da vacinação "tendem a prolongar a pandemia em vez de acabá-la, desviando as doses disponíveis para países que já têm altas taxas de vacinação, dando assim ao vírus mais oportunidades de se espalhar e sofrer mutações", frisou. 

16h39 - Mais de 106 mil novos casos no Reino Unido. O número mais alto de sempre

As autoridades de saúde do Reino Unido reportaram, esta quarta-feira, 106.122 novos casos de Covid-19, um recorde de casos. Já o número de óbitos relacionados com a doença, registados nas últimas 24 horas, de acordo com o site oficial do governo britânico, é de 140.

16h15 - População residente em Portugal com imunidade de 86,4% contra a Covid-19

A população residente em Portugal tem imunidade de 86,4% contra a Covid-19, segundo os dados da 3.ª fase do Inquérito Serológico Nacional Covid-19 divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). 

Os resultados "são consistentes com a atual situação epidemiológica, cobertura vacinal e com os dados obtidos nos estudos de efetividade vacinal".

15h54 - Nigéria destrói mais de um milhão de vacinas fora de prazo

A Nigéria destruiu hoje cerca de um milhão de doses expiradas da vacina da AstraZeneca contra a covid-19, apesar de o país atravessar um pico de infeções e de ter quase duplicado a taxa de vacinação na última semana. 

As doses expiradas - 1.066.214 no número exato - foram destruídas na capital da Nigéria, Abuja, uma semana depois de o país ter dito que não aceitará mais doações de vacinas anti-covid-19 com curta duração.

15h39 - Catarina não se vacinou. Após coma, conta a sua luta contra a Covid-19

Catarina Costa, de 38 anos, foi internada nos Cuidados Intensivos do Hospital da Guarda sem estar vacinada contra a Covid-19, tendo ficado 12 dias em coma induzido. A experiência mudou a vida desta mulher que, agora, passou a recomendar a inoculação e a contar como tudo tem acontecido nas redes sociais.

Foi esta segunda-feira que Catarina regressou a casa, quase um mês depois de internamento. 

15h36 - Maior número de casos desde 4 de fevereiro e incidência a subir

Este é o maior número de novos casos desde 4 de fevereiro, indica a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O número de novas infeções registado nas últimas 24 horas é o mais elevado aquela data, quando se registaram 7.914 casos.

A incidência de infeções com o vírus SARS-CoV-2 voltou a aumentar a nível nacional, passando para os 579,3 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) estabilizou nos 1,07, segundo os dados oficiais de hoje.

15h26 - Mais 8.937 novos casos e mais 11 mortes provocadas pela Covid-19

O boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela DGS regista mais 8.937 novos casos de contágio e mais 11 mortes por Covid-19.

Relativamente ao dia de ontem, há uma variação de 0,72% no número de contágios e de 0,06% nas vítimas mortais. 

Os recuperados são mais 3.754  do que na véspera, totalizando 1.145.663 desde o início da pandemia em Portugal.

14h34 - Conselho britânico vai aconselhar vacinar apenas crianças vulneráveis

Os conselheiros do Comité Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI) do Reino Unido vão aconselhar apenas a vacinação a crianças com menos de 11 anos que tenham comorbidades.

Segundo o Guardian, os conselheiros do Governo acreditam que nem todas as crianças, dos 5 aos 11 anos, devem ser imunizadas.

14h27 - Risco de hospitalização na variante Ómicron é menor? Estudo levanta hipótese

Numa altura em que vários países, incluindo Portugal, avançam com mais restrições para tentar travar a propagação da nova variante da Covid-19, um novo estudo traz esperança. De acordo com uma investigação sul-africana, avançada pela Reuters, quem é infetado com Ómicron tem uma menor probabilidade de hospitalização.

14h26 - Portugal negoceia extensão das moratórias da dívida para 2022

O Governo português está a negociar com Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe a extensão da moratória sobre os pagamentos de dívida e sobre as garantias estatais para 2022, disse à Lusa fonte do executivo

14h25 - CNECV alerta para necessidade de envolver crianças na vacinação

O Conselho Nacional de Ética para a Ciências da Vida (CNECV) alertou hoje para a necessidade de envolver as crianças entre os 5 e os 11 anos no processo de decisão sobre a vacinação contra a covid-19.

14h13 - Centro de Investigação europeu desenvolve método para detetar Ómicron

O Centro Comum de Investigação (CCI) da Comissão Europeia divulgou hoje um método rápido que desenvolveu para deteção da variante Ómicron do vírus da covid-19 e está disponível para todos os laboratórios que fazem testes PCR.

14h00 - Linha do SNS 24 ultrapassou esta manhã 40 mil chamadas

A linha do Serviço Nacional de Saúde disponível 24 horas recebeu mais de 40 mil chamadas durante esta manhã. Perante esta necessidade, a Ministra da Saúde afirma que se irá tentar melhorar o serviço.

"Estamos neste momento a acionar um mecanismo para permitir que mais operadores estejam disponíveis na linha", disse Marta Temido.

13h40 - Marta Temido alerta: "Vamos atingir hoje perto de 9 mil casos"

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou em entrevista à CNN que o país deverá atingir hoje perto de 9 mil casos e que está previsto um recorde de casos nos próximos dias. "Nós vamos atingir hoje perto de 9 mil casos registados nas últimas 24 horas", revelou Temido. 

13h03 - Estudo de trombose venosa cerebral confirma segurança das vacinas

O estudo, cujos resultados foram publicados na revista Neurology, visou "definir a incidência na Europa" desta complicação "extremamente rara" que foi descrita em março em relação com a vacina da AstraZeneca.

"Não encontrámos evidência de risco aumentado de trombose venosa cerebral associado às vacinas de mRNA (Pfizer e Moderna). Relativamente à vacina baseada vetor adenoviral mais utilizada na Europa, a vacina da AstraZeneca, os dados confirmam que o risco do síndroma raro de trombose venosa cerebral e trombocitopénia depende da idade", disse a coordenadora do estudo Diana Aguiar de Sousa.    

13h00 - China ordena confinamento dos 13 milhões de residentes de Xian 

As autoridades chinesas decretaram hoje o confinamento dos 13 milhões de residentes na cidade de Xian a partir de quinta-feira, devido a um ressurgimento de casos de covid-19 na capital da província central de Shannxi.

12h56 - Açores com 67 novos casos, 37 recuperações e 479 infeções ativas

Os Açores têm hoje 67 novos casos de Covid-19 e 37 recuperações, contabilizando o arquipélago 479 infeções ativas nas ilhas de São Miguel, Terceira, Santa Maria, Graciosa, Faial, Flores e Pico, segundo a Autoridade de Saúde Regional.

12h51 - Centenas de restaurantes vão encerrar em protesto no Natal e Ano Novo

O presidente da PRO.VAR, Daniel Serra, disse hoje à Lusa que várias centenas de restaurantes vão encerrar em protesto no Natal e passagem de ano, e insistiu na reversão das medidas anunciadas pelo Governo na terça-feira.

12h48 - Áustria endurece medidas para turistas e exige terceira dose da vacina

A Áustria decidiu endurecer as medidas de restrição em viagens devido ao galopar da variante Ómicron para turistas que ainda não receberam a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. O país atualmente permitia turistas totalmente vacinados ou com prova de recuperação da Covid.

12h07 - Jerónimo sobre medidas: "A melhor prova do pudim é comê-lo"

Após esta terça-feira, em Conselho de Ministros extraordinário, o Governo ter decidido novas medidas a adotar no Natal e na Passagem de Ano, Jerónimo de Sousa reagiu, esta manhã, às 'regras' impostas.

"Da nossa parte pode o povo português ter a garantia que assumiremos as nossas responsabilidades", referiu. Questionado sobre se as medidas tomadas foram adequadas, o secretário-geral do PCP foi taxativo: "A melhor prova do pudim é comê-lo".

11h58 - Risco de ser infetado com Covid num avião é duplicado no caso da Ómicron

David Powell, da Associação Internacional de Transporte Aéreo, afirmou à Bloomberg que o risco de ser infetado com o novo coronavírus num avião é duplicado pela variante Ómicron, face à variante Delta. 

De acordo com o especialista, o risco pode ser até três vezes superior, mas diminui se ficar sentado na classe executiva, em vez da zona económica que habitualmente vai mais cheia. 

11h25 - Médico alerta: 90% dos doentes em UCI sem vacina imploram por dose

Um médico intensivista de Londres, Inglaterra, afirma que 90% dos pacientes que trata na unidade de cuidados intensivos não está vacinado e que, no desespero, acaba por implorar para ser vacinado, mas aí já é tarde demais. 

10h54 - Desportista com menos de 30 anos morre com Covid-19 após negar vacina 

Um homem com menos de 30 anos morreu no final da semana passada com Covid-19 após recusar vacinar-se contra a doença.

De acordo com o jornal El Mundo, trata-se de um desportista de Valência, pai de família, cuja doença provocou complicações levando à sua morte. 

10h08 - França poderá chegar aos 100 mil casos diários, alerta ministro da saúde

O ministro da saúde francês Olivier Véran alertou esta quarta-feira que França poderá, muito em breve, chegar a ter 100 mil casos de Covid-19 diários

Atualmente os números situam-se nos 70 mil diários, naquela que é a quinta onda da pandemia no país. Porém, a Ómicron, responsável pela explosão de casos em vários países, ainda não é dominante. 

9h57 - Morreu mulher que sabia que não sobreviveria se ficasse infetada

Justine Laymond sabia que, se contraísse Covid-19, muito provavelmente não sobreviveria. A mulher, de Essex, na Inglaterra, submeteu-se, há 15 anos, a um transplante de pulmões, e era por isso uma doente de risco.

Justine não estava errada e morreu a 7 de dezembro, dois dias depois de ficar doente com Covid-19.

9h30 - "Somos seis pessoas". Em pandemia, como vai ser o Natal de António Costa?

"Somos seis pessoas". É com a companhia de cinco familiares que António Costa vai passar o Natal. A revelação foi feita pelo próprio primeiro-ministro, na mesma conferência de imprensa em que apresentou as novas medidas que estarão em vigor para combater a propagação da Covid-19, num momento em que a variante Ómicron é fator de preocupação - recorde-as aqui.

9h26 - Luz verde à vacinação de crianças entre os 5 e 11 anos em França

O governo francês deu, esta quarta-feira, luz verde à vacinação contra a Covid-19 para crianças entre os 5 e os 11 anos, segundo avançou o ministro da saúde, Olivier Véran, em entrevista à BFMTV.

A decisão foi tomada pelo executivo após parecer final do Conselho de Orientação para a Estratégia de Vacinas (COSV)

8h47 - Filas longas e horas de espera nas ruas dos EUA para testagem à Covid-19

Com o período de festas a aproximar-se e a variante Ómicron cada vez mais presente, os Estados Unidos da América apostam na testagem à Covid-19 em locais públicos, o que tem provocado filas enormes. O Mayor de Nova Iorque, Bill de Blasio, continua a pedir aos cidadãos que recorram às opções disponibilizadas na cidade para serem testados. Contudo, a organização não tem decorrido da melhor forma, dizem os nova iorquinos.

8h38 - Terceira dose para "faixas etárias mais jovens" será decidida esta semana

O Secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, explicou esta quarta-feira na RTP3 as medidas adotadas pelo Governo para travar o avanço da pandemia. Tiago Antunes afirma que estas são "medidas preventivas" para termos Natal mas evitarmos "o pior em janeiro". 

Tiago Antunes adiantou que já está "decidido" que as pessoas com 50 ou mais anos terão recomendação para levarem a dose de reforço, mas que, ainda esta semana, a Comissão Técnica tomará decisões sobre a vacinação de idades inferiores aos 50 anos. 

8h37 - Comparticipação de seis testes à Covid-19 por mês já está em vigor

O Governo decidiu aumentar para seis o número de testes grátis à Covid-19 que cada indivíduo pode fazer por mês e esta medida já está em vigor, depois de a portaria ter sido publicada em Diário da República, ainda na quinta-feira. 

8h37 - Saldos proibidos entre 25 de dezembro e 9 de janeiro

Os saldos estão proibidos entre 25 de dezembro e 9 de janeiro, mas os consumidores vão poder fazer as trocas nas lojas até ao final do próximo mês, segundo uma nota do Conselho de Ministros.

8h30 - Portugal alcança 24 milhões de testes à Covid-19

"Portugal alcançou, dia 20 de dezembro, um total de 24.056.249 milhões de testes à Covid-19 realizados desde o início da pandemia, aproximadamente 16 milhões de testes TAAN/PCR e cerca de 8,1 milhões de Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional". A informação foi revelada, esta quarta-feira, pela Task Force da Testagem, em comunicado. Estes dados não incluem os autotestes.

7h27 - AstraZeneca e Oxford já estão a desenvolver vacina contra Ómicron

O laboratório anglo-sueco AstraZeneca e a Universidade de Oxford revelaram que já começaram a desenvolver uma versão da vacina contra a Covid-19, visando especificamente a nova variante Ómicron.

Sandy Douglas, a líder do grupo de investigação em Oxford, disse ao Financial Times que foram dados "passos preliminares para produzir uma vacina atualizada caso seja necessário".

7h26 - Singapura volta a instituir quarentenas de 14 dias à entrada

Singapura anunciou hoje a suspensão a partir de quinta-feira por pelo menos quatro semanas de entrada sem quarentena para viajantes de cerca de 20 países devido à propagação da variante Ómicron da covid-19

7h25 - Pode este ser mais um sintoma (bizarro)? Especialistas explicam

Alterações bruscas nos padrões do sono, com maior dificuldade em adormecer e um sono interrompido, podem ser sinal de Covid-19, de acordo com o The Sun.

Segundo o jornal, vários britânicos queixam-se de perturbações do sono, sem explicação aparente. Alguns dizem ter pesadelos com frequência, deixando no ar a questão: estes podem ser também sintomas do novo coronavírus?  

Saiba o que dizem os especialistas neste link.  

7h24 - Ómicron: Estes sintomas manifestam-se 48 horas após a infeção

Todos os dias são diagnosticados mais casos de pessoas infetadas com a variante Ómicron do novo coronavírus e, segundo os médicos, se contrair o patógeno é provável que se aperceba logo nas primeiras 48 horas.

Veja os sintomas neste link

7h23 - Alemanha ultrapassa as 109 mil mortes em dia com mais 510 óbitos

A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 510 vítimas mortais, ultrapassando assim as 109 mil mortes por Covid-19, desde o início da pandemia (109.324). Quanto aos infetados, foram desde ontem mais 45.659 as pessoas a testar positivo ao vírus, para um total de 6.878.709 casos registados.

7h22 - China deteta 77 casos nas últimas 24 horas

A China detetou 77 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, 57 dos quais por contágio local, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

A Comissão Nacional de Saúde disse também que 80 pacientes tinham tido alta após terem superado com sucesso a covid-19.

7h20 - Detida enfermeira em Itália que fingia vacinar em troca de 400 euros

Uma enfermeira que fingia injetar a vacina contra o coronavírus, em troca de 400 euros, para os pacientes obterem o certificado de vacinação, foi presa na terça-feira em Palermo, Sicília (sul de Itália), anunciou a Polícia.

O caso junta-se a outras fraudes que aconteceram no país para tentar obter o certificado de vacinação necessário para muitas atividades.

7h13 - Biden recusa "pânico" e garante que EUA estão "preparados" para a Ómicron

Joe Biden garantiu na terça-feira que os Estados Unidos estão "preparados" para enfrentar a nova variante da covid-19 Ómicron, que está a tornar-se dominante, e referiu que não há motivo para "pânico", principalmente entre os norte-americanos vacinados.

"Temos todos que nos preocupar com a Ómicron, mas não devemos entrar em pânico", referiu o chefe de Estado norte-americano.

7h11 - Imagem do primeiro-ministro da Índia seguirá nos certificados de vacinação

O retrato do primeiro-ministro indiano vai continuar nos certificados de vacinação contra a covid-19 após um tribunal de Kerala ter rejeitado terça-feira um pedido para a sua remoção.

A petição apresentada no Supremo Tribunal do Estado de Kerala, no sul da Índia, alegava que a presença da foto do líder nacionalista em mensagens relacionadas com a covid-19 violava os direitos fundamentais.

7h10 - EUA vão suspender restrições para voos desde África do Sul e Moçambique

O Presidente dos Estados Unidos Joe Biden revelou terça-feira que planeia suspender as restrições para viagens desde oito países africanos, incluindo África do Sul e Moçambique, agora que a nova variante da covid-19 Ómicron já está disseminada pelo mundo

7h00 - Bom dia! Começa aqui mais um registo de atualização ao minuto de todos os desenvolvimentos da pandemia da Covid-19. Para recordar o que de relevante aconteceu hoje consulte a peça de ontem aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Governo não quer "remediar"; Israel vai arrancar com 4ª dose

Recomendados para si

;
Campo obrigatório