Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

"Estamos a caminho de uma situação complexa, com muita incerteza"

A ministra da Saúde adverte que Portugal pode ultrapassar o recorde de casos de infeção. Marta Temido admite que ao longo da pandemia foram tomadas decisões que "podem soar contraditórias".

"Estamos a caminho de uma situação complexa, com muita incerteza"
Notícias ao Minuto

20:47 - 22/12/21 por Notícias ao Minuto

País Marta Temido

Marta Temido reconhece que Portugal enfrenta uma "situação complexa" nesta altura, motivada sobretudo pelo aparecimento da nova estirpe do SARS-CoV-2, a Ómicron. Numa entrevista concedida à RTP, a ministra da Saúde avisa ainda que Portugal pode superar os recordes de casos diários de Covid-19. 

"Estamos a caminho de uma situação complexa, e sobretudo ainda com muito desconhecimento e incerteza associados. Atingimos hoje quase nove mil casos, aquilo que eram os cenários dos peritos e especialistas que nos apoiam estão a confirmar-se em torno de um fator, que é a transmissibilidade, que nós já conhecíamos face aos casos designadamente da Dinamarca e do Reino Unido", salientou a governante. 

"Sabíamos que estávamos perante uma variante muito mais transmissível, com possibilidade de duplicação a cada dois, três dias. Falta-nos saber qual é o impacto desta transmissibilidade em termos da severidade da doença e do escape imunitário", observou Marta Temido. 

A ministra esclareceu que ainda não se sabe que internados têm a Ómicron. "Ainda não dispomos dos dados da efetividade da variante", referiu. 

Questionada sobre a possibilidade de Portugal registar novos máximos de casos, Temido respondeu que "temos de preparar-nos para isso". "Podemos ultrapassar os recordes que já tivemos", frisou, sem apresentar uma estimativa. 

"Os próprios peritos consideram que fazer estimativas de números de casos pode ser artificial", afirmou a ministra da Saúde. 

Um dia depois de António Costa ter anunciado novas medidas restritivas, nomeadamente com a antecipação da semana de contenção, surgiram críticas do setor da restauração e, principalmente, dos proprietários de bares e discotecas, que vão encerrar a partir de sábado. 

Marta Temido compreende que algumas decisões podem parecer contraditórias. 

"Ao longo desta pandemia temos tomados decisões que podem soar contraditórias. Aquilo que todos nós podemos fazer é procurar ao máximo evitar contactos mais do que nos focarmos nas contradições entre as medidas, que são fáceis de encontrar", vincou. 

Sobre a interrupção na vacinação nos dias 24, 25 e 26 de dezembro e nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, a responsável pela pasta da Saúde realçou o reforço da "vacinação nos dias de intervalo entre o Natal e o Ano Novo", e explicou a decisão de fazer uma pausa na vacinação neste período. 

"Temos recursos que temos de gerir com grande racionalidade. Os recursos humanos são o recurso mais precioso. No esforço de vacinação a opção que foi feita por quem toma essas decisões e está com essas pessoas no terreno foi de fazer interrupções nos dias 24, 25 e 26 de dezembro e nos dias 31 de dezembro e 1 janeiro", assinalou. 

A ministra da Saúde descartou para já impor a obrigatoriedade do uso de máscara no exterior. 

[Notícia atualizada às 21h31]

Leia Também: AO MINUTO: FDA aprova primeiro comprimido contra Covid; Máximo em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório