Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Glaciar gigante em risco de colapsar poderá elevar nível global do mar

Colapso de um glaciar da dimensão do Thwaites na Antártida poderá elevar o nível do mar no mundo em 60 centímetros.

Glaciar gigante em risco de colapsar poderá elevar nível global do mar
Notícias ao Minuto

23:37 - 14/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Antártida

A última plataforma de gelo remanescente do glaciar Thwaites na Antártida, conhecido por "Doomsday", e que está a 'segurar' o glaciar do colapso total, pode desaparecer dentro de 5 anos provocando milhões de desalojados. 

De acordo com os cientistas, o colapso de um glaciar desta dimensão -  poderíamos comparar este glaciar com Espanha em termos de tamanho -  causaria um aumento do nível do mar no mundo que poderia levar milhões a ter de abandonar as suas casas. 

Este é um dos maiores glaciares, e que mais rápido tem derretido, na Antártica, segundo os cientistas. 

Atualmente esta plataforma contribui com até 4% para o aumento do nível global do mar, mas, quando derretida, estaremos perante um aumento do nível do mar em até 25%. Se todo o glaciar entrar em colapso, o nível do mar poderá aumentar em cerca de 60 centímetros.

Outro dos problemas é que também é provável que destabilize outros glaciares ao longo da Antártica Ocidental.

Se o manto de gelo da Antártica Ocidental derreter completamente, estamos a falar de uma área aproximadamente do tamanho da Índia, o nível do mar global subiria mais de 3 metros, de acordo com a Colaboração Internacional de Glaciar Thwaites. 

Em 2020, os cientistas advertiram que o mundo poderia esperar um aumento de cinco a três metros do nível do mar antes do final do século, transformando as atuais linhas costeiras e forçando centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo a deixar suas casas. 

Leia Também: Glaciar instável no Monte Branco preocupa cientistas e autoridades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório