Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Ex-chanceler alemã Angela Merkel vai escrever uma autobiografia política

A ex-chanceler alemã Angela Merkel, que cessou funções na quarta-feira, vai escrever um livro autobiográfico focado nas suas decisões políticas mais relevantes, informou hoje uma assessora da política.

Ex-chanceler alemã Angela Merkel vai escrever uma autobiografia política
Notícias ao Minuto

13:29 - 10/12/21 por Lusa

Mundo Angela Merkel

Merkel, de 67 anos, entregou a chancelaria alemã ao social-democrata Olaf Scholz na passada quarta-feira, após 16 anos no poder, tendo escolhido não concorrer a um quinto mandato e não divulgar os seus planos para o futuro, embora já tenha dito que não tentará outro cargo político.

Hoje, Beate Baumann, assessora da ex-chanceler alemã, disse ao semanário Der Spiegel que Merkel vai escrever um livro, para "explicar as suas decisões políticas centrais, pelas suas próprias palavras".

O projeto de redação do livro tem uma duração prevista de dois a três anos, segundo Baumann, que acrescentou que Merkel não vai recorrer a um escritor-fantasma (pessoa que escreve obras para outrem que assume a autoria), tendo decidido escrever ela mesma as suas memórias, "sem ajuda de um historiador ou de um jornalista".

Merkel, uma ex-cientista que cresceu na Alemanha Oriental, entrou na política quando o regime comunista se desmoronou, juntando-se ao primeiro Governo pós-reunificação, do então chanceler Helmut Kohl, em 1990.

Angela Merkel foi ministra para a Família e depois ficou com a pasta do Ambiente, antes de se tornar líder da União Democrática Cristã (CDU), de centro-direita, em 2000, quando estava na oposição, tendo sido eleita a primeira mulher chanceler da Alemanha, em 2005.

Leia Também: Putin despediu-se de Merkel e agradeceu os anos de "cooperação frutífera"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório