Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: Portugal? 49 casos de Ómicron; Vacinação "sem dramatização"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Portugal? 49 casos de Ómicron; Vacinação "sem dramatização"
Notícias ao Minuto

07:38 - 10/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Já foram revellados, esta sexta-feira, o calendário e a logística referente à vacinação contra a Covid-19 das crianças entre os 5 e os 11 anos. O processo arranca já no próximo fim de semana e ocorrerá em idade decrescente, ou seja, o grupo dos 11 e 10 será vacinado primeiro e assim sucessivamente até aos 5 anos. 

O tema, que esteve em discussão esta quinta-feira, levou Marta Temido a lembrar que "nunca o Governo tomou decisões em matéria de vacinação" tendo se limitado "sempre, e bem, a acompanhar aquilo que era a decisão técnica, os pareceres dos peritos".

Relativamente a isso, lembrou que a aprovação da vacinação nos mais novos resulta de um parecer em que a "avaliação risco/benefício é favorável à vacinação nesta faixa etária". Esse mesmo parecer foi tornado público esta noite, após o pedido de vários partidos, incluindo PSD, Chega e Iniciativa Liberal.

Se em Portugal o tema da vacinação de crianças ainda levanta dúvidas, lá fora, já se fala num reforço da vacinação também para jovens. É o caso dos EUA, onde já foi aprovada a administração de mais um dose da vacina Pfizer para jovens com 16 e 17 anos.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Fechamos aqui o ao MINUTO desta sexta-feira. Regressaremos este sábado com o acompanhamento da situação pandémica em Portugal e no Mundo. 

23h52 - Dose de reforço da vacina está a produzir efeitos nos maiores de 70

A dose de reforço da vacina contra a covid-19 está a produzir efeitos nos maiores de 70 ao registar-se na última semana "uma desaceleração" no número de novos casos, segundo as "linhas vermelhas" da pandemia hoje divulgadas

23h37 - Brasil avisará países sobre falha no certificado digital após ciberataque

O Governo brasileiro indicou hoje avisará os países que receberão voos do Brasil sobre os problemas no seu certificado digital de vacinação contra a covid-19, para que passem a aceitar o cartão físico, após um ataque cibernético.

Segundo o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Moreira da Cruz, essa notificação será feita pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

23h33 - Ocupação de cuidados intensivos atinge 56% e Algarve já atingiu limite

Portugal continental tem 56% das camas de cuidados intensivos destinada a doentes covid-19 ocupadas e a região do Algarve já "atingiu o limiar de alerta de ocupação", indicam as "linhas vermelhas" da pandemia hoje divulgadas.

23h27 - Vacinar crianças? "Ocultação [do parecer] criou alguma perturbação"

Francisco Louçã afirma que o atraso na publicação do parecer técnico da vacinação causou "ruído" no essencial e afirma, no espaço de comentário semanal na SIC Notícias, que a vacinação em crianças poderá ser tão favorável quanto a que se verificou nos adultos. 

Por outro lado, considera que a gestão política do processo "foi muito complicada" e que isso gerou "ruído" e "perturbação".

23h25 - Pandemia teve um "terrível impacto" na mobilidade das pessoas

A neurologista Ana Verdelho afirmou hoje que a pandemia teve um "terrível impacto" na mobilidade das pessoas, contando que teve doentes que deixaram de andar nos períodos de confinamento.

23h23 - Brasil regista mais 234 mortes e 7.765 novos casos da Covid-19

O Brasil registou, nas últimas horas, mais 234 mortes e 7.765 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados foram revelados esta sexta-feira pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Desde o início da pandemia, o país já somou 616.691 óbitos e 22.184.824 contágios. 

São Paulo mantém-se como o estado mais afetado pela Covid-19. Contabilizou, até ao momento, 4.449.552 infeções e 154.691 vítimas mortais. 

22h55 - Ómicron será dominante no Reino Unido dentro de dias

Dentro de pouco dias, a nova variante da Covid-19, Ómicron, descoberta há pouco mais de duas semanas, poderá tornar-se dominante no Reino Unido. Quem o diz é a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido que aponta que a vacina é menos eficaz contra esta nova variante em comparação com a variante Delta.

22h43 - Açores não decidiram se vacinam crianças entre os cinco e os 11 anos

O Governo Regional dos Açores ainda não tomou uma decisão sobre a vacinação de crianças contra a Covid-19, revelou hoje o secretário da Saúde, reiterando que a prioridade é a conclusão da dose de reforço.

22h36 - Chega quer divulgação das notas intermédias sobre vacinação das crianças

O presidente do Chega quer que o Governo divulgue as notas intermédias que levaram ao parecer final da Comissão Técnica sobre a vacinação de crianças, depois de na quinta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS) ter revelado a posição técnica.

22h08 - Covid-19 com "tendência fortemente crescente". Há 49 casos de Ómicron

"A manter esta taxa de crescimento, a nível nacional, estima-se que o limiar de 480 casos em 14 dias por 100 mil habitantes possa ser ultrapassado nos próximos dias (menos de sete dias)". Dados constam do relatório das 'Linhas Vermelhas', publicado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde e pelo Instituto Ricardo Jorge.

21h35 - Presidente diz não ver razões para situação ser diferente no Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje não ver razões para o país estar numa situação diferente da atual no Natal, considerando que com a vacinação se está a caminhar para "o enfraquecimento da pandemia".

"Não vejo razões para daqui a 15 dias estarmos numa situação que não seja a lógica da continuação da situação que vivemos hoje. Portanto, eu diria que nós estamos a caminhar progressivamente, até por causa da vacinação, para o enfraquecimento da pandemia", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, questionado pelos jornalistas sobre se os portugueses poderiam este ano ter um Natal mais tranquilo.

21h28 - Marcelo apela para que vacinação de crianças decorra "sem dramatização"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje esperar que os pais sejam "sensíveis" aos argumentos dos especialistas quanto à vacinação contra a Covid-19 de crianças e apelou para que processo se faça "sem dramatização".

"Naturalmente que os pais e bem quiseram, saber mais e quiseram estar informados e por isso a vacinação arranca só daqui por uns dias e durará o tempo suficiente para permitir livremente aos pais decidirem. Eu espero que sejam sensíveis aos argumentos dos especialistas, mas decidam livremente em consciente", disse Marcelo Rebelo de Sousa, à margem da reunião do Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves, no Porto.

21h04 - França regista mais 55.339 casos de Covid-19 e 142 mortes

França soma esta sexta-feira mais 55.339 casos de Covid-19, um número que, diz o porta-voz do governo francês Gabriel Attal, se aproxima do pico registado na segunda onda da pandemia.

Relativamente ao número de mortos, contabilizam-se hoje mais 142. 

20h47 - Falsa vacinada morre com Covid-19 no hospital em França

Uma mulher de 57 anos, com um falso certificado de vacinação, morreu com Covid-19 num hospital na região de Ile-de-France, em França. 

A mulher em causa foi internada no hospital Raymond-Poincaré garantindo estar vacinada, facto que condicionou o tratamento que lhe foi dado. 

19h46 - Madeira registou mais uma morte e 58 novos casos

As autoridades da Madeira identificaram 58 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, registado mais uma morte e um total de 803 situações ativas, informou hoje a Direção Regional de Saúde.

19h38 - África do Sul anuncia projeto de produção de vacinas mRNA

A África do Sul conta introduzir em 2023 no mercado uma nova vacina contra a covid-19 produzida localmente no âmbito do projeto Biovac, anunciou hoje fonte do Governo sul-africano.

19h30 - Vacinas nasais protegem melhor contra vírus respiratórios?

A equipa de Yale sugere que se as vacinas nasais forem seguras e eficazes em seres humanos poderão ser usadas em conjunto com vacinas injetáveis para reforçar a resposta imunitária no local do corpo por onde os vírus entram

19h21 - Gouveia e Melo. Vacinar crianças é um critério de "proteção comunitária"

O vice-almirante Gouveia e Melo afirmou hoje que a vacinação contra a covid-19 é um meio de proteção comunitária e não individual, vincando que este critério deve também nortear as decisões sobre a inoculação de crianças.

"Se o único critério for é só para proteger os mais jovens, se calhar aí está muito empatado; mas se o critério for, para além de proteger os mais jovens, proteger os pais dos mais jovens e para proteger a comunidade como um todo, o critério é totalmente desempatado."

19h18 - Incidência em Espanha sobe 17 pontos para 323 casos

A incidência de covid-19 em Espanha aumentou hoje para 323,1 casos por 100.000 habitantes, com 17.012 novas infeções, enquanto a pressão hospitalar nas unidades de cuidados intensivos subiu para 11,41%.

19h10 - Angola soma mais 122 novos casos em cinco dias e dois óbitos

Angola somou, nos últimos cinco dias, 122 novos casos positivos de covid-19, com registo neste período de dois óbitos, segundo dados das autoridades da direção nacional de Saúde Pública angolana.

19h05 - Média diária de infeções sobe para 3.594 no país

O número médio de infeções diárias pelo SARS-CoV-2 subiu para os 3.594 casos nos últimos cinco dias em Portugal, que regista um índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus acima de 1 desde 09 de outubro.

O país tem agora uma média de 3.594 casos de infeção por dia, superior aos 2.902 casos registados em 03 de dezembro, o que representa um crescimento de cerca de 23% no espaço de uma semana.

19h00- Portugal registou 75 mil casos em menores de 18 anos

Portugal registou desde o início da pandemia 175.000 casos de covid-19 em menores de 18 anos, sendo cerca de 69.800 (39,8%) em crianças dos 5 aos 11 anos, segundo dados divulgados no parecer da Comissão Técnica de Vacinação.

18h45 - Não havia tantos casos desde abril. Itália soma 20.497 novas infeções

Desde dia 3 de abril que Itália não registava tantos casos num dia. De acordo com o boletim das autoridades de saúde italianas, esta sexta-feira somam-se 20.497 novos casos de Covid-19 no país perfazendo um total de 5.185.270 infeções desde o início da pandemia. 

No que diz respeito às mortes, contam-se mais 118 esta sexta-feira, num total de 134.669 desde o início da pandemia. 

18h31 - Peritos defendem prioridade à vacinação dos adultos e crianças de risco

Os especialistas em pediatria que elaboraram um parecer para a Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19 defenderam que deve ser dada prioridade à vacinação dos adultos e dos grupos de risco, incluindo as crianças dos 5 aos 11 anos.

18h28 - Intervalo de seis a oito semanas entre duas doses da vacina para crianças

O intervalo entre as duas doses da vacina contra a covid-19 será de seis a oito semanas para as crianças entre 5 e 11 anos e as recuperadas podem receber a primeira dose após 90 dias. 

"Foi o intervalo considerado ótimo"

18h25 - Madeira continua a facultar testes a visitantes para manter atratividade

A Madeira vai continuar a facultar a realização de testes antigénio à covid-19 aos turistas, como forma de manter a atratividade deste destino e não vai alterar as regras preventivas devido ao regresso dos muitos estudantes na quadra festiva.

18h23 - Foram feitas mais 64.506 inoculações com a vacina de reforço Covid-19

A Direção Geral de Saúde informa hoje, no relatório de vacinação, que foram dadas mais 64.506 doses de reforço da vacina nas últimas horas, elevando assim para 1.856.693 o número total de pessoas que levou a sua dose de reforço da vacina.

Foram também dadas mais 21.448 vacinas contra a gripe - que perfazem 2. 176.586 inoculações no total.

18h03 - Reino Unido soma mais 58.194 infetados e 120 mortes por Covid-19

O Reino Unido soma esta sexta-feira mais 58.194 casos de Covid-19 em 24 horas passando agora a totalizar 10.719.165 de infetados desde o início da pandemia. 

O número coloca o país em alerta porque desde dia 9 de janeiro deste ano que o país não registava um número tão elevado. No dia 9 de janeiro o país contabilizou 59.937, um número não muito diferente ao de hoje. 

16h40 - Um terço dos vacinados com estes sintomas têm Covid-19. É o seu caso?

Nariz a pingar e dor de garganta são sintomas comuns que, na realidade, podem ser sinal de infeção por Covid-19. De acordo com um novo estudo, citado pelo Daily Mail, um terço dos adultos totalmente vacinados podem estar infetados.

Saiba mais aqui.

16h25 - Ministro diz que Ómicron está a tornar-se dominante na África do Sul

A variante Ómicron do novo coronavírus, que causa a covid-19, está a tornar-se dominante na África do Sul, ultrapassando a mais letal Delta, anunciou hoje o ministro da Saúde sul-africano, Joe Phaahla. O governante revelou, em conferência de imprensa digital, que cerca de 70% dos casos de covid-19 identificados desde novembro no país resultaram da variante Ómicron. 

"Ómicron impulsionou o ressurgimento dos casos de covid-19 na África do Sul."

16h16 - Concelhos em risco elevado e muito elevado já são mais de 200

O número de concelhos em risco elevado e muito elevado de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 já ascendem a 201, com outros 16 municípios em situação de risco extremo, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Águeda, Anadia, Barrancos, Câmara de Lobos, Carregal do Sal, Condeixa-a-Nova, Corvo, Covilhã, Gouveia, Guarda, Lagoa, Mealhada, Mira, Monchique, Portimão e Vila Nova de Paiva são os 16 concelhos, mais seis face à atualização da última semana, com mais de 960 casos de infeção por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

16h14 - Vacinação das crianças menores de 12 anos começa a 18 e 19 de dezembro

Depois de ter sido dado um parecer favorável à vacinação contra a Covid-19 das crianças dos 5 aos 11 anos, a Direção-Geral de Saúde explica agora como irá decorrer o processo. 

"Portugal iniciará a vacinação das crianças abaixo dos 12 anos no fim de semana de 18 e 19 de dezembro", explicou Lacerda Sales.

Conheça aqui todo o plano de vacinação para menores de 12 anos nos próximos meses. 

15h58 - A vacinação continua a ser "super válida", diz Gouveia e Melo

O vice-almirante Gouveia e Melo voltou a defender hoje a importância da vacinação para a Covid-19, independentemente da faixa etária. O ex-responsável pela task force lembrou que há um ano o número de mortos era muito mais elevado. A vacinação, por isso, continua a ser "super válida", atirou, referindo, ainda, que está "muito mais tranquilo do que há um ano atrás em que não havia vacinação".

15h20 - A República Checa impõe a vacinação obrigatória para maiores de 60 anos

O Governo da República Checa aprovou a vacinação obrigatória contra a covid-19 para pessoas com mais de 60 anos de idade, assistentes sociais e de saúde. Esta é uma das últimas leis aprovadas pelo atual governo e entrará em vigor a 1 de março de 2022.

15h10 - Incidência de novos casos sobe e índice de transmissibilidade mantém-se
 
A incidência de infeções do vírus SARS-CoV-2 voltou a aumentar a nível nacional, ao passar para 457,7 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) se manteve em 1,11, segundo os dados oficiais de hoje.

Notícias ao Minuto Matriz de Risco© DGS  

14h25 - Há mais 16 mortes e 3.742 casos de Covid-19 em Portugal

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 16 óbitos e 3.742 novos casos de Covid-19, revela o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. 

Desde quinta-feira, mais de uma dezena de infetados teve alta hospitalar. Há, atualmente, 947 pessoas internadas em enfermaria (menos 14 do que ontem) e 137 em unidades de cuidados intensivos (menos 5 do que na véspera). Esta sexta-feira, há também menos 631 casos ativos de Covid-19 no país e houve mais recuperados (4.357) do que novos casos nas últimas 24 horas.

13h05 - Dirigente acusado de falsas declarações na vacinação não vai a julgamento
 
Um dirigente de uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) de Leiria acusado do crime de falsas declarações, por alegadamente ter conseguido que uma pessoa fosse vacinada contra a covid-19 apesar de não ser prioritária, não vai a julgamento.

13h01 - Bloco pede pareceres públicos sobre vacinação de crianças
 
A coordenadora do BE, Catarina Martins, apontou hoje "alguma inabilidade" na questão dos pareceres sobre vacinação de crianças contra a covid-19, que criou ruído desnecessário, considerando que estes devem ser públicos para que as pessoas tomem decisões informadas.

12h50 - Doses de reforço podem ser administradas três meses após a última dose

A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) afirmou, esta quinta-feira, que as doses de reforço da vacina contra a covid-19 podem ser administradas de forma "segura e eficaz" três meses após a última injeção. "Embora a recomendação até agora seja administrar as doses de reforço preferencialmente seis meses depois da última toma, os dados disponíveis atualmente permitem apoiar a administração segura e eficaz de uma dose de reforço três meses após o primeira esquema completo de vacinação", afirmou Marco Cavaleri, responsável pela estratégia de vacinação da EMA.

12h44 - Detetado caso de Ómicron em escola primária no Reino Unido

Um caso de Covid-19 da variante Ómicron foi detetado pela primeira vez numa escola primária no Reino Unido. Todos os alunos do 4.º ano, dos 9 aos dez anos, da Escola Primária Manor Community, em Kent, foram aconselhados a permanecerem em casa e a serem testados.

12h00 - Portugal vai levantar restrições de voos para Moçambique
 
Retoma dos voos deve acontecer dentro de dias. Quarentena e exigência de teste negativo são, ainda assim, para manter, garante o ministro dos Negócios Estrangeiros.

11h55 - EUA já vacinaram 4,8 milhões de crianças, com poucos efeitos secundários
 
Um mês depois do início da vacinação de crianças dos 5 aos 11 anos contra a covid-19, os Estados Unidos registaram poucos efeitos secundários, disse a pediatra Claire Boogaard, do hospital Children's National em Washington, D.C. 

11h53 - "Se tivesse filhos dos 5 aos 11 anos, vacinava-os", diz António Costa

O primeiro-ministro não quis hoje, em declarações aos jornalistas, comentar o parecer sobre a vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos, referindo que se trata de uma matéria do âmbito da DGS.

Contudo, garantiu que se tivesse filhos menores, e "dentro da informação que tenho, vacinaria os meus filhos". Apesar disso, crê que cada pai deve informar-se junto dos seus pediatras para "tomarem a decisão com a qual se sintam mais confortáveis".

11h50 - Alemanha aprova a vacinação obrigatória para profissionais de saúde e de lares

A Câmara Baixa do Parlamento alemão (a Bundestag) aprovou, esta sexta-feira, a vacinação obrigatória para os profissionais de saúde e dos lares, que terão que apresentar até março de 2022 o seu certificado de vacinação para se manterem em funções.

571 deputados votaram a favor do projeto de lei, que foi aprovado pelos partidos da coligação governamental de Olaf Scholz (Social-Democratas, Verdes e Liberais), enquanto 80 votaram contra e 38 abstiveram-se.

11h00 - Pessoas que tomam dose de reforço têm risco 90% menor de morrer de Covid

Um novo estudo, citado pelo jornal britânico The Sun, revela que pessoas que tomaram doses de reforço da vacina apresentam uma probabilidade 90% inferior de morrerem vítimas do vírus, comparativamente a quem apenas tomou as duas doses inicialmente recomendadas. 

10h44 - Açores com 33 novos casos e 295 infeções ativas

A Autoridade de Saúde Regional adianta que foram diagnosticados, nas últimas 24 horas, 23 novos casos na ilha de São Miguel, sete na Terceira e três no Faial, resultantes de 753 testes realizados. Em São Miguel, foram registados 14 novos casos positivos no concelho de Ponta Delgada, sete na Lagoa e dois na Ribeira Grande.

10h35 - Alemanha quer aplicação consistente de medidas e aumento de vacinação
 
O novo ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach, apelou hoje à implementação de maneira consistente das medidas de restrição para conter a quarta onda da pandemia de covid-19, insistindo na necessidade de aumentar a taxa de vacinação.

10h00 - Hotéis e alojamento local nos Açores "com abrandamento na procura"

Representantes da hotelaria e do alojamento local nos Açores manifestaram hoje "alguma apreensão" quanto à ocupação para o Natal e Ano Novo, devido à implementação de novas restrições devido à covid-19, que já levaram ao "abrandamento na procura".

09h10 - Espanha prolonga por 14 dias a quarentena para viajantes oriundos de países africanos

O governo espanhol prolongou até 26 de dezembro a quarentena imposta a pessoas vindas de vários países africanos, considerados de alto risco para a propagação da variante Ómicron, noticia o El Pais. O Boletim Oficial do Estado (BOE) publica, esta sexta-feira, a ordem que diz respeito a voos que aterrem em Espanha oriundos de Botswana, Suazilândia, Lesoto, Moçambique, Namíbia, África do Sul e Zimbabué.

07h35 - Coreia do Sul ultrapassa sete mil casos diários pelo 3.º dia consecutivo
 
A Coreia do Sul ultrapassou os 7.000 casos diários de Covid-19 pelo terceiro dia consecutivo, um recorde de infeções que ameaça os hospitais e pode levar à imposição de medidas mais drásticas para travar o surto.

07h25 - Alemanha tem mais 61.288 casos de Covid-19 e 484 mortes a registar desde ontem.

O Instituto Robert Koch dá conta de que a incidência semanal no país desceu, estando agora nos 413,7 casos por 100 mil habitantes. Ontem, este valor era de 422,3.

07h20 - EUA autorizam dose de reforço da Pfizer para jovens de 16 e 17 anos
 
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, em inglês) aprovou quinta-feira a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 da Pfizer para os jovens de 16 e 17 anos.

07h16 - Austrália começa a vacinar crianças dos 5 aos 11 anos a partir de janeiro
 
A Austrália vai começar a vacinar crianças dos cinco aos 11 anos contra a Covid-19 a partir de janeiro, depois de peritos terem recomendado a vacina Pfizer para esse grupo etário, anunciou hoje o Governo australiano.

07h14 - China deteta 63 casos nas últimas 24 horas

A Comissão de Saúde da China informou ainda que o número total de casos ativos é de 1.222, incluindo 29 em estado grave.

07h12 - BioNTech estima dose de reforço após três meses devido à Ómicron

O chefe da farmacêutica alemã BioNTech, Ugür Sahin, estimou, esta quinta-feira, ser necessário administrar o reforço da vacina contra a covid-19 três meses após o esquema vacinal com duas doses devido à transmissibilidade da variante Ómicron.

07h10 - Bom dia! Damos agora início ao acompanhamento da Covid-19. Pode recordar o AO MINUTO anterior aqui.

Leia Também: "Número de portugueses sem médico é o mesmo que no final do Governo PSD"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório