Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19 com "tendência fortemente crescente". Há 49 casos de Ómicron

"A manter esta taxa de crescimento, a nível nacional, estima-se que o limiar de 480 casos em 14 dias por 100 mil habitantes possa ser ultrapassado nos próximos dias (menos de sete dias)". Dados constam do relatório das 'Linhas Vermelhas', publicado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde e pelo Instituto Ricardo Jorge.

Covid-19 com "tendência fortemente crescente". Há 49 casos de Ómicron
Notícias ao Minuto

22:08 - 10/12/21 por Notícias ao Minuto

País Linhas Vermelhas

A atividade epidémica de SARS-CoV-2 tem uma "intensidade elevada, com tendência fortemente crescente a nível nacional". Os dados constam no relatório das 'Linhas Vermelhas', divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Instituto de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), esta sexta-feira.

Já "a pressão nos serviços de saúde e o impacto na mortalidade são elevados, e com tendência crescente, revelando assimetrias regionais".

"A emergência de uma nova variante de preocupação (Ómicron) e o aproximar da época festiva suporta a necessidade de reforçar a vigilância epidemiológica, virológica e do controlo de fronteiras em Portugal, até serem conhecidas mais informações", destaca-se ainda no documento. 

Em pormenor, a DGS e o INSA apontam que "o número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2, por 100 mil habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 466 casos", com "tendência fortemente crescente a nível nacional". No grupo etário com idade igual ou superior a 65 anos, "o número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2, por 100 mil habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 262 casos, com tendência estável a nível nacional."

Quanto ao Rt, este apresenta um "valor igual ou superior a 1", indicando "uma tendência crescente da incidência de infeções por SARS-CoV-2 a nível nacional (1,11) e em todas as regiões, à exceção da região Alentejo". "A manter esta taxa de crescimento, a nível nacional, estima-se que o limiar de 480 casos em 14 dias por 100 mil habitantes possa ser ultrapassado nos próximos dias (menos de sete dias)", vinca-se.

O número de casos internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) no continente revelou "uma tendência crescente, correspondendo a 56% (na semana anterior foi de 50%) do valor crítico definido de 255 camas ocupadas".

A mortalidade por Covid-19 apresenta uma "tendência crescente", tendo aumentado 28% em relação à semana anterior. "A 1 de dezembro de 2021, a mortalidade específica por Covid-19 registou um valor de 21,8 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes, o que corresponde a um aumento de 28% relativamente à semana anterior", precisa o documento. Esta taxa de mortalidade revela "um impacto elevado da pandemia na mortalidade".

E sobre as variantes?

A variante Delta (B.1.617.2) é a "dominante em todas as regiões", destaca o relatório, "com uma frequência relativa de aproximadamente 100% (em atualização) dos casos avaliados na semana 47/2021 (22 a 28 de novembro) em Portugal".

A variante Ómicron está ainda "em evolução e investigação", sendo que estão já "identificados um total de 49 casos associados" a esta. O valor "inclui os casos com sequenciação do genoma viral, bem como os casos nos quais foram identificadas mutações específicas fortemente preditores da variante Ómicron".

[Notícia atualizada às 22h24]

Leia Também: AO MINUTO: Vacinar crianças é "proteção comunitária"; Casos disparam

Recomendados para si

;
Campo obrigatório