Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal vai levantar restrições de voos para Moçambique

Retoma dos voos comerciais deve acontecer dentro de dias. Quarentena e exigência de teste negativo são, ainda assim, para manter, garante o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Portugal vai levantar restrições de voos para Moçambique
Notícias ao Minuto

11:33 - 10/12/21 por Tomásia Sousa

País MNE

Portugal vai retomar "dentro de dias" os voos comerciais com Moçambique, anunciou esta sexta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros. Augusto Santos Silva defendeu que a nova variante do coronavírus, Ómicron, "não é razão bastante" para manter os voos suspensos.

"Ela obriga a cuidados adicionais mas não é razão bastante para manter os voos suspensos. Portanto, os voos comerciais serão retomados com Moçambique", anunciou em declarações à RTP3.

Santos Silva indicou, ainda assim, que se vão manter "três cuidados": exigência de teste negativo à Covid-19 para embarcar, realização de novo teste no desembarque e o cumprimento de um período de quarentena. 

O ministro indicou que já está a ser preparada a alteração do despacho que vai permitir retomar as viagens, o que deverá acontecer já nos próximos dias.

"Ainda vamos realizar dois voos de repatriamento e depois serão retomados os voos normais", apontou.

Os voos comerciais que serão retomados são apenas para viagens essenciais, como "para fins de trabalho, estudo, reunificação familiar, regresso de residentes de Portugal ou de residentes em Portugal a Portugal", exemplificou Santos Silva.

Portugal suspendeu os voos de e para Moçambique a 29 de novembro, impondo ainda quarentena a passageiros oriundos de um conjunto de países africanos.

A decisão surgiu na sequência de preocupações e medidas de contenção na União Europeia, suscitadas pela deteção da nova variante da Covid-19 detetada na África do Sul.

"Entretanto, no decurso deste tempo, as autoridades sanitárias e científicas puderam já conhecer melhor a variante, conhecer a capacidade de resposta a essa variante das vacinas que estão a ser aplicadas e esse conhecimento permite-nos baixar o nível das restrições, ainda com muito cuidado, porque é preciso ser muito cauteloso na gestão da pandemia", disse o ministro.

[Notícia atualizada às 13h42]

Leia Também: Costa contra vacinação obrigatória e restrições de voos para Moçambique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório