Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 30º

Militantes dos Verdes alemães aprovam coligação com SPD e liberais

Os membros dos Verdes alemães aprovaram o acordo de coligação com os sociais-democratas e os liberais, o que permitirá ao Parlamento Federal eleger Olaf Scholz como novo chanceler, anunciou hoje o partido ambientalista.

Militantes dos Verdes alemães aprovam coligação com SPD e liberais
Notícias ao Minuto

15:44 - 06/12/21 por Lusa

Mundo Alemanha

O acordo foi apoiado por 86% dos membros dos Verdes que votaram, disse o secretário-geral do partido, Michael Kellner, citado pela agência de notícias Associated Press.

Este voto de aprovação dos Verdes, que era esperado, era a última etapa do processo de validação partidária do acordo de coligação alcançado no mês passado.

Os outros dois partidos - os sociais-democratas de centro-esquerda do SPD, de Scholz, e os liberais do FDP - aprovaram esmagadoramente o acordo em convenções realizadas no fim de semana.

Scholz deverá ser eleito chanceler no parlamento na quarta-feira, terminando o consulado de 16 anos da conservadora Angela Merkel, que não concorreu a um novo mandato nas eleições de 26 de setembro.

O SPD venceu as eleições com 25,2% dos votos, à frente dos democratas-cristãos da CDU (24,1%), dos Verdes (14,8%) e do FDP (11,5%).

Olaf Schulz, 63 anos, vai liderar um governo com 16 ministros, sendo oito mulheres e oito homens.

O SPD nomeou sete ministros (quatro mulheres e três homens), os Verdes cinco (três mulheres e dois homens) e o FDP quatro (três homens e uma mulher).

"A paridade é importante para mim e é por isso que haverá oito homens e oito mulheres entre os 16 ministros", disse hoje Scholz, citado pela agência de notícias France-Presse.

Leia Também: Novo chanceler da Alemanha escolhe epidemiologista para ministro da Saúde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório