Meteorologia

  • 17 JANEIRO 2022
Tempo
MIN 7º MÁX 15º

Edição

Um terço dos sudaneses vão necessitar de ajuda humanitária em 2022

As Nações Unidas alertaram, num relatório divulgado hoje, que 30% dos sudaneses vão precisar de ajuda humanitária em 2022, a "taxa mais alta numa década" no país, um dos mais pobres do mundo.

Um terço dos sudaneses vão necessitar de ajuda humanitária em 2022
Notícias ao Minuto

11:59 - 06/12/21 por Lusa

Mundo Sudão

No total, 14,3 milhões dos 47,9 milhões de sudaneses e refugiados no Sudão - 57 por cento dos quais mulheres e 55 por cento crianças - precisarão de assistência humanitária, referiu a hoje o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha na sigla inglesa). "Isto é mais 800.000 pessoas do que em 2021", acrescentou a ONU.

Entre estas pessoas vulneráveis encontram-se 2,9 milhões de deslocados, num país devastado por conflitos sangrentos durante décadas, especialmente em Darfur, uma vasta região ocidental, onde uma guerra entre os rebeldes e o regime, que começou em 2003, deixou pelo menos 300.000 mortos e 2,5 milhões de deslocados, principalmente nos primeiros anos, segundo a ONU.

Além disso, o Sudão acolhe cerca de 1,2 milhões de refugiados e requerentes de asilo, 68% dos quais vêm do vizinho Sudão do Sul, depois da sua separação em 2011.

O Sudão saiu, em 2019, de trinta anos da ditadura militar de Omar al-Bashir, sob pressão dos protestos de rua, está mergulhado hoje na estagnação política e económica.

O país tem falta de infraestruturas há décadas, tem lutado para aproveitar ao máximo os seus milhões de hectares de terra agrícola e tem perdido o petróleo no seu subsolo com a secessão do Sudão do Sul.

Após o golpe militar a 25 de outubro deste ano, o país está mergulhado numa crise política.

Leia Também: ONU insta Sudão a respeitar a liberdade de expressão e os media

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório