Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sudão: Autoridades voltaram hoje a libertar dois presos políticos

A oposição sudanesa anunciou hoje que dois políticos foram libertados, um dia depois de terem sido presos pela segunda vez desde o golpe militar de 25 de outubro, quando os militares dissolveram o Governo e prenderam vários representantes civis.

Sudão: Autoridades voltaram hoje a libertar dois presos políticos
Notícias ao Minuto

17:05 - 29/11/21 por Lusa

Mundo Golpe de Estado

Um membro do Comité Jurídico das Forças de Liberdade e Mudança, Moez Hadrat, disse à agência Efe que os libertados são o antigo membro do Conselho Soberano Mohamed al-Faki e o porta-voz deste comité, Yafar Hasan, um conjunto de grupos políticos e organizações civis que faziam parte do Governo antes do golpe.

A aliança da oposição fez parte do processo de transição acordado pelos militares e civis após a queda do ditador Omar al-Bashir, em 2019, mas foi afastada após a revolta de outubro e agora opõe-se ao novo acordo alcançado pelos generais com o primeiro-ministro, Abdullah Hamdok.

Segundo Hadrat, tanto al-Faki como Hasan tinham sido detidos pelas autoridades no domingo, poucas horas depois de terem sido libertados pela primeira vez desde o golpe, na sequência de acusações apresentadas pela Procuradoria do Sudão.

Mais de 20 pessoas foram afetadas pela alteração de domingo, incluindo o ministro da Indústria do Governo dissolvido em 25 de outubro, Ibrahim al-Sheikh, e Waydi Saleh, um antigo membro do Comité para o Desmantelamento do Regime Al-Bashir, que também foi dissolvido pelos generais.

A libertação dos políticos detidos desde o golpe é um dos compromissos incluídos no pacto alcançado em 21 de novembro entre o chefe do exército e o líder do golpe, Abdel-Fattah al-Burhan, e o primeiro-ministro Hamdok para regressar ao cargo.

Foi também uma das principais exigências da comunidade internacional, cuja pressão levou al-Burhan a restabelecer um Governo civil chefiado por Hamdok, um economista que tinha recebido apoio dentro e fora do Sudão para liderar o país na transição democrática.

Leia Também: Sudão. Políticos detidos desde 25 de outubro iniciam hoje greve de fome

Recomendados para si

;
Campo obrigatório