Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Espanha confirma primeiro caso da Ómicron

A nova estirpe foi identificada num turista da África do Sul.

Espanha confirma primeiro caso da Ómicron
Notícias ao Minuto

17:02 - 29/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O serviço de Microbiologia do Hospital Gregorio Marañón, em Madrid, detetou o primeiro caso da variante Ómicron em Espanha, foi hoje revelado.

Segundo o organismo, a nova estirpe foi identificada num turista da África do Sul.

“Conseguimos montar um procedimento que nos permitiu ter o resultado no mesmo dia. O doente está bem”, adiantou o hospital, no Twitter.

De acordo com o El País, trata-se de um homem de 51 anos que regressou da África do Sul a 28 de novembro, depois de fazer escala em Amesterdão, nos Países Baixos.

O Departamento de Saúde de Madrid disse ainda que o homem tem sintomas leves, estando em isolamento enquanto aguarda o período de quarentena obrigatória.

A Direção-Geral de Saúde Pública de Espanha, por sua vez, revelou estar a monitorizar os contactos do voo entre Madrid e Amesterdão.

São já vários os países europeus que identificaram um caso da nova variante Ómicron, que está a causar preocupação em todo o mundo. Espanha junta-se, agora, à lista, com o primeiro caso.

O Ministério da Saúde espanhol adotou várias medidas de combate à nova estirpe, entre as quais uma quarentena obrigatória de 10 dias aos viajantes dos sete países onde a Ómicron foi identificada num primeiro momento - África do Sul, Botwuana, Essuatíni, Malawi, Moçambique, Namíbia e Zimbabué – assim como um maior controlo sanitário de cidadãos provenientes de países de risco. Nesse sentido, será, agora, necessária a apresentação de um teste negativo para entrar no país, bem como a mesma quarentena de 10 dias.

Desde o início da pandemia que Espanha contabiliza 5.131.012 casos e 87.955 mortes devido à Covid-19.

[Notícia atualizada às 17h13]

Leia Também: Espanha impõe restrições a viajantes de países da África Austral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório