Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Neve pintou Navarra de branco (e complicou o trânsito)

Veja as imagens do norte de Espanha coberto de neve e o vídeo da intervenção da Guardia Civil para retirar um jipe da estrada.

Notícias ao Minuto

09:58 - 29/11/21 por Tomásia Sousa

Mundo Espanha

O primeiro grande nevão deste outono pintou de branco as regiões de Navarra e País Basco, em Espanha, este fim de semana e, apesar de não haver registo de danos de maior, a neve gerou algumas complicações no trânsito.

Esta segunda-feira, ainda há quase 150 estradas afetadas, segundo a Guardia Civil.

Bombeiros e Guardia Civil não tiveram mãos para chegar a tantas estradas este domingo e, na PA-31, perto da Avenida de Navarra, chegou mesmo a formar-se uma fila com mais de cem carros. Tiveram de ser moradores e populares a ajudar a limpar a neve para permitir de novo a circulação.


Também este domingo, os Bombeiros de Navarra resgataram 13 crianças e quatro monitores que estavam isoladas pela neve e sem eletricidade na pousada de juventude Guetadar, localizado na cidade navarra de Ezprogui.

O grupo estava a fazer uma visita de estudo, durante o fim de semana, mas teve de pedir ajuda para conseguir regressar a casa, já que o forte nevão inviabilizou o acesso do autocarro à pousada. 

Em Pamplona, a neve chegou aos dez centímetros. O Governo regional tem insistido, esta manhã, no apelo à prudência dos condutores, especialmente nas estradas mais a norte, uma vez que o alerta para a queda de chuva, neve e vento forte continua.

Veja, acima, o vídeo da Guardia Civil a retirar um jipe da neve e as imagens da região coberta de um manto branco.

Leia Também: Prepare-se, temperaturas vão descer amanhã. E já neva na serra da Estrela

Recomendados para si

;
Campo obrigatório