Meteorologia

  • 25 JUNHO 2022
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Vários mortos em confrontos entre exércitos sudanês e etíope

O exército sudanês referiu hoje ter "respondido" a um ataque das forças etíopes na região agrícola de al-Fashaqa, uma zona disputada pelo Sudão e Etiópia, em confrontos que provocaram vários mortos aos dois lados.

Vários mortos em confrontos entre exércitos sudanês e etíope
Notícias ao Minuto

10:44 - 28/11/21 por Lusa

Mundo África

"As nossas forças foram destacadas para proteger as plantações de al-Fashaqa al-Soghra, na área de Baraket Noreen, onde foram atacadas por grupos e milícias pertencentes ao exército etíope", referiram, num comunicado, as forças armadas sudanesas, citadas pela agência noticiosa oficial local SUNA.

Segundo o comunicado, o ataque de sábado "visa intimidar os agricultores, sabotar a colheita e fazer incursões" na área em disputa. 

O exército sudanês reivindicou que as suas forças repeliram o ataque, causando "muitas perdas humanas e materiais nas fileiras dos atacantes", assumindo também que as Forças Armadas do país sofreram igualmente baixas nas suas fileiras, sem avançar um número preciso de mortos em ambos os lados.

A zona de al-Fashaqa, no sudeste da província sudanesa de Qadarif, é uma área disputada entre Cartum e Adis Abeba, onde ocorrem confrontos esporádicos entre militares e agricultores de ambos os países sobre a exploração dessas terras férteis e abundantes em recursos hídricos.

Os confrontos intensificaram-se em 2020 com a guerra entre o Governo federal da Etiópia e as autoridades da província de Tigray, de onde dezenas de milhares de etíopes fugiram para se refugiar no leste do Sudão.

Leia Também: Exército sudanês anuncia morte de vários soldados em ataque etíope

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório