Meteorologia

  • 04 DEZEMBRO 2021
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Edição

"Foi como no filme do Titanic". Relato de voluntário no Canal da Mancha

Um dos primeiros a chegar ao local onde morreram 27 migrantes relata um cenário de horror.

"Foi como no filme do Titanic". Relato de voluntário no Canal da Mancha

Charles Devos, uma das primeiras pessoas a chegar ao local onde 27 migrantes perderam a vida no Canal da Mancha, contou como foi chegar junto da embarcação após o pedido de socorro emitido pela Guarda Costeira francesa. 

Devos, o gerente regional da associação de barcos salva-vidas (SNSM) em Calais, contou à Sky News: "Vi que o barco insuflável tinha realmente murchado. Foi uma válvula que se soltou ou atingiu um objeto? Nunca se sabe, mas eu não acho que foi uma colisão. Acho que aconteceu devido à sobrecarga". 

O voluntário sublinhou que apesar de o mar estar calmo em determinado momento, este não está sempre assim.

 "Foi como no filme Titanic quando se vê todas aquelas pessoas mergulhadas na água, a afogarem-se, sem meios para serem resgatadas."

Devos lamenta só terem conseguido recuperar os mortos, mas diz acreditar que a tragédia se deu devido à sobrecarga da embarcação.

"Não é a primeira vez que embarco neste tipo de barco. São barcos realmente leves que estão sobrecarregados. A tragédia aconteceu porque o barco estava cheio. Barcos que transportam 20 pessoas e que nós os encontramos com cerca de 50 pessoas lá dentro", descreve.   

O relato de  Charles Devos surge após ter sido revelada a primeira fotografia onde seguiam cerca de 50 migrantes e após ter sido divulgada a chamada de socorro feita pela guarda costeira francesa. 

A fotografia mostra uma embarcação de 10 metros de comprimento, de aspeto frágil, onde chega a ser difícil imaginar 50 pessoas no seu interior. 

O barco foi fotografado por um capitão de um barco salva-vidas que chegou e encontrou os corpos a flutuar na água. 

Leia Também: Canal da Mancha: Revelada chamada de socorro feita pela guarda costeira

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;
Campo obrigatório