Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Foi como no filme do Titanic". Relato de voluntário no Canal da Mancha

Um dos primeiros a chegar ao local onde morreram 27 migrantes relata um cenário de horror.

"Foi como no filme do Titanic". Relato de voluntário no Canal da Mancha
Notícias ao Minuto

19:26 - 25/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo 27 migrantes

Charles Devos, uma das primeiras pessoas a chegar ao local onde 27 migrantes perderam a vida no Canal da Mancha, contou como foi chegar junto da embarcação após o pedido de socorro emitido pela Guarda Costeira francesa. 

Devos, o gerente regional da associação de barcos salva-vidas (SNSM) em Calais, contou à Sky News: "Vi que o barco insuflável tinha realmente murchado. Foi uma válvula que se soltou ou atingiu um objeto? Nunca se sabe, mas eu não acho que foi uma colisão. Acho que aconteceu devido à sobrecarga". 

O voluntário sublinhou que apesar de o mar estar calmo em determinado momento, este não está sempre assim.

 "Foi como no filme Titanic quando se vê todas aquelas pessoas mergulhadas na água, a afogarem-se, sem meios para serem resgatadas."

Devos lamenta só terem conseguido recuperar os mortos, mas diz acreditar que a tragédia se deu devido à sobrecarga da embarcação.

"Não é a primeira vez que embarco neste tipo de barco. São barcos realmente leves que estão sobrecarregados. A tragédia aconteceu porque o barco estava cheio. Barcos que transportam 20 pessoas e que nós os encontramos com cerca de 50 pessoas lá dentro", descreve.   

O relato de  Charles Devos surge após ter sido revelada a primeira fotografia onde seguiam cerca de 50 migrantes e após ter sido divulgada a chamada de socorro feita pela guarda costeira francesa. 

A fotografia mostra uma embarcação de 10 metros de comprimento, de aspeto frágil, onde chega a ser difícil imaginar 50 pessoas no seu interior. 

O barco foi fotografado por um capitão de um barco salva-vidas que chegou e encontrou os corpos a flutuar na água. 

Leia Também: Canal da Mancha: Revelada chamada de socorro feita pela guarda costeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório