Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente colombiano vai inaugurar escritório diplomático em Jerusalém

O Presidente da Colômbia, Ivan Duque, destacou hoje a "relação histórica e de fraternidade" existente entre Bogotá e Israel, numa visita em que irá inaugurar um "escritório de inovação" em Jerusalém.

Presidente colombiano vai inaugurar escritório diplomático em Jerusalém
Notícias ao Minuto

15:11 - 08/11/21 por Lusa

Mundo Colômbia

"<span class="news_bold">Estamos no ponto mais alto da nossa relação bilateral", disse Duque, naquela que é a sua primeira visita oficial a Israel.

Numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo israelita, Isaac Herzog, Duque lembrou que, há um ano, foi assinado e ratificado um acordo de livre comércio entre os dois países, que deve permitir triplicar as exportações da Colômbia para Israel.

"Através do comércio e dos investimentos, vamos fortalecer os laços entre os nossos empresários e as nossas instituições", disse o Presidente colombiano.

Em agosto de 2020, Duque ratificou com o então primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu um acordo que permite a exportação para Israel de 7.000 produtos colombianos sem taxas e 99% de material industrial, também sem tarifas alfandegárias.

Duque anunciou a abertura de um "escritório de inovação", na terça-feira, em Jerusalém, que na prática funcionará como uma delegação focada em assuntos económicos com representação diplomática.

"Temos a certeza de que com este escritório existirão muitas mais empresas colombianas a operar em Israel. Hoje, já temos 79, mas podemos perfeitamente triplicá-las", disse Duque, explicando que esta decisão pode ser um passo para a Colômbia reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

A Colômbia mantém a sua embaixada em Telavive, para onde a comunidade internacional transferiu os seus escritórios diplomáticos quando Israel anexou a metade oriental de Jerusalém, em 1980.

Essa opção consensual na comunidade internacional mudou em 2019, quando o ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump transferiu a embaixada dos Estados Unidos para Jerusalém, decisão posteriormente seguida pela Guatemala, Honduras e Kosovo.

"Colômbia e Israel são duas nações irmãs. O que construímos ao longo dos anos não é apenas uma relação económica ou comercial, já que compartilhamos princípios, como a defesa da democracia, a segurança como valor democrático e o bem público e a iniciativa privada como motores de desenvolvimento", explicou Duque.

O Presidente israelita agradeceu a Duque pela abertura do "escritório de inovação" em Jerusalém, bem como por apoiar Israel no cenário internacional.

"A sua visita a Israel será vista como um salto qualitativo nas relações entre os dois países", concluiu Herzog.

Leia Também: Cartel colombiano é aliado de cinco máfias e trafica em quase 30 países

Recomendados para si

;
Campo obrigatório