Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Francisco tem 12 anos e é a nova voz depois de Greta a lutar pelo clima

Jovem colombiano tem chamado a atenção para as alterações climáticas pela forma apaixonada com que 'grita' por mudanças.

Notícias ao Minuto

12:31 - 05/11/21 por Marta Ferreira

Mundo Clima

Em 2018, o mundo começava a conhecer Greta Thunberg, a jovem ativista sueca, hoje com 18 anos, que fazia greve pelo clima. Na altura, a ativista ambiental protestava, próxima ao parlamento sueco, e exigia mais ações por parte dos líderes políticos para mitigar as mudanças climáticas. 

Quase quatro anos após as primeiras notícias sobre a jovem, surge uma nova voz, com apenas 12 anos, a lutar pelo clima. 

Francisco Javier Vera Manzanares apresenta-se de sorriso no rosto e opiniões fortes sobre o que deve ser feito em relação às alterações climáticas.

O jovem tem sido o foco das atenções na Colômbia, de onde é natural, e diz não acreditar que a sua tenra idade seja um fator que diminua a força da sua voz. 

Com 1,40m de altura e personalidade carismática, como descreve a AFP, Francisco não se inibe: “Independentemente do que se diga, de que os meninos e as meninas são o futuro, acredito que somos o presente, somos o presente e temos uma opinião e uma voz como cidadãos”, disse à AFP.

"Mas não nos deixam expressar [a opinião]", lamenta.

Segundo a AFP, Francisco fala depressa e apaixonadamente, com muita gesticulação para enfatizar o seu ponto de vista. O jovem afirma que há poucas crianças na cimeira pelo clima em Glasgow.

Incêndios na Amazónia foram gatilho para lutar pelo clima

As imagens dos incêndios florestais, que devastaram a Amazónia e as florestas da Austrália, corria o ano de 2019, foram o gatilho para o pequeno Francisco, então com apenas nove anos, se fazer ao caminho e começar a lutar pelo clima. 

Na altura, Greta tinha surgido há alguns meses e tornou-se uma inspiração para o jovem. Além de Greta, também Malala Yousafzai foi uma figura importante para o desenvolvimento de Francisco enquanto ativista. Foi com estas duas figuras na cabeça que o pequeno decidiu criar o seu próprio movimento. 

“Quando cheguei a casa naquela noite, ele já tinha reunido todo um banco de dados de contactos para as pessoas do bairro”, disse a mãe Ana Maria Manzanares, uma assistente social. Ana Maria largou o emprego para se dedicar à causa do filho.

O pai, advogado, temeu repercussões pelo filho, mas cedeu e acabou por comprar-lhe um megafone.

Apesar da tenra idade, Francisco é muito eloquente e estava habituado a falar em público, não temendo dar a cara pelas suas causas. 

O movimento criado pelo jovem colombiano tem atualmente cerca de 400 crianças envolvidas. 

Uma semana com todos os presidentes

Francisco está atualmente a faltar às aulas para marcar presença na cimeira pelo clima COP26, em Glasgow. No entanto, o jovem tem outras ambições e preferia passar uma semana com todos os presidentes do mundo para encontrar soluções para a crise climática. 

O menino já recebeu ameaças de morte online, mas mantém-se firme nas suas causas e lamenta que os políticos não estejam tão empenhados neste tema como deveriam. 

Leia Também: Greta Thunberg diz que cimeira de Glasgow é a mais exclusiva de todas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório