Meteorologia

  • 30 MAIO 2023
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

PR da Serra Leoa quer cidadãos com dupla nacionalidade no parlamento

O presidente da Serra Leoa, Julius Maada Bio, anunciou hoje a sua intenção de alterar a Constituição para permitir a candidatura de cidadãos com dupla nacionalidade nas eleições legislativas.

PR da Serra Leoa quer cidadãos com dupla nacionalidade no parlamento

Numa declaração emitida na noite de quarta-feira e hoje citada pela agência France-Presse (AFP), Bio disse ter autorizado o ministro da Justiça a apresentar uma proposta de emenda Constitucional para "permitir que detentores de dupla nacionalidade sejam elegíveis para o parlamento".

A decisão surge após anos de incerteza jurídica sobre o direito de cidadãos com dupla nacionalidade poderem candidatar-se a eleições.

Os partidos políticos têm-se oposto à candidatura de cidadãos com dupla nacionalidade ao parlamento.

Ainda não é conhecida a data da apresentação da proposta de alteração à Constituição no parlamento do país.

Uma antiga colónia britânica rica em diamantes, a Serra Leoa, com 7,5 milhões de habitantes, é um dos países mais pobres do mundo.

A economia do país foi devastada por uma guerra civil que matou 120.000 pessoas entre 1991 e 2002, seguida por um surto de Ébola de 2014 a 2016.

Leia Também: Presidente da Serra Leoa promulga abolição da pena de morte

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório