Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

ONU retoma voos humanitários para retirar migrantes retidos na Líbia

Um grupo de 127 migrantes naturais da Gâmbia, retidos na Líbia, foram repatriados na quinta-feira, anunciou hoje a ONU, marcando assim o reinício dos voos humanitários a partir do território líbio após vários meses de suspensão.

ONU retoma voos humanitários para retirar migrantes retidos na Líbia
Notícias ao Minuto

13:58 - 22/10/21 por Lusa

Mundo Migrações

A retoma dos voos humanitários foi divulgada pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) e pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência que integra o sistema da Organização das Nações Unidas (ONU).

"127 migrantes gambianos foram ajudados a regressar à Gâmbia após o programa de regressos voluntários da OIM ter recebido a autorização para retomar os voos a partir da Líbia", indicou a agência migratória liderada pelo português António Vitorino.

A Líbia é um importante ponto de passagem para centenas de milhares de migrantes, sobretudo africanos e árabes que tentam fugir de conflitos, violência e da pobreza, que procuram alcançar a Europa através do mar Mediterrâneo.

Localizado a cerca de 300 quilómetros das costas italianas, o país faz parte da chamada rota migratória do Mediterrâneo Central, encarada como uma das mais mortais, que sai igualmente a partir da Argélia e da Tunísia em direção à Itália e a Malta.

Devido à situação do país, imerso num caos político e securitário desde a queda do regime de Muhammar Kadhafi em 2011, a Líbia não é considerada "um porto seguro" para os migrantes.

O país tornou-se um terreno fértil para as redes de tráfico ilegal de migrantes e para situações de sequestro, tortura e violações, nomeadamente nos centros de detenção sobrelotados existentes naquele território, segundo as denúncias frequentes das organizações internacionais presentes no terreno.

Através de um comunicado, o ACNUR também saudou hoje o reinício destes voos humanitários, mas reconheceu que "ainda não é suficiente" porque neste momento "vão beneficiar apenas um número limitado de pessoas".

"Mais de 1.000 refugiados e requerentes de asilo vulneráveis constam atualmente numa lista prioritária para os voos humanitários", indicou o enviado especial da agência para o Mediterrâneo Central e Ocidental, Vincent Cochetel.

O representante do ACNUR frisou que o reinício destas operações para retirar os migrantes mais vulneráveis -- que esperam há vários meses para serem ajudados a sair da Líbia - é um passo em frente, mas não acaba com o problema.

Para Vincent Cochetel, é necessária uma solução a longo prazo, que terá de passar, na sua opinião, pela comunidade internacional oferecer a estes migrantes formas legais de deixar este país.

O reinício destes voos humanitários coincidiu com a realização na capital líbia, Tripoli, de uma conferência internacional de apoio à estabilidade na Líbia, na qual a secretária-geral adjunta da ONU para os Assuntos Políticos e a Promoção da Paz, Rosemary DiCarlo, exortou as autoridades líbias a acelerarem o repatriamento dos refugiados retidos no país e a libertarem os migrantes colocados em centros de detenção.

Nas últimas semanas, as autoridades de Tripoli têm sido alvo de fortes críticas devido a situações de maus-tratos e de detenções arbitrárias de migrantes.

No início deste mês, as autoridades realizaram uma operação anti-migração na capital líbia, que resultou em detenções arbitrárias e em larga escala, incluindo de mulheres e de crianças, e que provocou pelo menos uma vítima mortal e 15 feridos.

Pelo menos 5.000 pessoas foram presas durante estes "raides de detenções", realizados no âmbito da luta contra o narcotráfico, segundo a versão oficial das autoridades locais.

Nos dias seguintes, cerca de 2.000 migrantes fugiram de um centro de detenção e seis deles foram mortos a tiro por guardas líbios, de acordo com a OIM.

Leia Também: Líderes da UE concluem cimeira sobre migrações e transição digital

Recomendados para si

;
Campo obrigatório