Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Minsk expulsa embaixador francês por não ter apresentado credenciais

O Ministério francês dos Negócios Estrangeiros confirmou hoje que o embaixador de Paris em Minsk, foi expulso no domingo por não ter apresentado credenciais ao Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko.

Minsk expulsa embaixador francês por não ter apresentado credenciais
Notícias ao Minuto

14:27 - 18/10/21 por Lusa

Mundo Bielorrússia

A França não reconhece a vitória do chefe de Estado da Bielorrússia nas eleições de agosto de 2020.  

O embaixador francês, Nicolas de Lacoste, abandonou Minsk no domingo e vai assumir o cargo de enviado especial para a Bielorrússia, mantendo-se a embaixada a funcionar, referiu um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Paris.

A expulsão de Lacoste é "injustificada" e ocorre após "varias decisões negativas" levadas a cabo por Minsk que "reduziram os meios de ação" da embaixada francesa na capital da Bielorrússia.

Assim, Paris indica que tomou "medidas proporcionais" sobre a embaixada de Minsk em Paris e que "já foram comunicadas às autoridades" da Bielorrússia.

O mesmo porta-voz acrescentou que Lacoste foi expulso depois de Minsk ter aguardado pelo final da autorização especial que foi acordada em 31 de agosto de 2020, depois de o embaixador se ter negado a apresentar as credenciais a Lukashenko "em coerência com a posição comum europeia de não reconhecer a legitimidade do resultado das presidenciais".

De acordo com as regras diplomáticas, disse o porta-voz, as credenciais foram apresentadas, na altura, ao ministro dos Negócios Estrangeiros da Bielorrússia. 

A França não reconheceu o resultado das eleições presidenciais do ano passada o que provocou manifestações de protesto no país depois de terem sido expostas pela oposição suspeitas de fraude por parte de Lukashenko que concorreu pela sexta vez ao cargo.

A União Europeia e os Estados Unidos adotaram sanções contra Minsk pela repressão contra as manifestações.

Leia Também: Embaixador francês na Bielorrússia deixa país após exigência de Governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório