Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

'Turismo de vacinas' leva russos a viajarem para a Sérvia

Nenhuma das vacinas desenvolvidas pela Rússia recebeu 'luz verde' da Organização Mundial de Saúde, e vacinas como a da Pfizer/BioNTech podem permitir aos cidadãos russos viajarem sem entraves e com mais frequência pela Europa.

Notícias ao Minuto

10:15 - 18/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

Muitos russos estão a viajar para a Sérvia para serem inoculados com vacinas contra a Covid-19 que não estão disponíveis na Rússia, uma vez que o país não aprovou o uso de qualquer vacina estrangeira. Por outro lado, nenhuma vacina desenvolvida na Rússia foi aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – a Sputnik V continua a aguardar pela aprovação, por exemplo.

Como tal, são muitos os russos que percorrem milhares de quilómetros para serem inoculados na Sérvia com doses de vacinas da Pfizer/BioNTech ou da AstraZeneca.

Menos entraves nas viagens para a Europa são apenas uma das razões para este ‘turismo de vacinas’.

“Decidimos receber a vacina da Pfizer porque pensamos que vai permitir-nos fazer viagens mais frequentes à Europa”, disse Pavel Grigoriev à Reuters. Este empresário e a sua mulher viajaram de Moscovo para Belgrado para serem inoculados com a vacina da Pfizer/BioNTech.

A escolha da Sérvia deve-se ao facto de este país dos Balcãs ter assegurado muitas vacinas de diferentes fornecedores para o seu programa de vacinação. Em termos domésticos, o sucesso não tem sido o desejado, já que apenas cerca de 50% da população sérvia completou o processo de vacinação devido a forte sentimento antivacinas.

Mas são muitos os estrangeiros que viajam para a Sérvia para serem inoculados. Os dados oficiais indicam que cerca de 160 mil estrangeiros, a maioria das nações vizinhas dos Balcãs, recebeu a vacina contra a Covid-19 na Sérvia.

Este ‘turismo de vacinas’ tem sido bem encarado com agrado pelas agências de viagens russas e sérvias. Depois das nefastas consequências da pandemia para o negócio, agora pretendem lucrar com este novo tipo de turismo.

Leia Também: AO MINUTO: Começa vacinação contra gripe e Covid; Falhanço "criminoso"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório