Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Portos italianos ativos apesar de protestos contra passe sanitário

Os principais portos em Itália continuam hoje em atividade com poucos incidentes, apesar das greves convocadas contra a entrada em vigor da obrigação de apresentar o certificado anti-covid para acesso aos locais de trabalho.

Portos italianos ativos apesar de protestos contra passe sanitário
Notícias ao Minuto

15:44 - 15/10/21 por Lusa

Mundo Covid-19

A decisão, que engloba todos os trabalhadores, incluindo os do setor privado, foi decretada na terça-feira pelo primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, e levou à convocação de protestos em várias cidades do país.

Em Génova (noroeste), onde se previam maiores problemas, a operação no porto foi reduzida, mas não comprometida pelos protestos dos trabalhadores anti-vacinas, que bloquearam a passagem de San Benigno e um terminal, segundo os media locais.

Em Trieste, um dos principais portos italianos, porta para a Europa de Leste, a atividade é normal, ainda que os protestos tenham reunido cerca de 5.000 pessoas, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

"O porto de Trieste funciona: obviamente em algumas etapas haverá dificuldades (...), mas funciona", disse o presidente da região Friuli-Veneza Giulia e da Conferência das Regiões, Massimiliano Fedriga, salientando que "prejudicar a atividade do porto significa prejudicar um grande número de empresas".

Noutras cidades foram organizadas manifestações contra o passe sanitário, como em Milão e Roma, para onde foram destacados mais de 1.000 agentes, após os confrontos nos protestos do passado fim de semana na capital devido à infiltração de neofascistas que assaltaram a sede do sindicato CGIL.

O certificado covid-19 exigido a partir de hoje em Itália para entrada no local de trabalho confirma que o seu portador recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o novo coronavírus, ultrapassou a doença ou foi submetido a um teste com resultado negativo nas horas prévias à sua apresentação.

Os trabalhadores que não respeitam a medida, ficam impedidos de acesso ao seu local de trabalho ou arriscam multas de entre 600 e 1.500 euros.

A covid-19 provocou pelo menos 4.878.719 mortes em todo o mundo, entre mais de 239 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 na China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Leia Também: AO MINUTO: Incidência e Rt sobem; Há 3 concelhos em risco extremo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório