Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Laboratório terá dado 43 mil falsos negativos a utentes no Reino Unido

Testes à Covid-19 foram suspensos naquele local enquanto a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido investiga a situação.

Laboratório terá dado 43 mil falsos negativos a utentes no Reino Unido
Notícias ao Minuto

12:00 - 15/10/21 por Tomásia Sousa com Lusa

Mundo Covid-19

Um laboratório privado de testes à Covid-19 em Wolverhampton foi suspenso depois de o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) ter verificado que cerca de 43.000 pessoas possam ter recebido falsos resultados negativos por causa de erros no laboratório.

"O teste e rastreamento do NHS suspenderam as operações de teste fornecidas pela Immensa Health Clinic Ltd no seu laboratório em Wolverhampton, após uma investigação sobre relatos de pessoas que receberam resultados negativos do teste PCR após terem previamente testado positivo num dispositivo de fluxo lateral", lê-se num comunicado da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, citado pelo The Guardian.

A Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido está a analisar todos os testes realizados pelo laboratório entre 8 de setembro e 12 de outubro que obtiveram resultado negativo. Nesse período, o laboratório em causa recolheu cerca de 400 mil amostras, a maior parte com resultado negativo para a SARS-Cov-2.

A autoridade sanitária diz que se trata "de um incidente isolado atribuído a um laboratório" e que as pessoas afetadas podem vir a ser contactadas para efetuarem um novo teste.

Por outro lado, em West Berkshire Council, Inglaterra, responsáveis locais comunicaram que as pessoas que apresentaram testes negativos depois de análises efetuadas em Newbury Showground, em instalações administradas pelos serviços públicos, entre os dias 3 e 12 de outubro devem ser testadas novamente. 

No Reino Unido são efetuados cerca de um milhão de testes para a Covid-19 diariamente.

Desde a semana passada que são contabilizados mais de 40 mil casos de infeção de SARS CoV-2 por dia no Reino Unido.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.870.405 mortes em todo o mundo, entre mais de 239 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Leia Também: AO MINUTO: Dose única dificulta viagens; Laboratório suspenso após erros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório