Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Vacinas da AstraZeneca chegam à Antártida

Nove meses depois de ser lançada, a vacina AstraZeneca Covid chegou à Antártica.

Vacinas da AstraZeneca chegam à Antártida
Notícias ao Minuto

10:32 - 07/10/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Doses da vacina da AstraZeneca chegaram à Antártida, meses depois de ter sido lançada e ter ajudado grande parte do mundo a combater a pandemia. Foi esta semana que as vacinas foram entregues com o objetivo de imunizar 23 membros de uma equipa britânica a fazer investigação durante o inverno polar, na Base Rothera.

É o local mais a sul para onde a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford já foi transportada, conta a BBC, isso significa que todos os continentes já receberam pelo menos algumas doses. Com exceção de alguns casos numa base chilena, a Antártida tem estado livre de Covid.

As agências científicas internacionais querem manter as coisas assim. Então, com a aproximação da nova temporada de pesquisas de verão, os protocolos de saúde estarão novamente em vigor.

Um exemplo é o da tripulação do novo navio polar do Reino Unido, o RRS Sir David Attenborough, que vai entrar em quarentena antes de seguir para o sul no próximo mês com equipamentos e mantimentos.

Mas o caminho não foi fácil até à chegada das vacinas. Levar as doses da AstraZeneca para Rothera envolveu uma jornada gigante - de mais de 16 mil quilómetros - que começou com um voo RAF Voyager de Brize Norton e incluiu escalas no Senegal e nas Malvinas.

Notícias ao Minuto© BAS/ FCDO

Durante todo esse tempo, as doses tiveram de ser mantidas à temperatura de armazenamento exigida de 2-8°C numa caixa especial de transporte. Um pequeno avião Twin Otter foi usado para a etapa final já na base Rothera do British Antarctic Survey (BAS), que culminou na terça-feira.

A primeira dose da vacina está agora nos braços dos cientistas, engenheiros e equipa de apoio da estação, administrada por um médico no local. A segunda será administrada em quatro semanas. 

Leia Também: Estudo. Há microplásticos em pinguins da Antártida há mais de 15 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório