Chile. O deserto mais seco do mundo voltou a cobrir-se de flores

O deserto do Atacama, no Chile, é de novo palco de um fenómeno que acontece, apenas, a cada cinco ou sete anos.

deserto atacama, chile

© Delegación Presidencial Regional de Atacama

Notícias ao Minuto
30/09/2021 10:53 ‧ 30/09/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Chile

O deserto de Atacama, no Chile, considerado o deserto mais seco do mundo, está coberto de flores lilás, um fenómeno que acontece, apenas, a cada cinco ou sete anos, geralmente associado ao fenómeno 'El Niño', de acordo com a Reuters.

O ministério da Agricultura chileno quer, agora, recriar este manto de flores de forma artificial todos os anos, durante os meses de agosto e setembro, através de "um projeto de irrigação em diferentes áreas da região".

"Vamos escolher lugares com o acesso mais fácil para as pessoas", disse o delegado presidencial da Região do Atacama, Patricio Urquieta, na segunda-feira.

A ideia, porém, atraiu alguma resistência por parte de residentes locais e ambientalistas. Ao coro de críticas, juntou-se o governador de Atacama, que discorda da interferência artificial no território.

"Não concordamos com essa ideia. Vamos ver qual é a base científica para intervir artificialmente num fenómeno natural como o desabrochar do deserto", afirmou Miguel Vargas.

Leia Também: Seis migrantes, incluindo quatro crianças morreram no deserto do Saara

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas