Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Familiares desesperam por notícias após violência em prisão no Equador

Reclusos usaram armas de fogo e facas e foram ouvidas explosões no interior do estabelecimento prisional, em Guaiaquil.

Notícias ao Minuto

10:03 - 30/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Equador

Familiares dos detidos na prisão de Guaiaquil, no Equador, desesperam, no exterior, por notícias. Subiu para mais de 100 o número de mortos após uma batalha entre gangues, esta terça-feira. 

O motim no estabelecimento prisional e a violência que se seguiu deveu-se à disputa entre os gangues 'Los Lobos' e 'Los Choneros'. Os reclusos usaram armas de fogo e facas e foram ouvidas explosões no interior da prisão. 

A operação da polícia e do exército equatoriano só conseguiu pôr fim ao motim e recuperar o controlo da prisão mais de cinco horas depois de a violência ter começado. 

Como resultado destes acontecimentos, o Presidente do Equador, Guillermo Lasso, declarou o estado de emergência em todo o sistema prisional do país por um período de 60 dias.

O estado de emergência procura "salvaguardar os direitos das pessoas privadas da sua liberdade, como um grupo de atenção prioritária", bem como os dos guardas prisionais e agentes da polícia, de acordo com o decreto. Também estipula que os organismos da administração pública coordenem e executem ações para restabelecer a ordem e prevenir novos atos de violência nas prisões.

Já esta quarta-feira, a Comissão Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH) condenou os atos de violência na prisão na cidade equatoriana de Guayaquil e apelou ao país para investigar o que aconteceu. "Recorda-se que os Estados têm o dever legal de adotar medidas para garantir os direitos à vida, integridade pessoal e segurança das pessoas sob a sua custódia", disse a organização sediada em Washington.

Leia Também: Batalha entre gangues em prisão do Equador provocou mais de 100 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório