Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Batalha entre gangues em prisão do Equador provocou mais de 100 mortos

Os reclusos assumiram o controlo da prisão durante cerca de cinco horas.

Batalha entre gangues em prisão do Equador provocou mais de 100 mortos
Notícias ao Minuto

23:59 - 29/09/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Equador

Subiu para mais de 100 o número de mortos após uma batalha entre gangues numa prisão de Guaiaquil, no Equador, esta terça-feira, revela a Associated Press. 

O serviço prisional equatoriano referiu no Twitter que "até ao momento, foram confirmados mais de 100 mortos e 52 feridos". 

O número anterior apontava para 30 mortos, mas Fausto Buenaño, responsável da polícia, já tinha afirmado que ainda estavam a ser identificados corpos encontrados no sistema de canalização da prisão. 

O motim no estabelecimento prisional e a violência que se seguiu deveu-se à disputa entre os gangues 'Los Lobos' e 'Los Choneros'. Os reclusos usaram armas de fogo, facas e foram ouvidas explosões no interior da prisão. 

A operação da polícia e do exército equatoriano só conseguiu pôr fim ao motim e recuperar o controlo da prisão mais de cinco horas depois da violência ter começado. 

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, declarou hoje o estado de exceção em todo o sistema prisional do país. O documento assinado por Lasso indica que a medida abrange todo o sistema prisional por um período de 60 dias.

Leia Também: Pelo menos 24 mortos e 49 feridos após motim em cadeia no Equador

Recomendados para si

;
Campo obrigatório