Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Lava reapareceu na cratera do vulcão Nyiragongo sem perigo iminente

Um lago de lava reapareceu na cratera do vulcão Nyiragongo, sem representar perigo iminente, quatro meses após a erupção que matou 32 pessoas no leste da República Democrática do Congo, foi hoje noticiado.

Lava reapareceu na cratera do vulcão Nyiragongo sem perigo iminente
Notícias ao Minuto

12:36 - 26/09/21 por Lusa

Mundo Vulcão Nyiragongo

"Vimos isso desde 18 de setembro. Observámos o reaparecimento de um lago de lava na cratera do Nyiragongo", disse Kasereka Mahinda, diretora científica do Observatório Vulcânico Goma (OVG).

"Não é um fenómeno que apresenta risco iminente de uma nova erupção, por outro lado é um fenómeno que permite que o vulcão respire. É um sinal natural. O aparecimento deste lago de fogo na cratera minimizará os sismos na zona vulcânica de Goma", explicou a cientista à agência noticiosa France Presse.

A erupção do vulcão Nyiragongo no passado 22 de maio causou a morte a 32 pessoas, destruiu várias centenas de casas e obrigou à deslocação de dezenas de milhar de pessoas, que fugiram de uma erupção límbica do lago Kivu, que poderia libertar enormes quantidades de gás mortífero.

O desaparecimento da lava na cratera fez pensar que tenha ficado soterrada sob a cidade de Goma enquanto, desde esta erupção, a terra treme regularmente, neste aglomerado de dois milhões de habitantes.

No final de julho último, o vulcão Nyiragongo projetou cinzas, não relacionadas com a atividade eruptiva.

"Hoje Nyirangongo encontrou uma maneira de respirar, é um bom sinal. O medo persistiria se a chaminé permanecesse bloqueada", assegurou Kasereka Mahinda.

Leia Também: Aeroporto de La Palma retoma voos suspensos desde sábado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório