Lava reapareceu na cratera do vulcão Nyiragongo sem perigo iminente

Um lago de lava reapareceu na cratera do vulcão Nyiragongo, sem representar perigo iminente, quatro meses após a erupção que matou 32 pessoas no leste da República Democrática do Congo, foi hoje noticiado.

Lava reapareceu na cratera do vulcão Nyiragongo, na RDC, sem perigo iminente

© Lusa

Lusa
26/09/2021 12:36 ‧ 26/09/2021 por Lusa

Mundo

Vulcão Nyiragongo

 

"dummyPub">

"Vimos isso desde 18 de setembro. Observámos o reaparecimento de um lago de lava na cratera do Nyiragongo", disse Kasereka Mahinda, diretora científica do Observatório Vulcânico Goma (OVG).

"Não é um fenómeno que apresenta risco iminente de uma nova erupção, por outro lado é um fenómeno que permite que o vulcão respire. É um sinal natural. O aparecimento deste lago de fogo na cratera minimizará os sismos na zona vulcânica de Goma", explicou a cientista à agência noticiosa France Presse.

A erupção do vulcão Nyiragongo no passado 22 de maio causou a morte a 32 pessoas, destruiu várias centenas de casas e obrigou à deslocação de dezenas de milhar de pessoas, que fugiram de uma erupção límbica do lago Kivu, que poderia libertar enormes quantidades de gás mortífero.

O desaparecimento da lava na cratera fez pensar que tenha ficado soterrada sob a cidade de Goma enquanto, desde esta erupção, a terra treme regularmente, neste aglomerado de dois milhões de habitantes.

No final de julho último, o vulcão Nyiragongo projetou cinzas, não relacionadas com a atividade eruptiva.

"Hoje Nyirangongo encontrou uma maneira de respirar, é um bom sinal. O medo persistiria se a chaminé permanecesse bloqueada", assegurou Kasereka Mahinda.

Leia Também: Aeroporto de La Palma retoma voos suspensos desde sábado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas