Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Task Force ajuda no desafio gripe; Passe sanitário causa baixa

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Task Force ajuda no desafio gripe; Passe sanitário causa baixa
Notícias ao Minuto

08:12 - 25/09/21 por Fábio Nunes e Melissa Lopes

Mundo Coronavírus

Portugal reportou 757 infeções e mais nove óbitos esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, o país soma 1.065.633 casos de contágio e 17.947 mortes.

Francisco George afirma que o mundo falhou na preparação de pandemias como a Covid-19, ainda que alertado por outras doenças emergentes desde há 40 anos. 

"O que é estranho neste processo é que muitos governos, muitos governantes, muitos médicos, muitos cidadãos, não tenham compreendido o fenómeno de 1980 com o aparecimento de um novo vírus, de uma nova doença que até então não tinha existido", disse numa entrevista à Lusa. 

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) acredita que "o mal terá passado", referindo-se aos efeitos da pandemia no setor, mas aponta que a quebra de 56% estimada para este ano "é um desastre"

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! Termina aqui o acompanhamento do desenrolar dos acontecimentos relacionados com a pandemia. Já sabe, em caso de sintomas da Covid-19, mantenha-se isolado e contacte a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e siga as orientações dadas. 

23h00 - Nas últimas 24 horas, o Brasil somou mais  15.688 infeções pelo novo coronavírus e 537 mortes relacionadas com a Covid-19. No total, desde o início da pandemia, o país lusófono acumula 21.343.304 contágios e 594.200 mortes.

22h00 - A Guiné-Bissau não registou nenhum caso de infeção ou morte por Covid-19 nas últimas 24 horas, mas manteve 50 pessoas internadas, revelou o Alto Comissariado contra a doença no seu boletim de evolução da pandemia no país.

21h00 - Cabo Verde registou mais 45 novos casos de infeção pelo coronavírus nas últimas 24 horas e 72 pessoas tiveram alta, segundo informações divulgadas hoje pelo Ministério da Saúde.

20h30 - São Tomé e Príncipe registou mais duas mortes e 43 novas infeções pelo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado de casos para 3.338 desde o início da pandemia, foi hoje anunciado.

20h00 - A task force criou um núcleo que vai ajudar a assegurar a transição da vacinação contra a Covid-19 para a vacinação contra a gripe, afirmou hoje o coordenador daquela estrutura, Henrique Gouveia e Melo

18h00 - As escolas da cidade de Nova Iorque foram impedidas, provisoriamente, por um juiz federal de recurso, de cumprir um mandado para vacinar professores e outros trabalhadores, poucos dias antes da sua entrada em vigor.

16h00 - O primeiro-ministro interino neerlandês, Mark Rutte, demitiu este sábado a secretária de Estado dos Assuntos Económicos após esta ter questionado os passes sanitários da Covid-19, segundo a Reuters. O gabinete de Rutte explicou que a demissão de Mona Keijzer foi justificada pelo facto dos seus comentários chocarem contra a política do governo num assunto “de tanta importância e peso”.

15h01 - Casos ativos e internamentos descem pelo quinto dia consecutivo. O boletim da DGS dá conta, este sábado, de 31.481 casos ativos de infeção em Portugal (menos 278 do que sexta-feira) e 408 doentes internados em enfermaria (menos dois do que na véspera). Ambos os indicadores descem pelo quinto dia consecutivo. No entanto, em Unidades de Cuidados Intensivos estão agora mais sete doentes do que no dia anterior. No total, nestas unidades estão hospitalizadas 83 pessoas com Covid-19.

14h53 - Portugal notifica 713 novos contágios e mais cinco óbitos nas últimas 24h. Portugal reportou 713 novos casos positivos de Covid-19 e mais 5 mortes no espaço de 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado este sábado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal totaliza 1.066.346 casos de contágio e 17.952 vítimas mortais. 

14h31 - Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 13 novos casos positivos de covid-19 e têm seis doentes internados, três dos quais em cuidados intensivos, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

13h24 - Mais de um ano depois de ter surgido, em resposta à pandemia, a União Audiovisual prepara-se para uma nova vida enquanto associação e com projetos a longo prazo, como a criação da Casa do Técnico.

13h05 - A Mongólia registou mais 2.662 casos de novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o reportado pelo Guardian. O país conta com um total acumulado de 292.591 casos confirmados por teste.

12h44 - Mais de um ano depois de ter surgido, em resposta à pandemia, a União Audiovisual prepara-se para uma nova vida enquanto associação e com projetos a longo prazo, como a criação da Casa do Técnico.

12h03 - Rússia reporta mais 22 mil casos de infeção nas últimas 24 horas, elevando o número total acumulado para 7.398.415, avança o Guardian. Morreram mais 822 pessoas no mesmo período, colocando o balanço total em 16.325.

11h36 - África registou 602 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 209.288 o total de óbitos desde o início da pandemia, e 15.106 novos contágios, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

11h28 - Os dados divulgados esta sexta-feira pelo Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos (CDC) indicam que mais de 55% da população elegível para receber as vacinas contra a Covid-19 já foi totalmente imunizada, e que três terços dos americanos foram administrados com pelo menos uma das doses das vacinas. No entanto, mais de 70 milhões de americanos ainda não foram vacinados.

11h20 - Fim de distanciamento social nos Países Baixos. Os Países Baixos acabaram com as medidas de distanciamento este sábado, substituindo-as pela obrigatoriedade de apresentar passe sanitário para entrar em locais como restaurantes, hotéis, bares, museus, etc. O requerimento de distância de 1,5 metros entre as pessoas vigorava há 18 meses.

11h09 - Francisco George, ex-diretor-geral da Saúde e especialista em saúde pública, diz que no combate à pandemia de covid-19 na área da comunicação "nem tudo correu bem". E não o foi "quer por parte de autoridades do Governo quer por outros", diz.

10h48 - O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) instou o Governo a pôr em prática medidas de apoio que ficaram "no papel", porque as empresas "estão presas por arames" e corre-se o risco de "morrer na praia".

10h35 - Os efeitos económicos globais da pandemia e os desafios futuros que se colocam à política monetária são os temas em debate na edição deste ano do Fórum do Banco Centro Europeu (BCE), que decorre na terça e na quarta-feira em formato 'online'.

9h33 - Um ajuntamento de milhares de pessoas, na maioria jovens, na avenida Maria Cristina e na Praça Espanha, em Barcelona, durante a noite terminou com vários atos de vandalismo, especialmente no Palácio de Congressos da Feira. 

Pela segunda noite consecutiva, e no âmbito das festividades da padroeira da cidade, a partir da meia-noite, milhares de jovens concentraram-se naquela zona de Barcelona, perto de Montjuic, para consumirem bebidas alcoólicas e ouvirem música através de grandes colunas.

8h57 - O presidente Guillermo Lasso completou quatro meses à frente do governo do Equador com uma campanha de vacinação que, em 100 dias, mudou a cara do país e deu-lhe popularidade necessária para tentar reformas estruturais que o parlamento nega.

Com 55% da população completamente vacinada, o Equador é o terceiro país da América Latina com mais gente vacinada, atrás somente de Chile e Uruguai, com 73% cada.

8h54 - Francisco Calheiros admite que há um problema de falta de recursos humanos no turismo, porque até estava a ser sexy trabalhar no setor, mas com a pandemia "tudo ficou congelado"

8h17 - O especialista em saúde pública Francisco George admite que o vírus que provoca a doença Covid-19 venha a ser erradicado, porque há hoje meios para tal, mas recusa projetar uma data. "É possível que isso venha a acontecer. Ninguém pode dizer que nunca nos libertaremos deste vírus. Mas também ninguém pode dizer que nos vamos libertar o vírus dentro de pouco tempo", afirma.

8h12 - O Governo de Macau ordenou hoje o encerramento das escolas e das instituições de ensino superior, na sequência de dois casos positivos em funcionários de um hotel para quarentenas no território.

8h07 - Uma dose da vacina Pfizer-BioNTech após duas da chinesa Coronavac multiplica por 20 o nível de anticorpos contra a Covid-19, segundo resultados preliminares de um estudo feito no Uruguai, onde 24% da população teve acesso a este esquema vacinal.

8h05 - A Alemanha registou 7.211 novos contágios e mais 62 óbitos causados pela Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os dados divulgados este sábado pelo Instituto Robert Koch. Em termos globais, a Alemanha contabiliza 4.188.604 casos de infeção e 93.365 vítimas mortais. 

A incidência acumulada voltou a descer, e situa-se em 60,6 casos por 100 mil habitantes. 

8h02 - As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a Covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George.

"Se as coortes estudadas por epidemiologistas perceberem que as crianças são fontes de transmissão do vírus, da infeção, e que precisam de ser protegidas, e se tivermos a certeza da segurança da vacina, não vejo porque não", frisa. 

8h00 - O governo de Macau anunciou que a partir de hoje vai realizar testes à Covid-19 para toda a população, durante três dias, na sequência de dois casos positivos em funcionários de um hotel para quarentenas no território.

7h56 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para que possa acompanhar todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Para consultar o anterior, clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Michelle Bolsonaro vacinada nos EUA; Roménia com recolher

Recomendados para si

;
Campo obrigatório