Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Michelle Bolsonaro vacinada nos EUA; Roménia com recolher

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Michelle Bolsonaro vacinada nos EUA; Roménia com recolher

Portugal entra, a 1 de outubro, na última de três fases de desconfinamento. Com ela, "poderemos começar a permitir a reabertura de bares e discotecas com a exigência de Certificado Digital", apontou ontem à tarde o primeiro-ministro, no final da reunião do Conselho de Ministros, acrescentando que os restaurantes passam a não ter limite máximo de pessoas por grupo e deixam de exigir certificado.

As máscaras continuam a ser necessárias em diversas ocasiões, como nos transportes públicos, nos lares e nas superfícies comerciais.

Com este virar de página, Portugal Continental regressará, um ano depois, à situação de alerta, que estará em vigor entre 1 e 31 de outubro. A situação de alerta é o nível de resposta a situações de catástrofe mais baixo previsto na Lei de Base da Proteção Civil. 

Saiba aqui tudo o que muda (e o que se mantém) a partir do próximo mês.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Boa noite! Suspendemos aqui o registo de hoje, mas o acompanhamento será retomado na manhã de sábado. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Mantenha-se seguro!

23h22 - Levantamento de medidas? "Chamar a isto libertação total é uma fantasia" 

O levantamento de (algumas) medidas no âmbito da Covid-19 - ontem anunciado por António Costa no final do Conselho de Ministros - foi um dos temas em destaque no comentário semanal de Francisco Louçã, na SIC Notícias. O fundador do Bloco de Esquerda começou por considerar que a polémica que envolve a semana 'escolhida' para o anúncio é "um pouco exagerada", uma vez que esta fase do desconfinamento "já era conhecida".

"Chamar a isto libertação total é uma fantasia. Haverá, evidentemente, muito mais à vontade para irmos ao restaurante, ao cinema, para andarmos na rua... daqui a algum tempo - mas ainda não já - para os transportes públicos ou até para as aulas", apontou, vincando ainda que o Governo tomou "medidas razoáveis". 

22h57 - Artistas italianos pedem abertura em pleno dos espaços de cultura 

Uma petição promovida pela Sociedade Italiana de Autores e Editores (SIAE), e assinada por artistas como Eros Ramazotti ou Claudio Baglioni, pede ao Governo que abra em pleno os espaços de cultura e espetáculos, como cinemas ou teatros.

"Exigimos abertura segura dos espaços culturais a plena capacidade", pede a SIAE num documento hoje divulgado, recordando que "muitíssimos artistas se manifestaram a favor da campanha de vacinação" porque a saúde "é sem dúvida a principal prioridade", mas pediram também que a vacinação e o certificado digital sirvam "para um novo começo".

22h12 - Brasil contabiliza 699 mortes e mais 19.438 novos casos

O Brasil reportou, nas últimas 24 horas, mais 699 mortes e 19.438 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados foram revelados esta sexta-feira pelas autoridades de saúde. No total, desde o início da pandemia, o país já contabilizou 593.663 óbitos e 21.327.616 infeções

21h50 - Bolsonaro revela que primeira-dama foi vacinada nos EUA e recebe críticas

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou hoje que a primeira-dama foi vacinada contra a covid-19 nos Estados Unidos, situação duramente criticada por quem considera essa uma atitude de "desprezo" perante a saúde pública do país.

"Tomar a vacina é uma decisão pessoal. A minha mulher (Michelle Bolsonaro), por exemplo, decidiu tomá-la nos Estados Unidos. Eu não tomei", disse o líder da extrema-direita brasileira numa entrevista publicada hoje na revista Veja.

20h16 - Madeira com 12 novos casos e oito recuperações nas últimas 24 horas

As autoridades de saúde da Madeira diagnosticaram 12 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e, registaram mais oito recuperações, informou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

19h26 - França reporta 49 mortos por Covid nas últimas horas. Internados descem

Esta sexta-feira, França reporta uma descida no número de internamentos. Há 8.107 doentes hospitalizados (menos 130 em relação a ontem e menos 936 em relação à semana anterior), dos quais 1.586 em unidades de Cuidados Intensivos, menos 23 do que ontem e menos 305 em relação à sexta-feira passada.

19h05 - S. Tomé e Príncipe com mais 78 casos e 23 recuperações em 24h

São Tomé e Príncipe registou mais 78 casos de infeção pelo novo coronavírus e 23 recuperações da doença nas últimas 24 horas, elevando o total de infetados desde o início da pandemia para 3.295, anunciaram hoje as autoridades. De acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, o país não registou qualquer morte nas últimas 24 horas.  

18h50 - EUA doam 336 mil doses da vacina Johnson & Johnson a Moçambique 

Os EUA doaram hoje 336 mil doses da vacina contra a Covid-19 da Johnson & Johnson a Moçambique, anunciou a embaixada norte-americana em Maputo. É o segundo lote entregue pela administração norte-americana depois de 302.400 vacinas da mesma marca entregues em julho e que se juntam a diversas doações internacionais.

EUA são "o maior doador bilateral de vacinas a Moçambique" e "têm o prazer de fazer parte deste esforço global", destacou o embaixador Dennis Hearne  

18h44 - Macau decreta estado de emergência imediata

Macau decretou hoje o estado de emergência imediata após detetar mais um caso de infeção com o novo coronavírus, o 65.º no território, informaram as autoridades. Trata-se de um segurança de um hotel, que tem acolhido pessoas obrigadas a cumprir quarentena no âmbito das medidas de restrição devido à Covid-19.

O anúncio surge poucas horas após as autoridades sanitárias terem contabilizado mais um caso, um residente de Macau de nacionalidade turca, de 31 anos, que partiu da Turquia e que efetuou escala e transferência de voo em Singapura, que inicialmente tinha acusado negativo ao teste contra a Covid-19, de acordo com o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

18h34 - Moçambique regista uma morte, 69 casos e 217 recuperados

Moçambique registou hoje uma morte, 69 infeções e 217 casos recuperados de Covid-19, segundo o boletim diário do Ministério da Saúde sobre a pandemia. A vítima mortal foi um homem de 78 anos, cujo óbito foi declarado na quinta-feira.

17h53 - Roménia impõe recolher obrigatório noturno para não vacinados 

A Roménia vai impor este fim de semana um recolher obrigatório noturno para não vacinados em várias regiões após o país ter registado um aumento dos internamentos nas UCI e quando apenas um terço da população adulta está vacinada. O recolher obrigatório noturno vai ser aplicado de sexta-feira a domingo entre as 20h00 e as 05h00 nas localidades que tenham registado mais de seus casos diários de covid por cada mil habitantes.

17h27 - Espanha regista 2.746 novos casos e 44 mortes nas últimas 24 horas

A Espanha registou 2.746 novos casos de infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, tendo o Ministério da Saúde também notificado mais 44 mortes atribuídas à doença desde quinta-feira. O número total de casos registados em Espanha desde o início da pandemia é de 4.946.601 e já morreram 86.229 pessoas com a doença.

17h11 - Itália soma 52 mortes e 3.797 novos casos em apenas 24 horas

Itália reportou, nas últimas 24 horas, mais 52 mortes e 3.797 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados foram revelados esta sexta-feira pelas autoridades de saúde. Desde o início da pandemia, o país somou já 130.603 vítimas mortais e 4.653.696 infeções. 

17h00 - Reino Unido reporta mais 180 mortes e 35.623 novos casos

O Reino Unido reportou, nas últimas 24 horas, 180 mortes e 35.623 novos casos relacionados com a Covid-19. As informações foram reveladas esta sexta-feira pelas autoridades de saúde. Estes dados de hoje comparam-se com as 182 vítimas mortais e os 36.710 contágios identificados esta quinta-feira, verificando-se uma descida em ambos os vetores. 

16h34 - Atividade epidémica moderada com tendência decrescente a nível nacional 

"A análise dos diferentes indicadores revela uma atividade epidémica de infeção por SARS-CoV-2 de intensidade moderada, com tendência decrescente a nível nacional, assim como uma tendência decrescente na pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade por Covid-19". É esta a radiografia feita pelas autoridades de saúde feita à pandemia em Portugal e que está refletida no relatório de  Monitorização das Linhas Vermelhas publicado esta sexta-feira. Esta é, aliás, uma tendência que prossegue o caminho já iniciado em semanas anteriores. 

16h11 - "Tomei 1ª dose de Pfizer e contraí Covid". Eduardo Bolsonaro infetado

O deputado brasileiro Eduardo Bolsonaro - e filho do atual presidente Jair Bolsonaro - está infetado com o novo coronavírus. O político, recorde-se, fez parte da comitiva que, no início da semana, esteve em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para a participação do país na Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU).

A informação foi revelada pelo próprio na rede social Twitter, aproveitando também o 'momento' para lançar farpas ao passaporte sanitário. "Sabemos que as vacinas foram feitas mais rápidas do que o padrão. Tomei a 1ª dose de Pfizer e contraí Covid", asseverou.

16h04 - Média diária de casos baixa para 727 e regiões têm Rt abaixo de 1

A média de casos diários de infeção baixou para 727 nos últimos cinco dias e todas as regiões apresentam um índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 inferior ao limiar de 1, indicou hoje o INSA.

Os dados do INSA indicam ainda que o Norte (247) e Lisboa e Vale do Tejo (255) são as regiões que apresentam uma média mais elevada de casos a cinco dias, muito acima das restantes: Centro (97), Alentejo (45), Algarve (69), Açores (11) e Madeira (13).

15h50 - Pandemia em exposição no Museu Nacional de História Natural e da Ciência
 
As diferentes faces da pandemia de Covid-19 estão expostas no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, onde através de diversos materiais se conta o percurso do vírus que alterou a vida da população mundial.

15h35 - Há (apenas) um concelho em risco extremo e sete em risco muito elevado
 
Portugal volta a ter hoje um concelho em risco extremo de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 e sete em risco muito elevado, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado.

Hoje o relatório das autoridades revela que está neste patamar o concelho de Barrancos com 1.171 casos na análise referente à incidência cumulativa a 14 dias entre 9 e 22 de setembro.

Em risco muito elevado, ou seja, com uma incidência de entre 480 e 959,9 casos por 100 mil habitantes, estão sete concelhos: Albufeira (489), Alcoutim (674), São Brás de Alportel (501), Celorico da Beira (519), Penela (594), Povoa de Lanhoso (489) e Vidigueira (566).

14h45 - Rt sobe ligeiramente, incidência segue a descer

A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias voltou a descer hoje quer no continente quer a nível nacional, enquanto os valores do índice de transmissibilidade registaram um aumento.

A incidência a nível nacional desceu de 137,4 para 127,3 casos por 100 mil habitantes e que o índice de transmissibilidade (Rt) é agora de 0,83, o que representa uma ligeira subida (na anterior atualização o valor era de 0,82).

Notícias ao Minuto Rt sobe ligeiramente© DGS  

14h30 - Portugal regista nove mortes e 757 novos casos de Covid-19 

Portugal diagnosticou, no último dia, mais 757 casos de contágio pelo novo coronavírus e reportou nove mortes relacionadas com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde divulgado esta sexta-feira.

Nas últimas 24 horas, recuperaram da Covid-19 mais 1.155 pessoas, pelo que continua a descer o número de casos ativos no país: são agora 31.759, menos 407 do que na véspera. 

13h15 - Reabertura de discotecas é "ótima", mas chega "tarde" para o Algarve
 
O anúncio da abertura das discotecas em 1 de outubro, feito na quinta-feira pelo Governo, é uma "ótima" notícia para o setor, mas chega "tarde", disse hoje o presidente da Associação de Discotecas do Sul e Algarve (ADSA).

13h01 - Politécnico de Bragança mantém aulas à distância pontuais
 
O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Rodrigues, informou hoje que a instituição irá manter o sistema de ensino híbrido, com aulas à distância em situações pontuais.

12h55 - Açores com 17 novas infeções e 123 casos positivos ativos
 
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 17 novos casos positivos de Covid-19, sendo 15 em São Miguel e dois na Terceira, registando atualmente 123 casos positivos ativos, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

12h30 - Setor turístico da Madeira "está a recuperar bem", diz Governo Regional
 
O presidente do Governo da Madeira afirmou hoje que o principal setor económico regional, o turismo, "está a recuperar bem" da crise provocada pela pandemia de Covid-19, com 90% dos hotéis em funcionamento e "bons índices de ocupação".

12h12 - Pandemia já matou pelo menos 4.725.638 pessoas no mundo
 
A pandemia de Covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.725.638 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

12h05 - Task Force apela à vacinação dos recuperados com "maior brevidade possível"

A Task Force lançou hoje um apelo a todas as pessoas que recuperaram da Covid-19 há pelo menos três meses e que não chegaram a receber a vacina para se vacinarem "com a maior brevidade possível".

Numa nota enviada à comunicação social, a equipa responsável pelo processo de vacinação contra a infeção provocada pelo vírus SARS-CoV-2 lembra que os utentes devem recorrer à modalidade 'Casa Aberta', sem restrição de idades ou local de residência, porque os centros de vacinação atualmente existentes "serão, em breve, empenhados na vacinação da gripe".

11h40 - Call Center da Vacinação contra a Covid-19 na Madeira atende mais de 10 mil chamadas por dia

11h25 - Bares e discotecas do Porto pedem reposição imediata de apoios
 
O presidente da Associação de Bares e Discotecas da Movida do Porto (ABDMP) pediu hoje ao Governo que cumpra "de imediato" a promessa de repor os apoios aos estabelecimentos de diversão noturna, que diz estarem suspensos desde janeiro.

11h14 - Rússia regista novo recorde diário com 828 mortes no país
 
A Rússia registou um novo recorde de 828 mortes diárias devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados fornecidos pelo centro de crise do Governo russo.

11h00 - Oregon deixa conselhos sobre encontros em tempo de pandemia

A Autoridade de Saúde do estado norte-americano do Oregon 'deu autorização' para que as pessoas voltem a ter encontros na rua novamente. Numa série de conselhos deixada no Facebook, as autoridades explicam que, se ambos estiverem vacinados, é "seguro" ter alguma intimidade. A dica é deixada quase 18 meses após a autoridade de saúde pública ter feito circular pela primeira vez um conselho alertando os habitantes de Oregon: "Você é o seu parceiro sexual mais seguro".

10h30 - África com mais 1.092 mortes e 24.308 infetados nas últimas 24 horas
 
África registou 1.092 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 208.686 o total de óbitos desde o início da pandemia, e 24.308 novos contágios, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

10h22 - FPF pede levantamento das limitações nos recintos desportivos
 
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) solicitou à Direção-Geral da Saúde (DGS) o levantamento das limitações em relação à lotação dos recintos desportivos, com efeitos já em outubro, foi hoje anunciado.

10h15 - Brilhante Dias esclarece frase polémica. "Lamento se não fui claro"
 
Secretário de Estado da Internacionalização lamenta a interpretação que foi dada às suas declarações sobre a forma como Portugal enfrentou a pandemia e esclarece que as suas palavras foram proferidas no contexto de uma questão sobre a perspetiva externa sobre o país.

10h00 - Vietname adia reabertura da ilha turística de Phu Quoc

A reabertura estava prevista para outubro - para turistas vacinados -, mas foi adiada para novembro, uma vez que não conseguiu cumprir as metas de vacinação da população residente devido à falta de doses suficientes.

09h35 - Desporto escolar funcionou como 'almofada' durante segundo confinamento
 
O desporto escolar funcionou como uma 'almofada' na saúde mental de crianças e jovens atletas durante o segundo confinamento devido à pandemia de Covid-19, disse hoje à Lusa a investigadora Liliana Pitacho.

08h41 - Os principais efeitos secundários da vacina nas crianças
 
Apesar das crianças apresentarem um menor risco de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, a verdade é que não estão totalmente imunes - o que tem incitado autoridades de saúde e governos de todo o mundo a começar a vacinar os mais novos.

De acordo com a agência de saúde pública Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a vacinação contra o SARS-CoV-2 terá um efeito semelhante nas crianças comparativamente aos sintomas experienciados pela população adulta.

08h14 - Portugal passa para Alerta ao levantar restrições
 
Portugal avança a 1 de outubro para a terceira e última fase do levantamento das restrições impostas para controlar a pandemia de Covid-19, altura em que o país passa do estado de emergência para a situação de alerta. Reveja tudo o que muda.

08h00 - Estrelas da NBA recusam a vacina e correm o risco de ser afastados

Cerca de 90% dos jogadores da NBA já receberam a vacina contra a Covid-19, e os 10% restantes (o equivalente a entre 40 e 50 atletas) correm sérios riscos de vir a desfalcar as respetivas equipas, o que está a dar que falar no basquetebol norte-americano. Kyrie Irving e Andrew Wiggins são dois dos casos mais mediáticos.

07h55 - APED insiste na redução da carga fiscal para empresas e consumidores
 
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) insiste na redução da carga fiscal para as empresas e para os consumidores, que deve ser incluída no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

07h50 - Task force marcou viragem na comunicação. Inspirou "confiança"
 
A entrada em funções da task-force para a vacinação, liderada pelo oficial Henrique Gouveia e Melo, marcou um ponto de viragem na comunicação relativa à pandemia de Covid-19, defendeu em entrevista à Lusa a investigadora Cristina Ponte.

07h48 - Covid-19 pode acabar "daqui a um ano", diz presidente da Moderna
 
Stéphane Bancel crê que o aumento da capacidade de produção da indústria farmacêutica permitirá que a maioria do mundo esteja imunizada contra o coronavírus até meados de 2022.

07h42 - Alemanha abaixo dos mil casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

A Alemanha diagnosticou, nas últimas 24 horas, 9.727 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 65 mortes associadas à doença. De acordo com os dados atualizados esta sexta-feira pelo Instituto Robert Koch, a taxa de incidência da Covid-19 na Alemanha fixa-se agora nos 62,5 casos por 100 mil habitantes. 

07h40 - "Saturação" e "banalização" são hoje os maiores riscos da pandemia
 
A saturação da população e a banalização das mortes causadas por Covid-19 são atualmente os principais riscos da pandemia provocada pelo novo coronavírus, na opinião da especialista em comunicação Cristina Ponte, da Universidade Nova de Lisboa.

07h34 - CDC dos EUA recomendam reforço da vacinação para idosos vulneráveis
 
Os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos aprovaram o reforço de vacinas contra a Covid-19 para norte-americanos com mais de 65 anos e pessoas vulneráveis, incluindo profissionais de saúde.

07h30 - Autoridades satisfeitas com desmobilização de jovens em Santos
 
As autoridades fizeram na quinta-feira um balanço positivo em relação ao adiantamento do horário de encerramento dos estabelecimentos na zona lisboeta de Santos, embora os jovens tenham considerado que dispersar às 23h00 "não faz muito sentido".

07h25 - China deteta 30 novos casos locais em Fujian e Heilongjiang
 
A China anunciou hoje ter identificado 54 novos casos de Covid-19, dos quais 30 por contágio local, diagnosticados nas províncias de Fujian e Heilongjiang.

07h22 - OMS inclui mais dois medicamentos para tratamento da Covid-19
 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou hoje dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da Covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes: o casirivimab e o imdevimab, fabricado pela norte-americana Regeneron.

07h15 - Coreia do Sul regista máximo diário de casos

A Coreia do Sul registou hoje 2.434 novos casos de Covid-19, um número recorde desde o início da pandemia, que surge logo após um dos principais períodos festivos no país asiático.

07h10 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para que possa acompanhar todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Para consultar o anterior, clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Um ano depois, 'Alerta' volta; Eurico em dia "não brilhante"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório