Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Conselheiro do presidente da Ucrânia foi alvo de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir escapou ileso após terem disparado contra o carro onde seguia. Mas o seu motorista ficou ferido e teve ser hospitalizado.

Conselheiro do presidente da Ucrânia foi alvo de tentativa de assassinato
Notícias ao Minuto

10:48 - 22/09/21 por Fábio Nunes

Mundo Ucrânia

Um dos principais conselheiros do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira na região de Kiev, avança o The New York Times. Foram disparados vários tiros contra o carro onde seguia Serhiy Shefir, que escapou ileso ao ataque.

No entanto, o seu motorista ficou ferido neste ataque e teve de ser hospitalizado, revelou num comunicado Irina Venediktova,  a procuradora-geral ucraniana. 

"Pessoas não identificadas, de acordo com dados preliminares, dispararam cerca de 10 tiros de armas de calibre automático", referiu Venediktova. 

O comunicado surge acompanhado de uma fotografia que mostra o carro onde estava Shefir e que está pejado de balas no lado do motorista. 

As autoridades ucranianas já abriram uma investigação por suspeita de tentativa de homicídio.

Serhiy Shefir é um conselheiro de longa data de Volodymyr Zelensky e é considerado o seu confidente mais próximo. Atualmente, o presidente ucraniano encontra-se em Nova Iorque na Assembleia Geral das Nações Unidas. 

Outro conselheiro de Zelensky, Mykhailo Podolyak, disse que esta tentativa de assassinato pode estar relacionada com a luta do presidente contra os oligarcas e contra a corrupção no país. 

"Esta agressão aberta, deliberada e extremamente violenta com armas automáticas não pode ser considerada de outra forma que não uma tentativa de homicídio de um elemento chave da equipa (...) Enfatizamos que a política do presidente com o objetivo de transformar o estado vai manter-se inalterada", frisou Podolyak em declarações à Reuters, tendo prometido medidas mais duras contra os oligarcas. 

Esta semana, o parlamento ucraniano vai debater uma lei presidencial que pretende reduzir a influência dos oligarcas no país. 

[Notícia atualizada às 11h10]

Leia Também: AO MINUTO: Norte já vacinou 85%; Ministro da Saúde do Brasil infetado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório