Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Internamentos, Rt e incidência desceram nas últimas horas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Internamentos, Rt e incidência desceram nas últimas horas
Notícias ao Minuto

08:20 - 03/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Portugal reportou, no último dia, mais 1.822 infeções e mais seis mortes. Nesta fase, o país já conta com mais de 83% da população vacinada com uma dose e mais de 73% com as duas doses da vacina contra a Covid-19.

A propósito, Miguel Albuquerque criticou ontem as "indecisões" da DGS na tomada de decisões no que toca à administração de uma terceira dose. "O que temos seguido até agora [na Madeira] tem sido o processo de Israel, que neste momento já está a administrar a terceira dose a grande parte da população, e não vamos ficar à espera das indecisões e ziguezagues da DGS", assegurou. 

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h38 - Termina aqui este registo sobre os mais recentes desenvolvimentos da pandemia. Pode continuar a acompanhar-nos neste novo registo

14h45 - Portugal tem 33 concelhos com incidência superior a 480 casos por 100 mil habitantes. Saiba como está a situação no seu concelho aqui.

14h34 - Estados Unidos. Um agrupamento escolar no Texas encerrou cinco das suas escolas temporariamente desde terça-feira depois de dois professores terem morrido com Covid-19. Natalia Chansler, 41, professora de estudos sociais, morreu no sábado, dias depois de David McCormick, de 59 anos, não ter resistido à infeção, conta a Associated Press

14h05 - Acaba de ser divulgado o relatório epidemiológico da DGS e que dá conta de 1.822 novos casos e mais seis óbitos (dois na região de Lisboa, três no Centro e um no Norte).

Os internamentos voltaram a descer nas últimas horas, estando, neste momento, 681 doentes hospitalizados (menos 14 do que ontem), dos quais 136 (menos quatro) em unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Hoje, e como sucede habitualmente às segunda, quartas e sextas, a DGS atualizou a matriz de risco. Depois de uma ligeira subida a meio da semana, a incidência voltou a descer a nível nacional (295,5 casos por 100 mil habitantes - era de 303,5 casos na quarta-feira) e no continente (302,6 casos por 100 mil habitantes - era de 310,2 casos). Destaque ainda para uma descida do Índice de Transmissibilidade (Rt) que é agora de 0,96 a nível nacional e 0,97 no continente.

Notícias ao Minuto Eis a matriz de risco ao dia 3 de setembro© DGS  

13h08-  A pandemia fez pelo menos 4.539.397 mortos em todo o mundo desde que a doença foi detetada na República Popular da China, em dezembro de 2019, segundo um balanço da AFP.  Desde então, mais de 218.966.150 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados.

12h07 - Portugal, recorde-se, atingiu no início desta semana, dia 30 de agosto, o marco dos 17 milhões de testes de diagnóstico à Covid-19 realizados desde o início da pandemia, informou o Governo.

12h00 - O Governo vai gastar mais de 11 milhões de euros em testes rápidos de antigénio nas escolas, de acordo com a resolução do Conselho de Ministros. O diploma autoriza a "DGEstE a realizar a despesa com a aquisição de serviços de realização de testes rápidos de antigénio, com recurso ao procedimento de ajuste direto, atenta a manifesta urgência, até ao montante global de 11.150.080 euros", pode ler-se.

11h45 - Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, criticaram hoje a "politização" das vacinas contra a covid-19 e a origem do novo coronavírus, apelando à cooperação na luta contra a pandemia.

10h30 - Cabo Verde aplicou até julho cerca de 46% dos quase 39 milhões de euros que prevê gastar em 2021 nos vários projetos de resposta à pandemia de Covid-19, segundo dados do Governo.

9h40 - A Covid-19 não é uma doença respiratória? Um novo estudo afirma que a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, é uma condição vascular e não uma patologia pulmonar, como é frequentemente assumido.

9h25 - A UE e a AstraZeneca chegaram hoje a um acordo que garantirá a entrega das  200 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 acordadas com Bruxelas em agosto de 2020. O acordo de hoje põe fim ao processo judicial que estava pendente no tribunal, anunciou esta sexta-feira a Comissão Europeia através de um comunicado.  

"Embora esta semana tenhamos alcançado a importante marca de 70% da vacinação total da população adulta da UE, há diferenças significativas nas taxas de vacinação entre os Estados-Membros e a disponibilidade contínua de vacinas, incluindo as da AstraZeneca, continuam a ser cruciais", assinalou a comissária europeia da Saúde Stella Kyriakides. Além disso, acrescentou, em prole da cooperação e solidariedade global, "continuaremos a ajudar o resto do mundo", sendo objetivo da UE disponibilizar, pelo menos, 200 milhões de doses aos países mais pobres, até ao final do ano. 

9h20 - A Austrália garantiu 4 milhões de doses de vacinas da Pfizer num acordo de troca com a Grã-Bretanha, anunciou o primeiro-ministro Scott Morrison. 

8h00- A China anunciou hoje que foram diagnosticados 28 casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior, indicando que o país conseguiu efetivamente controlar surtos recentes, ocorridos em diferentes regiões.

7h55 - Terceira dose? O presidente do Governo da Madeira criticou ontem as "indecisões" e os "ziguezagues" da Direção-Geral da Saúde (DGS) na tomada de decisões relativamente ao processo de administração das vacinas contra a Covid-19. "O que temos seguido até agora [na Madeira] tem sido o processo de Israel, que neste momento já está a administrar a terceira dose a grande parte da população, e não vamos ficar à espera das indecisões e ziguezagues da DGS", disse. 

7h50 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que 42 dos 54 países africanos poderão não conseguir vacinar contra a Covid-19 os 10% da população mais vulnerável até ao fim de setembro. Com menos de um mês pela frente, este objetivo que se aproxima deve concentrar as mentes em África e a nível global. O açambarcamento de vacinas atrasou África e precisamos urgentemente de mais vacinas, mas à medida que mais doses chegam, os países africanos têm de fazer planos precisos para vacinar rapidamente os milhões de pessoas que ainda enfrentam a grave ameaça da Covid-19", disse a diretora-regional da OMS para África, Matshidiso Moeti, citada num comunicado.

7h45 - O antigo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, defende que o país precisa de "mudar o foco" na forma como encara a pandemia.

"Precisamos, todos, de retomar as nossas vidas.  As crianças e os jovens têm de voltar ao seu percurso educativo e a normalidade da relação livre entre todos. As empresas precisam de criar valor para gerar emprego e desenvolvimento. Neste momento, devemos centrar as nossas preocupações na vida de todos os dias. A ciência está a fazer o seu caminho. Pouco adiantará prolongar o medo, cultivar o alarmismo ou persistir nos piores cenários. A melhor forma de nos ajudarmos e de ajudar o país será a rejeição do catastrofismo, das meias ou das falsas verdades sejam elas utilizadas num sentido ou noutro", manifestou o antecessor de Marta Temido, numa publicação feita no Facebook. 

7h40 - Os Açores deixaram ontem de figurar como 'alto risco' para Covid-19 nos mapas do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), que auxiliam decisões sobre viagens na União Europeia, continuando o resto do país no 'vermelho'.

07h25-   Vacinas continuam a salvar vidas. A variante Delta do coronavírus já é dominante em muitos países, e as estatísticas estão a começar a mostrar sinais de que as vacinas estão a perder alguma eficácia, no que à infeção diz respeito, após oito meses ou mais. No entanto, continuam a prevenir a Covid-19 severa e a morte, reforçam os dados mais recentes. Assim, quem foi vacinado em janeiro tem maior risco de ser infetado do que quem foi inoculado em março, por exemplo. Seja como for, os imunizados têm 29 vezes menos risco de hospitalização do que quem ainda não foi inoculado, sublinha um estudo do CDC. 

07h15 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 14.251 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 45 mortes relacionadas com a Covid-19, de acordo com os dados atualizados pelo Instituto o Robert Koch esta sexta-feira.  

07h00- Bom dia! Iniciamos novo acompanhamento AO MINUTO do desenrolar dos desenvolvimentos relacionados com a pandemia no país e no mundo. Recorde as incidências do dia anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Draghi chama "cobardes" a antivacinas; 764 óbitos no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório