Meteorologia

  • 26 JANEIRO 2022
Tempo
13º
MIN 7º MÁX 15º

Edição

Vídeo mostra talibãs a entrar em aeroporto logo após saída de americanos

O último avião C-17 norte-americano descolou na segunda-feira do aeroporto de Cabul, às 20h29 de Lisboa.

Os talibãs asseguraram, logo às primeiras horas da madrugada desta terça-feira, o controlo total do aeroporto internacional de Cabul, depois do último avião norte-americano ter descolado, marcando o fim da guerra mais longa dos Estados Unidos.

Um jornalista correspondente do Los Angeles Times filmou o momento em que os soldados talibãs entraram no aeroporto, usando uniformes e equipamento norte-americanos.

"Combatentes talibãs entram no local que minutos antes era a parte controlada pelos americanos do aeroporto de Cabul", escreveu, na legenda do vídeo, que marca "o fim de guerra de 20 anos com o Afeganistão", país que invadiram há 20 anos, logo após terem sofrido os ataques terroristas de 11 de Setembro.

Outros vídeos mostram os combatentes a entrar em hangares e a inspecionar equipamento e helicópteros militares deixados para trás pelas tropas norte-americanas.

Por volta das 00h00 de terça-feira (hora de Cabul, menos 3h30 em Lisboa), os combatentes do grupo extremista islâmico viram os últimos aviões dos EUA a desaparecerem no céu e dispararam tiros para o ar, celebrando a vitória.

O último avião C-17 norte-americano descolou na segunda-feira do aeroporto de Cabul, às 20h29 de Lisboa, segundo o Pentágono.

Leia Também: Talibãs celebraram a saída dos americanos com salva de tiros

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório