Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Prolongado confinamento na segunda maior cidade da Austrália

Melbourne, a segunda maior cidade da Austrália, vai ficar sob um confinamento prolongado, anunciaram hoje as autoridades, que estão a tentar conter um surto da variante delta do novo coronavírus.

Covid-19: Prolongado confinamento na segunda maior cidade da Austrália
Notícias ao Minuto

06:45 - 29/08/21 por Lusa

Mundo Pandemia

Sob confinamento há um mês, numa medida que afeta sete milhões de pessoas, as autoridades de Melbourne, no estado de Vitória (sudeste), tinham previsto o regresso à normalidade em 02 de setembro.

O primeiro-ministro do estado, Dan Andrews, disse que devido a um número crescente de novos casos de covid-19, 92 nas últimas 24 horas, o levantamento deixou de ser uma opção.

Este é o sexto confinamento na cidade desde que a pandemia da covid-19 começou. Os residentes estão também sujeitos ao recolher obrigatório e a um número limitado de autorizações de saída.

"Ainda temos demasiados casos na população e durante demasiado tempo para nos abrirmos e devolvermos... aquelas liberdades que prezamos e que todos desejamos recuperar", disse Andrews.

O governante não adiantou qualquer data para o fim das restrições e indicou que estavam a ser consideradas "todas as opções".

Entretanto, o estado vizinho de Nova Gales do Sul, que inclui a cidade mais populosa da Austrália, Sydney, registou 1.218 novos casos no domingo, o número mais elevado desde que a pandemia começou.

No total, foram registados quase 19 mil casos no estado, com oito milhões de habitantes, desde de meados de junho, quando começou o surto da variante delta.

As taxas de vacinação na Nova Gales do Sul estão a aumentar acentuadamente, com as autoridades a estimar que 70% da população adulta estará totalmente vacinada até outubro.

O Governo australiano estabeleceu que a reabertura do país poderá avançar quando entre 70% a 80% da população em cada estado e território estiver vacinada.

Desde o início da pandemia, a Austrália já registou mais de 51 mil casos da covid-19 e quase mil óbitos numa população de 25 milhões de habitantes.

A covid-19 provocou pelo menos 4.472.486 mortes em todo o mundo, entre mais de 214,5 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.711 pessoas e foram contabilizados 1.033.165 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Leia Também: Covid-19: China soma 33 casos "importados"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório