Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

AO MINUTO: Incidência desceu. "Tendência estável a nível nacional"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Incidência desceu. "Tendência estável a nível nacional"
Notícias ao Minuto

08:26 - 20/08/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O coordenador da Task Force, Gouveia e Melo, assumiu ontem que as férias tiveram impacto na vacinação, mas que "a previsão" é atingirmos os 85% da população inoculada "entre a terceira e a quarta semana de setembro".

Anteriormente, Marta Temido tinha adiantado que o fim do uso obrigatório de máscara, previsto para quando Portugal atingisse 70% da população vacinada contra a Covid-19 - meta já alcançada e anunciada ontem -, estava dependente da apreciação do Parlamento, mas, afinal, pode ser decidida no Conselho de Ministros extraordinário que foi marcado para esta sexta-feira.

Em cima da mesa deste Conselho de Ministros poderá estar a antecipação da segunda fase do desconfinamento, tendo em conta a percentagem de população já vacinada. A conferência de imprensa após a reunião está prevista para as 15h30.

Segundo os dados mais recentes, Portugal registou, nas últimas 24 horas, 19 mortes e 2.507 novos casos de infeção por Covid-19.  No total, o país soma 17.622 óbitos e 1.014.632 infetados.  

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

16h00 - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos através deste link.

15h48 - Termas de Monfortinho encerram 10 dias após testagem detetar infetados
 
A administração das Termas de Monfortinho, em Idanha-a-Nova, decidiu encerrar o complexo termal durante 10 dias, após o surgimento de casos positivos de covid-19 numa testagem preventiva. O complexo termal, que tinha encerrado em novembro de 2020, devido à pandemia da covid-19 e, sobretudo, para proteger trabalhadores e clientes, reabriu ao público no dia 17 de maio de 2021, após autorização governamental e a realização de um conjunto de análises.

15h17 - DGS prevê risco de reinfeção de 0,5% a 0,7% em seis meses

Há mais portugueses a ter covid durante o suposto período de imunidade de seis meses. As reinfeções são transversais e nem os mais jovens escapam a um segundo contágio. Ao Expresso, a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou o revés, sem o quantificar, revelando que o risco de reinfeção estimado é de 0,5% a 0,7% entre a população que já teve a doença. Médicos e responsáveis de laboratórios dizem estar a assistir a vários casos de segundas infeções e que, à partida, tendem a ser mais comuns entre quem teve uma primeira infeção assintomática. 

A DGS referiu ainda ao jornal que os portadores de certificado de vacinação ou de recuperação têm de testar-se e de cumprir 14 dias de quarentena sempre que tenham contacto próximo com alguém positivo.

14h25 - Portugal soma mais nove mortes e 2.507 novos casos de Covid. Rt mantém
 
Portugal contabiliza, esta sexta-feira, mais nove mortos e 2.507 casos associados à Covid-19, revela o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, o país soma 17.622 óbitos e 1.014.632 infetados.  

Quanto à matriz de risco, atualizada esta sexta-feira, a incidência desceu ligeiramente - há agora 312,3 casos no território nacional e 316,6 no Continente por 100 mil habitantes (anteriormente era 314,6 e 319,0, respetivamente) e o Rt, índice de transmissibilidade, mantém-se (0,98).  Notícias ao Minuto Matriz de risco a 20 de agosto © DGS

14h21 - Covid em Portugal com intensidade (e mortalidade) elevada mas estável

A análise dos indicadores epidemiológicos da última semana mostra que, em Portugal, há uma "atividade epidémica de elevada intensidade com tendência estável a nível nacional", revela, esta sexta-feira, o relatório das Linhas Vermelhas. O boletim, divulgado semanalmente pela DGS e pelo INSA, ressalva, porém, que esta atividade epidémica tem "provável tendência crescente nas regiões Alentejo e Algarve e no grupo etário dos 10 aos 29 anos". 

14h11 - Fundação Oriente dá material médico ao Hospital Universitário de Goa
 
A Fundação Oriente anunciou hoje uma doação de material médico ao Hospital Universitário de Goa para ajudar a combater os efeitos da pandemia de covid-19 através da requalificação de algumas unidades hospitalares.

14h02 - Primeiro-ministro de Cabo Verde quer 85% de população vacinada este ano
 
O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, reafirmou hoje a meta de ultrapassar 70% de população vacinada contra a covid-19 até setembro, para aumentar ainda mais a fasquia e imunizar 85% de adultos ainda este ano.

13h57 - Açores com 25 novos casos e 72 recuperações
 
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 25 novos casos de covid-19 e 72 recuperações, existindo 407 casos ativos no arquipélago, releva o boletim diário da Autoridade Regional de Saúde. Dos novos casos, 23 foram diagnosticados em São Miguel e dois na Terceira, na sequência de 1.249 análises realizadas.

13h28 - Tratamento da AstraZeneca com eficácia de 77% na prevenção da Covid-19
 
A farmacêutica britânica AstraZeneca anunciou hoje que o tratamento experimental que está a desenvolver para a prevenção da covid-19 reduz em 77% o risco de desenvolver uma forma sintomática da doença em pacientes frágeis. Em ensaios anteriores, o novo tratamento com anticorpos não se revelou eficaz em pessoas expostas ao vírus, mas os resultados mais recentes demonstram que ao administrar o fármaco antes de haver contacto com o vírus, os resultados são encorajadores.

13h03 - Comportamento de jovens no Porto Santo é "inqualificável"
 
O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo considera que a atitude de alguns jovens de férias na ilha, relativamente às regras de prevenção da pandemia, é "inqualificável" e contribuiu para um aumento de casos de covid-19 naquele território. Os mais recentes dados, divulgados quinta-feira pela Direção Regional de Saúde (DRS), indicam que no Porto Santo estavam diagnosticados 81 casos ativos de covid-19.

13h01 - UE mobiliza financiamento humanitário adicional de 41 milhões
 
A União Europeia (UE) anunciou hoje a mobilização de 41 milhões de euros para ajudar países de baixo e médio rendimento a enfrentar a crise gerada pela pandemia de covid-19, numa altura de "desequilíbrio na entrega de vacinas". Bruxelas especifica que, "para ajudar os países da América Latina e das Caraíbas, do Médio Oriente e da Ásia a enfrentarem as consequências da pandemia, a UE atribuiu 31 milhões de euros para, entre outros, assistência sanitária às populações vulneráveis, apoio à gestão dos casos de covid-19 e para a construção de resiliência nos sistemas de saúde locais, tendo em vista futuros surtos".

12h42 - Caso do Queimódromo no Porto é exemplo de "falta de liderança" de Moreira
 
O candidato do PSD ao Porto Vladimiro Feliz considerou hoje que a suspensão da vacinação no Queimódromo é mais um exemplo da "falta de liderança" de Rui Moreira, acusando o autarca de lançar foguetes, mas deixar as canas para os parceiros. "O atual presidente de câmara [e candidato independente nas eleições autárquicas de setembro] esteve no lançamento dos foguetes, mas quando foi para apanhar as canas deixou isso com os restantes parceiros do projeto. O que inspira muito pouca confiança a quem quer implementar projetos no Porto, no futuro", acusou.

12h24 - Mais de 27 mil ações nas praias e perto de 90 multas aplicadas
 
A autoridade marítima realizou mais de 27 mil ações de sensibilização nas praias portuguesas nos últimos três meses, aplicando perto de 90 autos de notícias por incumprimento das regras relativas às zonas balneares estabelecidas pelo Governo em contexto de pandemia.

12h21 - Pandemia já matou 4,4 milhões de pessoas no mundo
 
A pandemia de Covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.401.486 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais. Mais de 209.862.720 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

12h13 - Maior cidade do Vietname anuncia confinamento e chama tropas

O Vietname vai enviar tropas para a cidade de Ho Chi Minh e proibir os residentes de deixarem as suas casas, anunciaram as autoridades, esta sexta-feira. A maior cidade do país está a adotar medidas drásticas para diminuir o crescimento do número de mortes causadas pelo novo coronavírus. A decisão foi tomada mediante um pico de óbitos e infeções no país, apesar de várias semanas de restrições impostas às cerca de 9 milhões de pessoas que residem no hub empresarial.

11h19 - Projeto-piloto promove testagem voluntária no setor da construção

A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) vai promover rastreios à Covid-19 em cerca de 600 estaleiros da região Norte para mitigar o contágio num setor caracterizado por uma grande mobilidade dos trabalhadores.

11h11 - Moderna com maior risco de miocardite em jovens adultos? EUA analisam

As autoridades de saúde americanas estão a investigar casos que apontam que a vacina Covid-19 da Moderna pode estar associada a um maior risco de jovens adultos desenvolverem uma rara doença cardíaca. Num relatório a que o Washington Post teve acesso, na quinta-feira, uma fonte defende que é muito cedo para os reguladores chegarem a uma conclusão sobre o tema, sendo necessário trabalho adicional antes de ser feita qualquer recomendação em relação ao imunizante. 

10h39 - Alívio? "Estamos em fase de transição para normalizarmos a nossa vida".

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde considera que a reunião de Conselho de Ministros extraordinária que decorre esta sexta-feira "é um bom indicador" e que daí poderá resultar uma antecipação do alívio das medidas de contenção da pandemia. "Estamos numa fase de transição e é esse o objetivo, fazermos essa transição para normalizarmos a nossa vida. E sim claro, há um conjunto de medidas que todos conhecem, que tem a ver com lotações em restaurantes, em espaços fechados, com transportes públicos, (...) que poderão ser antecipadas", antevê António Lacerda Sales, em entrevista à TVI24. 

10h26 - Cerca de um quarto dos adolescentes vão ser vacinados no fim de semana

Cerca de um quarto dos jovens entre os 12 e 15 anos vão ser vacinados contra a Covid-19 durante o fim de semana, o primeiro de dois dedicados a esta faixa etária. No próximo fim de semana, a vacinação vai voltar a centrar-se nos jovens, desta vez entre os 12 e os 15 anos, e para os dois dias foram realizados cerca de 110 mil agendamentos, segundo a 'task-force' responsável pelo processo. Assim, no sábado e no domingo deverão ser vacinados um quarto do total de jovens nesta faixa etária (cerca de 400 mil), logo no primeiro de dois fins de semana que lhes vão estar dedicados.
  

10h08 - Timor-Leste regista nova morte e 267 novos casos
 
Timor-Leste registou hoje mais uma morte de uma pessoa infetada com o SARS-CoV-2, o 16.º óbito desde o princípio de agosto que se tornou já o mês mais mortífero desde o início da pandemia de Covid-19. A vítima mortal de hoje, que aumentou o total desde o início da pandemia para 42, foi uma mulher de 50 anos, com história de cancro na mama, metáteses nos pulmões e anemia grave e que foi admitida no hospital no dia 07 de agosto.

10h00 - África com mais 914 mortes e mais de 40 mil casos em 24 horas
 
África registou hoje mais 40.534 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total para 7.429318, que resultaram em mais 914 óbitos, para 187.281 mortes, segundo os dados oficiais mais recentes. De acordo com o boletim do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) emitido esta manhã, a África Austral continua a ser a região mais afetada, com 3.545.897 infetados e 98.148 mortes associadas à Covid-19.

09h43 - As medidas de desconfinamento que o Governo pode antecipar

O Conselho de Ministros reúne-se hoje para avaliar a antecipação da nova fase de alívio das restrições, inicialmente prevista para o dia 5 de setembro. Isso passou a ser uma possibilidade depois de ter sido atingida a meta de 70% da população vacinada a 18 de agosto.

Segundo avança o Expresso, em causa está o seguinte:

  • Restaurantes, cafés e pastelarias passam ter limite máximo de oito pessoas por grupo no interior e 15 pessoas por grupo em esplanadas;
  • Serviços públicos sem marcação prévia;
  • Espetáculos culturais com 75% de lotação;
  • Eventos (nomeadamente casamentos e batizados) passam a ter limite máximo de 75% da lotação.

08h42 - Portugal vai doar meio milhão de vacinas a Angola
 
Portugal vai doar meio milhão de vacinas a Angola no âmbito do combate à Covid-19, até ao final deste ano, anunciaram responsáveis dos dois países. A informação foi confirmada na quinta-feira à noite no Aeroporto Internacional 4 de fevereiro, em Luanda, durante a entrega da segunda remessa de vacinas doadas por Portugal no âmbito da cooperação com Angola, composta por 134 mil doses de AstraZeneca, além de seringas, agulhas e outros materiais.  

08h27 - Alemanha regista mais 9.280 casos e entra na quarta vaga 

A Alemanha registou, esta sexta-feira, mais 9.280 novos casos de Covid-19 e 13 mortes, segundo o boletim epidemiológico do Instituto Robert Koch (RKI). O país passa a totalizar, desde o início da pandemia, 3.853.055 contágios e 91.956 mortes.  A incidência a sete dias é agora de 48,8. Um relatório do RKI resumiu que: "mostra claramente o início da quarta vaga, que está a ganhar velocidade, especialmente devido a infeções entre a população jovem adulta".

07h41 - China deteta 33 novos casos, quatro por contágio local

A China identificou 33 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, quatro dos quais por contágio local, diagnosticados em duas províncias diferentes, indicou a Comissão de Saúde do país asiático. O país somou 94.579 casos e 4.636 mortos desde o início da pandemia.

07h38 - Nova Zelândia alarga confinamento a todo o país até 24 de agosto

A Nova Zelândia alargou hoje o confinamento a todo o país, até 24 de agosto, para travar um novo surto de Covid-19, detetado esta semana na cidade de Auckland, anunciou a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern. Na terça-feira, as autoridades neozelandesas já tinham decretado o confinamento durante sete dias em Auckland e na península de Coromandel, e por três dias no resto do país, depois de ter sido detetado um caso local de Covid-19 naquela cidade, o primeiro em seis meses.

07h25 -  Israel vai dar terceira dose da vacina a maiores de 40 anos

Israel decidiu baixar para os 40 anos a idade mínima para a toma da terceira dose da vacina contra a Covid-19, a fim de combater o aumento das infeções ligadas à variante delta, anunciou o ministro da Saúde. A administração de uma terceira dose da vacina a israelitas com pelo menos 40 anos de idade deverá começar no próximo domingo. "Temos vacinas para todos e agora as pessoas com mais de 40 anos podem receber uma 3ª dose", disse Nitzan Horowitz, quinta-feira na sua conta na rede social Twitter.

07h17 - Prevaleceram "interesses nacionais" na reposta da UE na primeira vaga
 
A União Europeia (UE) não conseguiu dar uma resposta coordenada na primeira vaga da pandemia, segundo a avaliação de especialistas em saúde pública que consideraram que, nessa fase, prevaleceram os interesses nacionais dos Estados-membros. As conclusões são de um estudo que foi hoje publicado na 'Frontiers in Public Health', em que foram ouvidas as opiniões de 18 especialistas europeus em saúde pública sobre a resposta da UE durante a primeira vaga da pandemia.

07h08 - Sydney prolonga confinamento por um mês e impõe uso de máscara na rua
 
As autoridades australianas prolongaram hoje por um mês o confinamento em Sydney, a cidade mais populosa do país, com recolher obrigatório e uso de máscaras nas ruas, devido ao aumento de casos de Covid-19. Apesar do longo confinamento em Sydney, decretado em 26 de junho, o novo surto com a variante Delta do vírus continua a espalhar-se.

07h00 - Bom dia! Iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o correspondente ao final do dia anterior através deste link.

Leia Também: AO MINUTO: 85% de vacinados em setembro; Queimódromo "necessário"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório