Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

São Tomé. Segunda volta das presidenciais realiza-se dia 5 de setembro

A segunda volta das eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe vai realizar-se em 5 de setembro, quase um mês depois da data inicialmente prevista, segundo uma "lei excecional" aprovada hoje pelo parlamento são-tomense.

São Tomé. Segunda volta das presidenciais realiza-se dia 5 de setembro
Notícias ao Minuto

14:28 - 17/08/21 por Lusa

Mundo São Tomé/Eleições

A lei foi aprovada com 28 votos, sendo 23 votos da bancada parlamentar do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP/PSD) e cinco da coligação PCD/MDFM/UDD - partidos que suportam o Governo de Jorge Bom Jesus.

Os votos contra vieram da bancada parlamentar da Ação Democrática Independente (ADI) - 23 votos - e de uma deputada do Movimento Independente de Caué, que defendiam que o escrutínio deveria realizar-se em 29 de agosto, conforme a proposta da Comissão Eleitoral Nacional.

Houve ainda uma abstenção de um deputado do ADI e vice-presidente da Assembleia Nacional, Levy Nazaré, sendo que dois deputados estiveram ausentes na sessão plenária.

A primeira volta realizou-se a 18 de julho, tendo passado à segunda volta os candidatos Carlos Vila Nova, apoiado pelo ADI, e Guilherme Posser da Costa, apoiado pelo MLSTP/PSD.

Segundo o calendário eleitoral inicial, a segunda volta estava prevista para 8 de agosto, mas o processo atrasou-se após um contencioso judicial na sequência de reclamações sobre os resultados da primeira volta por parte do terceiro classificado, e presidente do parlamento, Delfim Neves.

Leia Também: Presidente são-tomense hospitalizado de emergência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório